Enriquecimento e higienização de dados: por que e como fazer isso na sua empresa?

Enriquecimento e higienização de base de dados: por que e como fazer isso na sua empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Antes de entrar nos conceitos de enriquecimento e higienização de base de dados, é interessante pensar nos desafios que os fazem ser tão importantes atualmente. Eles têm muito a ver com o excesso de informações com o qual empresas em todos os segmentos precisam lidar diariamente.

Tem-se notícia, por exemplo, de que 80% dos cientistas de dados passam a maior parte do tempo combinando informações irrelevantes ou desestruturadas antes que possam usá-las proveitosamente. Mais precisamente, eles gastam seis de cada dez horas de trabalho neste esforço diariamente, segundo pesquisa global da CrowdFlower.

Você já pensou no quanto isso prejudica a produtividade dos profissionais, sejam eles da área de TI ou de outros departamentos envolvidos com fluxos de dados? O que esse tempo perdido representa em termos financeiros?

Sim, é um desafio gigante e precisa ser debatido. Por isso, trazemos neste artigo uma explicação aprofundada dos conceitos de enriquecimento e higienização de base de dados.

Continue lendo para:

  • conhecer conceitualmente o que é enriquecer e higienizar bases de dados;
  • entender por que essas práticas são essenciais para as organizações atualmente;
  • ter dicas para aprimorar as bases de informações do seu negócio;
  • e muito mais!

 

O que é higienização de base de dados?

Houve um tempo em que faltavam dados. Hoje não mais; o problema agora é o excesso, especialmente quando, em estado bruto, eles são desencontrados ou descontextualizados e, por isso, considerados “sujos” e “pobres”.

Para se ter uma ideia, 71% dos executivos alegam poder garantir que apenas 50% das informações contidas em suas bases de dados são de fato precisas, conforme estudo global da Deloitte.

Ao mesmo tempo, todo o trabalho em torno de manejar grandes conjuntos desestruturados de ativos de informação é algo bastante desafiador. 

Um exemplo disso vem dos departamentos comerciais das organizações: estima-se que os vendedores gastam em média 20% do tempo buscando e analisando dados nas bases de dados corporativas — 400 horas anuais, segundo a McKinsey.

É aí que a abordagem da higienização de base de dados se torna fundamental. Ela, em rápida definição, é o processo de averiguar todos os dados em uma base e remover ou atualizar aqueles que estão incompletos, incorretos, mal formatados, duplicados ou são irrelevantes

Também chamada de limpeza de base de dados, essa estratégia envolve ainda o rejuvenescimento de dados antigos. Isso considerando que, como se diz no jargão dos profissionais da área, “dados envelhecem como peixes, nunca como vinho”.

Por que é importante higienizar dados corporativos

Os dados estão quase sempre evoluindo devido a uma série de fatores, por isso, precisam ser atualizados. Por exemplo, as informações registradas no CRM se desatualizam quando os contatos comerciais mudam de endereço

Ao depurar suas bases de dados, as empresas garantem que seus planos de ação estão sendo guiados por informações que traduzem a realidade. Da mesma forma, têm a certeza de que as decisões orientadas por relatórios analíticos não trarão surpresas desagradáveis.

Outras razões práticas que demonstram a importância da higienização de bases de dados são:

  • estabelecer confiança nos dados de agora e do futuro;
  • potencializar os resultados, eliminando tarefas manuais de organização e processamento dos dados;
  • reduzir erros de estimativa ou interpretação de cenários (problemas em processos, indicadores financeiros, mapeamento de concorrência, etc);
  • garantir uma gestão inteligente guiada por dados seguros, atualizados de fácil acessibilidade. 

Como higienizar base de dados

Confira, no quadro a seguir, um panorama geral das principais atividades empreendidas em processos de higienização de dados:

ETAPA

DEFINIÇÃO

EXEMPLO PRÁTICO

PRINCIPAL OBJETIVO 


Remoção de duplicados

Identificação e exclusão de registros repetidos.

Remoção de entradas repetidas.

Garantir a unicidade dos registros, evitando distorções analíticas. 


Preenchimento de valores ausentes

Inserção apropriada de dados faltantes.

Inserção de valores padrão a campos vazios.

Possibilitar consultas e análises em registros completos. 



Averiguação de correlações ou discrepâncias

Identificação e tratamento de valores discrepantes. 

Exclusão de valores de preços de produtos ou serviços não condizentes com as tabelas atuais.

Evitar que dados incoerentes ou errados distorçam análises estatísticas e modelos. 

 

O que é enriquecimento de base de dados?

Na esteira do desafio de lidar com o excesso de informações também surge o conceito de enriquecimento de dados. Ele diz respeito a um tipo de integração de dados, preenchendo os detalhes que faltam para, entre outras razões, ver um problema e sua solução mais claramente. 

Na prática, o enriquecimento é realizado anexando-se um ou mais conjuntos de informações a outros atributos e valores de diferentes coleções de dados

Sendo assim, o grande objetivo dessa estratégia é tornar os dados mais úteis e detalhados. Dessa forma, eles servem para, por exemplo, personalizar campanhas de marketing ou abordagens comerciais. 

Quais são os benefícios de enriquecer dados da empresa?

Normalmente, as companhias empregam o enriquecimento de dados para aumentar qualitativamente os conjuntos de informações que possuem. Com isso, conseguem melhorar a eficiência das conclusões que podem surgir a partir delas

Em linhas gerais, pode-se descrever assim os benefícios de enriquecer dados corporativos:

  • a prática pavimenta o caminho para uma coleta eficiente de dados valiosos — o exercício de enriquecimento torna a ação de separar o joio do trigo mais rotineira;
  • melhora a precisão das informações, à medida que há garantia de que elas estão sempre contextualizadas;
  • garante economia de tempo e dinheiro — não há mais necessidade de parar atividades essenciais para buscar informações mais aprofundadas, pois a base disponível é rica o suficiente;
  • facilita a conformidade com regras de mercado e legislações (a Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo).

Como enriquecer base de dados

Confira, no quadro a seguir, um panorama geral das principais atividades empreendidas em processos de enriquecimento de dados:

ETAPA

DEFINIÇÃO

EXEMPLO PRÁTICO

PRINCIPAL OBJETIVO 



Correção

Identificação e correção de erros e inconsistências.

Correção de erros de ortografia ou atualização de informações desatualizadas.

Garantir dados precisos e, portanto, confiáveis. 



Padronização

Estandardização do formato dos dados brutos coletados. 

Formatação de números de telefone, endereços ou datas de maneira adequada e cabível nos registros.

Tornar os dados fáceis de ler e entender.




Anexação

Adição de novas informações ou detalhes aos registros. Normalmente aproveitando fontes externas. 

Inserção de detalhes demográficos, históricos de compras ou atividades no site corporativo. 

Fornecer incrementos informacionais para ampliar a visão e facilitar a obtenção de insights. 

 

Qual a relação entre higienização e enriquecimento de dados?

É importante não confundir os conceitos de enriquecimento e higienização de base de dados. Confira as principais diferenças no quadro a seguir:

Também é importante saber que a linha entre essas duas abordagens está ficando mais tênue. Isso porque muitas ferramentas avançadas oferecem uma combinação de serviços de enriquecimento e higienização de base de dados.

Na prática, antes de enriquecer dados, sempre é preciso higienizar a base já existente. 

E mais: ambas as tarefas devem ser incorporadas como necessidades contínuas. Especialmente para lidar com a dinâmica de produção, captação, processamento e análise de dados cada vez mais frequente nas organizações. 

Logo, deve-se ter em mente que ao buscar uma aplicação ou um serviço, é preciso saber se a necessidade imediata é de enriquecimento ou de higienização de base de dados. Isso porque, dependendo da demanda, os fornecedores de tecnologia podem sugerir a melhor abordagem. 

Como aprimorar suas bases de dados com tecnologia

Por fim, é importante considerar que enriquecer e higienizar dados não são tarefas que devam ser realizadas manualmente. Pelo contrário, quanto mais automatizados forem esses processos, mais efetivos e proveitosos eles serão. 

A boa notícia é que já existem no mercado excelentes ferramentas de enriquecimento e higienização de bases de dados. As melhores são desenvolvidas sob o guarda-chuva da Inteligência Artificial (aprendizado de máquina, algoritmos de última geração etc.), e evoluem conforme a complexidade da era dos dados aumenta.

É o caso das soluções de Sales Intelligence, como a que a Cortex fornece hoje para as empresas mais bem-sucedidas comercialmente. Elas são úteis para lidar com grandes volumes de dados e obter insights específicos de negócios. Em outras palavras, ampliam a melhoria dos dados internos e também facilitam a incorporação de novas bases — combinando, incrementando e ampliando o valor informacional.  

Contudo, antes de adotar uma plataforma para esta finalidade é bom seguir algumas recomendações. São elas:

  • realizar melhorias na captação e no armazenamento dos dados (evitar o excesso de bancos de dados e a centralização deles, por exemplo);
  • sensibilizar as equipes para as práticas da higienização e enriquecimento — para que os usuários consigam verbalizar suas dificuldades com as bases de dados existentes;
  • ampliar as capacidades analíticas dos profissionais que tomam decisões a partir de dados — também neste caso, os feedbacks trazidos por eles são importantes;
  • analisar e tomar nota das principais dificuldades relacionadas aos conjuntos de dados que a empresa possui — levar isso mais ou menos detalhado ao fornecedor de tecnologia fará o projeto andar muito mais rapidamente.  

→ Certamente você já sabe da importância de considerar os dados de vendas na hora de fazer um planejamento estratégico. Ainda assim, te convidamos a ampliar suas perspectivas sobre o tema dando o play neste vídeo:

O que aprendemos sobre enriquecimento e higienização de dados? 

Estratégias de enriquecimento e higienização de dados são cada vez mais necessárias nas empresas que fazem gestão guiada por dados. Essa prática garante que as bases de dados sobre as quais as operações estão amparadas estejam sempre relevantes, ordenadas e ricas em conteúdo. 

Os processos de limpeza de dados ocorrem em bancos existentes; trata-se de consertar o que já está lá, organizar e otimizar para uso. Já o enriquecimento consiste em examinar o que já existe, encontrar as lacunas e adicionar informações, muitas vezes de fontes externas. 

Para se chegar a esse grau de domínio, é preciso investir em tecnologia específica. Especialmente plataformas de inteligência que permitem fazer o enriquecimento e higienização de dados de forma automatizada.




Artigos Relacionados