Quão importante é o estudo dos concorrentes para uma empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Independentemente do segmento da sua empresa, certamente existem outros negócios oferecendo um produto ou serviço semelhante ao seu. É a concorrência normal que existe no mercado.

Em qualquer mercado competitivo, mais ou menos acirrado, quanto mais informações e insights melhor. Um estudo que levante esse tipo de dados é essencial para obter uma vantagem sobre seus concorrentes.

Por que é importante conhecer a concorrência?

Saber o que a concorrência oferece não é suficiente, é preciso um estudo aprofundado.

A boa notícia é que isso está cada vez mais fácil. Com o advento de novos softwares e tecnologias, os profissionais de marketing e empresários têm a capacidade de saber mais sobre seus concorrentes.

Com essa avaliação promovida pelo estudo dos concorrentes, você pode entender e estabelecer o que torna seu produto ou serviço exclusivo e, portanto, quais atributos você precisa destacar para atrair seu público-alvo. Tudo isso, além de otimizar processos de marketing e vendas com base nessas informações.

Estudo dos concorrentes: o que é e como fazer?

Agora que falamos da necessidade de ficar atento à concorrência, resta saber como executar esse plano.

A resposta é elaborar um estudo dos concorrentes. Pode parecer óbvio, mas devemos ressaltar que ele é um planejamento elaborado e detalhado, com dados sobre seus competidores e com foco em gerar insights.

Para começar, seu estudo dos concorrentes deve responder a algumas perguntas importantes:

  • quem são seus concorrentes?
  • quais produtos ou serviços eles vendem?
  • qual é a participação de mercado de cada concorrente?
  • quais são as estratégias anteriores?
  • quais são suas estratégias atuais?
  • que tipo de mídia é usada para comercializar seus produtos ou serviços?
  • quais são os investimentos em mídia, as mensagens e formatos preferidos
  • quais são os pontos fortes e fracos de cada concorrente?

Com as respostas acima, descobertas e documentadas, você conseguirá traçar estratégias inteligentes.

Veja agora algumas dicas para elaborar seu estudo dos concorrentes.

Por onde começar

Uma maneira rápida e fácil de comparar o negócio com empresas similares do mercado é criar uma grade de concorrência.

No lado esquerdo de uma planilha ou até em um pedaço de papel, escreva os nomes de quatro ou cinco produtos/serviços que competem com os seus. Para gerar essa lista, pense no que seus clientes comprariam se não optassem pelo seu produto ou serviço no momento.

Na parte superior do documento, liste os principais recursos e características de cada produto ou serviço. Inclua itens como público-alvo, preço, tamanho, método de distribuição e extensão do serviço ao cliente.

Caso o seu negócio ofereça um serviço, especialmente, liste os possíveis compradores, onde ele está disponível, preço, site, pontos de contato como telefone, redes sociais e outros recursos relevantes. Uma olhada na grade da concorrência ajudará a entender onde seu produto se encaixa no mercado em geral.

Mas mais do que acompanhar essas informações básicas sobre os produtos e serviços da concorrência, o seu negócio precisa de dados com acuracidade em tempo real para tomar as melhores decisões.

Colete e analise dados constantemente

A coleta e a análise de dados estratégicos estão no centro de toda estratégia bem-sucedida do mercado atual.

Para analisar o seu posicionamento no mercado e vencer os concorrentes, dados serão fundamentais. Por isso, elabore estratégias que coletem informações sobre seus concorrentes, para se planejar e obter as vantagens necessárias na atração de novos consumidores.

As ferramentas para obter essa inteligência podem passar por pesquisas de mercado, estudos com os clientes da sua marca e da concorrência, e análises de mercado mais elaboradas.

Ela tem potencial para determinar onde você está posicionado e quais são as oportunidades no mercado para competir e vencer a concorrência, de forma justa.

Aqui, a ITB360 oferece soluções de captação e análise de informações para os mais diversos segmentos. Nossas ferramentas contam com mais de 17 mil fontes públicas de dados do mercado e  inteligência que ajudarão a superar os concorrentes. Confira aqui as soluções e veja como podemos ajudar você!


Artigos Relacionados