Brand Awareness: saiba o que é e como melhorá-lo com dados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Brand awareness é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Ela serve ao objetivo de garantir uma maior notoriedade para a empresa, fazendo com que ela seja lembrada de maneira positiva e diferenciada pelo público e pelo mercado.

Afinal, pouco adianta uma empresa ser bastante conhecida, mas ter pouca credibilidade. Da mesma forma, a confiança dos clientes não é o suficiente quando falta um bom nível de conhecimento entre seu público-alvo ou não se ganha destaque em meio à concorrência.

Tanto é assim que mais de  90% dos consumidores se dizem mais propensos a comprar de marcas que “falam” diretamente com eles, conforme uma pesquisa da Accenture.

Quer entender em detalhes por que Brand Awareness é uma preocupação cada vez maior entre gestores de Marketing, Comunicação e Relações Públicas? Continue lendo!

Brand Awareness: o que é e por que importa

O inglês termo Brand Awareness pode ser livremente traduzido para “consciência de marca''. Ele se refere, primeiramente, à estratégia de levar consumidores a desenvolverem uma preferência instintiva por uma marca. Também é a métrica usada para medir se esse objetivo está sendo alcançado — assim mesmo, no gerúndio, pois trata-se de um trabalho contínuo.  

Na prática, uma empresa com bom Brand Awareness é aquela cuja marca é reconhecível e memorável para seus stakeholders. Ou seja, é sinônimo de confiança e, portanto, está em constante expansão mercadológica.

Tecnicamente falando, o brand awareness é uma subárea do Branding e pode ser visto com mais facilidade como a primeira etapa do funil de Marketing

Além disso, é um indicador qualitativo e quantitativo que interessa às áreas de Comunicação e Relações Públicas diretamente, mas também aos boards de negócios — uma vez que a reputação corporativa influencia nos resultados de vendas, por exemplo. 

Brand Awareness x Brand Equity: veja quais são as diferenças

Mas atenção, é importante não confundir Brand Awareness com Brand Equity, outra métrica que representa a força valorativa de uma marca perante os consumidores. 

Entenda as diferenças entre elas no quadro a seguir:

  Brand Awareness Brand Equity
Conceito

☑️ Consciência da marca. Como e quanto os stakeholders a reconhecem e se lembram dela.

 

✅ Equidade da marca. Seu valor agregado, percebido pelo consumidor alvo (inclusive quantitativamente).

 

Elementos-chave

 

☑️ Capacidade das pessoas recuperarem a marca em sua memória.
☑️ Capacidade das pessoas confirmarem a exposição anterior à marca quando ela é dada como uma dica (ainda que de maneira indireta).

 

✅ Percepção valorativa da marca (visual e conceitualmente).
✅ Experiência fornecida aos stakeholders.
✅ Opinião pública.

 

 

Como medir

 

☑️ Observação do volume de pesquisas no Google.
☑️ Taxas de engajamento nas redes sociais e em fóruns de discussão.
☑️ Pesquisas de “Top of Mind”, entre outras.

 

 

✅ Avaliação do conhecimento da marca e da confiança nela.
✅ Pesquisas qualitativas com clientes e o mercado em geral.
✅ Análise de métricas usadas na precificação (que podem revelar o valor percebido e, portanto, aceito pelos produtos e serviços).

 

Principais benefícios de melhorá-lo

☑️ Criação de associações positivas à empresa.
☑️ Certeza de que a empresa será considerada pelos potenciais clientes no momento da compra.
☑️ Manutenção da reputação — o que reverbera na mente do consumidor, mas também em todo o mercado.

 

✅ Possibilidade de praticar preços “premium”.
✅ Aumento da participação no mercado.
Fidelização de clientes.

 

 

Fonte: Noupe/2020.

eBook - Brand equity

Ações de Brand Awareness: 3 exemplos práticos

Para finalizar, selecionamos alguns exemplos práticos de ações que podem elevar o Brand Awareness da sua empresa. Veja a seguir!

1. Hashtags 

A presença de uma marca na arena dos debates virtuais pode ser ampliada (para o bem e para o mal) quando hashtags se popularizam. Por isso, muitos profissionais de Marketing e Comunicação têm lançado mão desse artifício para manter as empresas que representam em alta.

Isso pode ser feito de maneira direta, citando a marca logo após o # ou indireta, referenciando assuntos do setor/segmento. 

Um case global bastante conhecido é o da rede de hotéis Hyatt, que emplacou a tag #WorldOfHyatt por meio da qual seus clientes publicam relatos, fotos e vídeos sempre que visitam uma de suas unidades. 

2. Parcerias

Outra ação mais abrangente — e de médio a longo prazo — que vem sendo usada é firmar parcerias com empresas cuja reputação já está solidificada. Isso com o objetivo de elevar o Brand Awareness de uma marca menos conhecida. 

Por exemplo, os serviços locais de turismo complementam as ofertas das companhias aéreas, pois os turistas que desejam viajar precisam embarcar em uma aeronave (a menos que seja um cruzeiro ou uma viagem rodoviária, é claro). 

3. Conteúdo

Atualmente, é praticamente impossível uma empresa ter um bom Brand Awareness sem ser fornecedora de conteúdo online. E isso se deve às expectativas dos consumidores, que querem obter informação e diversão vindo de suas marcas preferidas (texto, imagem, vídeo, áudio, entre outros formatos).

Aplicar o Marketing de Conteúdo de maneira estratégica ajuda a posicionar a empresa nos mecanismos de buscas e também a responder a essa demanda. Do contrário, muito provavelmente a companhia vai perder relevância justamente por não ser lembrada como provedora de conhecimento.

[PR] Posicionamento da Marca com dados: use o Big Data para ações de Marketing e Comunicação

Resumindo

Quando falamos em Brand Awareness, estamos falando tanto de uma métrica abrangente (um meio de quantificar e qualificar quanto uma marca é reconhecida e respeitada) como de uma estratégia. 

Isso porque uma série de ações devem ser colocadas em prática para elevar esse indicador, cujo sucesso é percebido de maneiras tanto subjetiva quanto objetiva. 

Obviamente, é algo que se deve realizar estrategicamente. Ou seja, com objetivos bem definidos e de maneira interdisciplinar entre Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Do contrário, em vez de Brand Awareness, se estará aplicando táticas fragmentadas e, portanto, não se alcançará resultados abrangentes. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados