Entenda o que é RP e a importância da área para as empresas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Muitas pessoas acham que sabem o que é RP e sua importância no mundo corporativo, mas, na verdade, conhecem apenas superficialmente o escopo de atuação da área. Essa realidade precisa mudar, pois essa vertente da Comunicação está mais atual e relevante do que nunca.

Afinal, em tempos de transformação digital, a Comunicação Corporativa adquiriu uma nova configuração em que os dados e as redes sociais ganham cada vez mais protagonismo, e a gestão de reputação precisa ser acompanhada a todo momento. 

Nesse cenário, crises de imagem podem eclodir com uma rapidez muito maior se os profissionais de RP continuarem a apostar em técnicas e recursos defasados.

Não por acaso 76% dos profissionais de Relações Públicas apontam as ferramentas de data science e analytics como cada vez mais importantes para a prática da profissão, segundo informação da Sword and the Script.

Sabendo dessa necessidade de adaptação das Relações Públicas a uma nova era, veremos neste artigo não só o que é RP como a importância da área para as empresas e como ela vem se repaginando no cenário digital. Continue lendo para entender melhor!

O que é RP?

A sigla para Relações Públicas representa um ramo fundamental da Comunicação Empresarial que lida com a gestão de estratégias mutuamente benéficas entre a organização e o seu público-alvo.

Em outras palavras, a área cuida diretamente da gestão da reputação e imagem corporativa com ações voltadas para entidades capazes de orientar a opinião pública a favor ou contra a empresa.

Essas ações podem acontecer em várias frentes, por exemplo, por meio de:

  • eventos promocionais;
  • criação de conteúdo;
  • gerenciamento de crise;
  • premiações;
  • atividades filantrópicas;
  • divulgação em redes sociais ou mídias tradicionais (rádio, TV e jornal impresso).

Por meio desses pilares é que as Relações Públicas manobram os canais de comunicação disponíveis para difundir uma imagem positiva da empresa de acordo com sua missão e objetivos.

Mas, para ter o resultado desejado, é fundamental realizar um monitoramento de mídias para mensurar o grau de satisfação do público-alvo e dos funcionários com a marca. Assim, consegue-se ter em mãos os insumos suficientes para atuar com agilidade para se antecipar a possíveis crises. 

O que é RP digital? A importância das Relações Públicas na era dos dados

Em tempos de transformação digital, as empresas têm à disposição um grande volume de dados dispersos na internet que podem guiar processos de tomada de decisão estratégicas para diversos setores da organização. 

No ramo da Comunicação e Relações Públicas, não é diferente. Para se ter uma ideia, usuários do Twitter criam cerca de 500 mil tweets por minuto, segundo o International Live Stats. Dá para imaginar a quantidade de informações relevantes sobre clientes e possíveis prospects que é possível tirar desse montante?

Esse exemplo é importante para ilustrar a relevância das redes sociais nesse novo contexto da comunicação empresarial. Afinal, juntos com veículos tradicionais, esse tipo de canal passou a ser um terreno fértil para que as companhias acompanhem citações da marca em postagens.

Dessa forma, o monitoramento de mídias em tempo real torna-se fundamental para:

  • conhecer melhor o público-alvo;
  • realizar estratégias e campanhas de comunicação mais assertivas
  • difundir a melhor imagem possível da marca;
  • atrair mais clientes.

Continue lendo para entender como a RP Digital se adaptou ao novo mundo VUCA.

A importância das métricas de comunicação

Os profissionais de Relações Públicas precisam cada vez mais explorar os recursos tecnológicos  pela era dos dados

Afinal,as ferramentas de inteligência são um bom caminho rumo à a elaboração de um plano de comunicação eficaz  porque fornecem insumos e análise baseadas nas mais novas métricas e indicadores de comunicação, como: 

  • Valoração:  Essa métrica diz o quanto uma marca gastaria em publicidade para atingir a mesma quantidade de pessoas que as mídias espontâneas estão atingindo;
  • Share of Voice: É um indicador usado para mostrar a fatia correspondente às menções da sua marca (ou produto) em relação ao ambiente competitivo em que ela está inserida;
  • Classificação de sentimento e impacto das publicações: importante para diagnosticar se as estratégias de comunicação estão sendo bem sucedidas;
  • Índice de promoção da marca: Usado para reportar como anda a reputação de uma marca e para embasar ações que foquem na manutenção de uma imagem positiva;
  • Métricas de ROI em Comunicação: métricas que permitem avaliar o retorno do investimento feito na área.

Portanto, para entender o que é RP digital e como a área se adaptou à realidade dos novos tempos, é fundamental sublinhar o protagonismo da análise de dados e monitoramento de mídias para que seu negócio tenha acesso aos principais insumos estratégicos e atingir os melhores resultados.

Como implementar um plano de Relações Públicas com inteligência de dados?

Assinalado o que é RP e o novo papel da área no cenário digital, é fundamental que as empresas busquem investimento em ferramentas de inteligência de dados para ter uma comunicação integrada e voltada para as necessidades do seu público-alvo. 

Nessa missão, é importante ter uma ferramenta que possa ajudar sua empresa a monitorar mídias em tempo real e trazer insights valiosos para o desenvolvimento do plano assertivo e eficaz de relações públicas.

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog