Entenda a importância de conhecer o perfil de cliente ideal do seu negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Toda empresa quer vender mais, aumentar o lucro e fidelizar o público-alvo. Até aí, nenhuma novidade! Mas o que se exige para chegar a esses objetivos? A resposta é simples: você deve conhecer a fundo o perfil do cliente ideal.

Afinal, quem deseja ter sucesso com sua audiência deve saber exatamente com quem está falando. Por isso, o primeiro passo para agradar o seu consumidor, é saber exatamente quem ele é, entender o que ele espera do seu negócio e descobrir como fisgar sua atenção. 

Dessa forma, tecnologias de inteligência comercial podem te ajudar nesse processo. Afinal, só em 2021, a estimativa é de que sejam criados 2.5 quintilhões de bytes de dados todos os dias, segundo o The Next Tech. E uma grande fatia desses conteúdos representam informações estratégicas sobre sua segmentação de público.

Portanto, quer saber como descobrir o perfil de cliente ideal e otimizar os processos de vendas do seu negócio? Leia até o fim para entender melhor!

Por que você deve conhecer seu perfil de cliente ideal? 

Imagine que você quer agradar o maior número de pessoas possível com o mesmo presente. O que você poderia oferecer? Uma seleção de bons vinhos? Chocolates? Quem sabe uma viagem de férias na praia, por exemplo?

A verdade é que não existe um presente ou fórmula mágica para agradar a todos. Isso serve para a vida e para os negócios

Dessa forma, tendo em vista o cotidiano corporativo, agradar o público como um todo nunca será uma opção. Afinal, você deve focar suas ações em quem possui o perfil de cliente ideal para a companhia.

A principal vantagem de encontrar o seu público-alvo é que fica mais fácil direcionar esforços estratégicos em torno de um modelo específico de consumidor.

eBook - Guia de vendas b2b

Assim, a empresa evita desperdício de recursos e suas diversas áreas atuam em sinergia para a geração e a qualificação de leads, além de desenvolver ações comerciais mais assertivas e lucrativas.

Vale também salientar que quando o foco está na resolução de um problema específico dessa fatia de mercado, a marca consolida sua imagem como uma autoridade em seu segmento de atuação e melhora sua reputação.

E o melhor disso tudo é que os clientes tornam-se dispostos a pagar preços especiais para trabalhar com um especialista, porque sabem que ele possui conhecimento e experiência suficientes para solucionar suas demandas. 

Como conhecer o seu cliente ideal? 

Portanto, agora que você sabe exatamente o que define o perfil de cliente ideal, é hora de começar a trabalhar para alcançá-lo! Aqui estão os passos que você precisa seguir.

1 -  Conheça bem o seu produto ou serviço

O primeiro passo é ter entendimento concreto do seu próprio negócio. Por sua vez, isso não significa apenas conhecer os detalhes de suas finanças ou ter um discurso genérico de vendas. 

Mais importante ainda é ter uma perspectiva da sua empresa a partir do ponto de vista dos clientes. Algumas perguntas devem ser formuladas, por exemplo:

  • Quais problemas a companhia é capaz de resolver? ; 
  • Quais são os principais desafios para entregar o melhor atendimento? ;
  • Por que os consumidores escolhem seus serviços em vez do prestado pelos concorrentes?; 
  • O que o diferencia dos outros?; 
  • Quem realmente mais se beneficia com o seu produto ou serviço?

Em resumo, vá além da resposta de quem compra seu produto e se pergunte de verdade — como eu posso impactar positivamente essas pessoas com o que estou vendendo?

2 -  Determine seus objetivos estratégicos e analise o histórico de interações

Depois de fazer essa avaliação, é hora de determinar quais são as suas principais metas e fazer uma análise de dados diagnóstica para saber se seus principais KPIs e indicadores de vendas estão sendo cumpridos.

Métricas como NPS (net promoter score) ou retenção de clientes são importantes para a implementação de Customer Intelligence e, assim, colher feedbacks estratégicos para definir o público-alvo e fazer vendas mais assertivas.

Isso faz toda diferença para acompanhar, metrificar e coordenar as demandas dos clientes com os objetivos da empresa. Portanto, suas interações anteriores com seu público podem revelar insights valiosos sobre o perfil de cliente ideal da sua marca.

3 - Use ciência de dados para desenvolver o perfil de cliente ideal

Ferramentas sofisticadas de inteligência de dados são fundamentais para definir uma buyer persona. Isso é, uma figura abstrata que reúne todas as características principais do seu público-alvo.

Dessa forma, plataformas de analytics, por meio de tecnologias em Big Data, conseguem cruzar informações de diversas fontes para auxiliar as empresas a montar o perfil ideal do seu cliente. Essas características podem ser: 

  • dados demográficos básicos; 
  • faixa etária;
  • carreira profissional ou cargo;
  • perfil comportamento e padrões de comportamento colhidos por meio de interações. 

Portanto, quanto mais informações você tiver, mais rica será sua buyer persona e mais direcionadas e eficazes serão suas abordagens comerciais.

Assim, com o desenvolvimento do perfil de cliente ideal, as interações de marketing e as ofertas de serviços tendem a ser mais personalizadas e voltadas a melhorar consideravelmente a jornada de compra do consumidor.  

Portanto, esse monitoramento em tempo real permite a empresa estar sempre antenada em relação a qualquer mudança brusca nas tendências comerciais do seu público-alvo.

 A consequência, no fim das contas, é o aumento das vendas e da inteligência competitiva da organização.

Como implementar inteligência de dados para conhecer melhor o cliente?

Portanto, agora que você já sabe  como conhecer o cliente de forma aprofundada, vamos dar o próximo passo: investir numa plataforma de automação inteligente de dados.

Há empresas que podem te ajudar com uma ferramenta capaz de monitorar seu segmento de mercado, conhecer o perfil de cliente ideal e oferecer as melhores soluções estratégicas para a sua área Comercial.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados