7 relatórios de Comunicação que você realiza com a Cortex

7 relatórios de Comunicação que você realiza com a Cortex

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Os relatórios de Comunicação da Cortex tornam o dia a dia dos profissionais da área altamente orientado por dados. Além disso, facilitam a demonstração de resultados, inclusive em frentes aparentemente subjetivas — a reputação da marca, por exemplo.

Isso acontece, pois a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex abrange diversas frentes. Tais como exposição de marca, análise profunda de mídias, benchmarking competitivo, mensuração de retorno sobre o investimento (ROI) e muito mais. 

Para cada um desses âmbitos, comunicadores e analistas de Relações Públicas (RP) dispõem de dashboards inteligentes e dinâmicos. Eles nunca mais perdem tempo consolidando informações para elaborar reports; tudo é automatizado e disponível em poucos cliques.

Vamos entender isso em detalhes? Continue lendo para ver:

  • por que a solução da Cortex entrega as melhores condições para geração de relatórios comunicacionais;
  • quais benefícios você e seu time obtêm com essa plataforma;
  • quais são os relatórios que podem ser extraídos;
  • e muito mais!

Por que a plataforma da Cortex é excelente para gerar relatórios de Comunicação?

A plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex eleva o impacto e a visibilidade das áreas de Comunicação e RP. Ela permite um monitoramento quantitativo e qualitativo da contribuição dessas áreas para os indicadores estratégicos do negócio.

Com essa solução, a gestão de reputação se transforma em um eixo sob o qual todas as demais ações são alicerçadas. 

Invariavelmente, ao adotá-la, lideranças e profissionais colocam-se à frente da concorrência. Pois conseguem, por exemplo, acompanhar tendências de imprensa e opinião pública para perseguir e apresentar resultados concretos.

É interessante saber também que é comum os usuários da solução da Cortex relatarem que, com ela, conseguem construir relatórios que "falam a língua da alta gestão". 

Isso acontece porque eles passam a contar com:

  • dashboards dinâmicos que facilitam a visualização dos dados e a geração de reports que apoiam decisões ágeis e acertadas nos âmbitos operacionais, táticos e estratégicos;
  • alertas e avisos automáticos nos momentos certos, para que sejam iniciadas ações para reparação de problemas ou aproveitamento de oportunidades;
  • parametrização de indicadores e métricas que permitem análises comparativas dos resultados, inclusive em relação à concorrência;
  • dados e funcionalidades que ajudam a traçar planos de ação e, caso necessário, readequar o curso deles com agilidade e em tempo hábil.

Quais são os relatórios de Comunicação da Cortex que você pode aproveitar?

Confira, a seguir, um detalhamento de sete dos mais variados tipos de relatórios de Comunicação da Cortex.

1. Relatório de exposição da marca

Em poucos cliques, é possível montar um dashboard com a real dimensão de como a imprensa e as redes sociais estão falando da empresa. Tanto em termos quantitativos como qualitativos (teor das menções, impactos no legado reputacional da marca, entre outros). 

Além disso, o report pode ser enriquecido com a análise de como a concorrência está performando na mídia profissional e no debate coletivo online. Dessa forma, ele ganha uma dimensão ainda mais contextual, favorecendo a comprovação dos esforços do time. 

2. Relatório de benchmarking comunicacional

A solução da Cortex fornece parâmetros e informações atualizadas para visualizar com clareza o que concorrentes e pares da empresa estão fazendo em termos comunicacionais. 

Com isso, é bem rápido e prático estruturar relatórios que dão ainda mais amplitude analítica. Tanto para os times de Comunicação e Relações Públicas quanto para os boards executivos — interessados em conhecer o grau de competitividade do negócio em termos reputacionais. 

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

3. Relatório de monitoramento de tendências

Outro entre os vários tipos de relatórios de Comunicação da Cortex é o de tendências comunicacionais. Ele pode ser elaborado a partir dos insights da plataforma, que ampliam a previsibilidade ao demonstrar o que está — ou pode vir a estar — em alta na opinião pública. 

A solução decifra as movimentações da imprensa, dos líderes de opinião, influenciadores e demais agentes do debate coletivo. Na prática, ela funciona como um radar que facilita a antecipação de possíveis crises de imagem, mas também de oportunidades de diálogo com os públicos de interesse. 

4. Relatório de monitoramento de mídias (imprensa tradicional, redes sociais etc.)

O tradicional clipping de notícias não serve mais para a Comunicação, nem para os negócios de maneira geral. Ele agora deve ser um relatório bem mais amplo, focado em métricas e indicadores de desempenho que realmente tragam respostas, deem alertas ou forneçam insights.

Ao contar com a solução da Cortex, os profissionais podem alcançar este estado de arte, pois contam com ferramentas para monitorar mídias. Tanto as tradicionais quanto as novas — do jornal impresso aos portais de notícias, passando por jornalistas independentes, líderes de opinião e influenciadores digitais.

Logo, eles podem contar com mais um entre os diversos tipos de relatórios de Comunicação da Cortex. E ganham ainda mais capacidade analítica para consolidar seus departamentos como hubs de inteligência para o negócio. 

5. Relatório analítico de bolhas de informação 

Um dos grandes desafios para comunicadores e analistas de Relações Públicas é a movimentação das bolhas informacionais e ideológicas. Elas, em síntese, reúnem indivíduos que debatem e criam ecossistemas quase impenetráveis, alimentando certezas e deixando pouco espaço para o contraditório. 

Muitas vezes, as polêmicas nas quais companhias e segmentos inteiros do mercado são envolvidas nascem nessas bolhas. Logo, é preciso detectá-las e entendê-las da melhor forma possível. 

Com a solução da Cortex, os profissionais não apenas conseguem driblar os algoritmos para encontrar e analisar bolhas de informação e ideologia. Eles também conseguem obter insights acionáveis e, a partir disso, gerar reports completos.

6. Relatório de desempenho das ações

Ao reportar a performance de ações específicas, muitas vezes, Comunicação e RP encontram dificuldade de transformar os retornos em dados quantificáveis. 

Definitivamente, não precisa mais ser assim, pois a plataforma de Gestão de Comunicação e Reputação da Cortex disponibiliza recursos específicos para isso.

Não importa o tipo de ação ou evento, tudo pode ser mensurado com métricas e indicadores parametrizados sob medida. O que facilita na hora de fazer avaliações e extrair relatórios ricos, com contexto e objetividade. 

7. Relatório de retorno sobre os investimentos (ROI de Comunicação)

Por fim — e para fechar com chave de ouro — um dos relatórios de Comunicação da Cortex que mais impressionam é o de ROI. Ele garante que os gestores e profissionais da área possam demonstrar os resultados financeiros de seus esforços.

Tanto em termos de dinheiro gerado como de economia, a solução fornece parâmetros para visualizar e demonstrar claramente o que foi conseguido. Isso, como a grande maioria dos clientes da Cortex atesta, é um divisor de águas, pois mostra que Comunicação e RP podem entregar resultados tangíveis.   

Guia prático do ROI em Comunicação: monitore e mensure a contribuição da área para as estratégias do negócio - 3ª edição

Relatórios de Comunicação da Cortex: demonstrativos que falam a língua dos C-levels

Há tempos a Comunicação deixou de ser uma área de assessoria, assumindo um papel importante nas estratégias corporativas. Por isso, não pode mais gerar e apresentar relatórios pouco matemáticos ou com definições vagas. 

A boa notícia é que as empresas que já contam com a solução de Gestão de Comunicação e Reputação da Cortex não passam mais por isso. Elas disponibilizam aos seus times de comunicadores e analistas de Relações Públicas uma solução que eleva significativamente a inteligência de dados

Dessa forma, dispõe de recursos inovadores para dimensionar e demonstrar níveis de exposição da marca, movimentação da mídia, bolhas de informação, performance da concorrência. Além disso, nunca mais precisam se preocupar sobre como vão comprovar o ROI — dedicam tempo para aumentá-lo.

Você já conhecia os tipos de relatórios de Comunicação da Cortex?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 


Artigos Relacionados