Entenda o que é clipping e como usá-lo na gestão de reputação

Entenda o que é clipping e como usá-lo na gestão de reputação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Se você é um profissional de Comunicação, com certeza já sabe o que é clipping e a importância dessa prática para a gestão de reputação de uma marca. Mas você sabia que esse processo se tornou mais complexo?

Sim, com a transformação digital, o monitoramento de notícias deve ser cada vez mais ágil e eficaz para cobrir os desafios dos novos tempos. Afinal, hoje em dia, há um número bem maior de canais virtuais. Ou seja, há espaço para uma repercussão em tempo recorde de temas que podem abalar ou melhorar a imagem de qualquer empresa.

Nesse contexto, o investimento em tecnologias de automação de dados pode ser um grande trunfo para dar conta dessa demanda. Não por acaso, 76% dos profissionais de Relações Públicas apontam as ferramentas de Data Science e Analytics como cada vez mais importantes para a prática da profissão, segundo a Sword and the Script.

Vamos entender isso em profundidade? Continue lendo para ver:

  • o que é clipping e por que é preciso atualizá-lo para um novo contexto;
  • quais erros precisam ser evitados na clipagem de notícias atualmente;
  • como ajustar esse processo para a nova realidade da Comunicação e das Relações Públicas;
  • e muito mais!

O que é clipping de notícias?

O clipping é um processo contínuo de monitoramento, organização e análise de menções ou citações feitas na mídia e que geram algum tipo de impacto na imagem de uma marca.

Décadas atrás, quando a comunicação analógica ainda predominava, essa prática era manual e mais demorada. Naquela época, era comum fazer recortes de materiais relevantes de revistas ou jornais. Posteriormente, o conteúdo era organizado para uma avaliação de como a marca ou temas relacionados a ela repercutiram nos principais veículos de imprensa.

Entretanto, com a expansão do acesso à internet e a transformação digital, os focos de notícias se dispersaram em diversos canais de comunicação online e, em especial, nas redes sociais

Por exemplo, espaços como o Twitter e portais noticiosos descentralizaram a circulação de informação para além dos grandes veículos tradicionais. 

Dessa forma, a internet tornou-se um ambiente complexo onde a notícia circula em uma grande variedade de espaços e com um enorme poder de replicação por meio de compartilhamentos.

Portanto, é impossível entender o que é clipping nos dias de hoje sem levar em conta a inovação tecnológica e os novos espaços virtuais. Atualmente, investir em tecnologias de monitoramento integrado de mídias é fundamental para avaliar a reputação de sua marca de forma precisa e eficaz. Falaremos disso mais adiante.

Quais são os benefícios de fazer um clipping de notícias?

Em linhas gerais, estas são as vantagens de se fazer a clipagem de notícias regularmente:

  • medir a eficácia dos esforços de Comunicação, Relações Públicas no que diz respeito a obter mídia espontânea
  • manter porta-vozes, acionistas e funcionários atualizados sobre todas as menções à empresa na imprensa;
  • avaliar, resumir e relatar o trabalho de comunicadores, analistas de RP, assessores e profissionais de Marketing;
  • ter condições de entender quantitativamente a presença da marca nos meios jornalísticos para, então, ter parâmetros analíticos que ajudem na melhoria contínua; 
  • verificar a reputação da marca a partir de como jornalistas e outros formadores de opinião a mencionam; 
  • verificar a eficácia de determinadas campanhas ou ações voltadas para ampliar a presença da marca nos meios de comunicação profissionais; 
  • medir o reconhecimento da marca a partir da presença dela na mídia.

Quais erros devem ser evitados ao fazer um clipping de notícias?

Há também alguns equívocos que não podem mais acontecer no processo de clipagem de notícias. Aqui estão os principais:

  • Ignorar as notícias negativas. Elas são importantes para entender o legado reputacional da empresa e disparar ações de melhorias neste sentido.
  • Não considerar menções em blogs e outros espaços midiáticos, simplesmente porque eles não são conduzidos por jornalistas. Incluir todas as lideranças de opinião é fundamental para ter a real dimensão da presença da marca no debate coletivo.
  • Não monitorar bolhas de informação que se formam nas redes sociais. Em muitos casos, elas são disparadoras de polêmicas que podem chegar aos meios jornalísticos. Ao mesmo tempo, também podem trazer ideias de conteúdo e oportunidades de diálogos com públicos bem segmentados
  • Focar apenas na centimetragem. Agora é preciso avaliar criteriosamente o teor das citações à marca e seus impactos na reputação corporativa.
  • Simplesmente arquivar o relatório de clipping. Ele deve ser utilizado a favor da marca — vale a pena avaliar quais menções podem ser propagadas nas redes sociais, por exemplo.
  • Seguir fazendo a clipagem de maneira manual, lenta e pouco contextualizada. O melhor caminho agora é contar com uma solução de monitoramento de mídias e opinião pública, ampla e que ajude a mensurar resultados qualitativa e quantitativamente (ROI).

Qual a importância da tecnologia no monitoramento de notícias?

As organizações que já entenderam as profundas transformações da era digital esperam que seus comunicadores tenham capacidade para definir e executar planejamentos altamente estratégicos. Consequentemente, que consigam mensurar resultados quantitativos e qualitativos, superando a ideia de que é suficiente contar apenas o relatório de centimetragem de espaço conquistado na mídia. 

No detalhe, esses profissionais devem dimensionar continuamente a performance reputacional das marcas para as quais trabalham. Fazer isso com métricas e indicadores de desempenho bem definidos e acompanhados em tempo real — não dá mais para esperar o clipping que mostra as menções à marca ocorridas ontem.

Agora, as limitações da clipagem podem até atrapalhar o desempenho de Comunicação e RP de uma empresa. Por exemplo, por focar apenas nas citações explícitas, não alcançando contextualização nem fornecendo parâmetros comparativos.

No ir e vir da opinião pública, cabe a Comunicação e RP identificar e monitorar as temáticas que tendem a entrar no debate coletivo para, a partir disso:

  • antever possíveis crises de imagem — assuntos sensíveis a marca ou a seu segmento de mercado ganhando a imprensa ou as trends das redes;
  • encontrar oportunidades de diálogo com públicos específicos — produção de conteúdo em canais próprios ou como sugestão de pauta para repórteres;
  • analisar comportamentos de público-alvo, agentes midiáticos e influenciadores — para criar ações comunicacionais mais direcionadas;
  • diferenciar-se da concorrência — por ser mais ágil em perceber o que é relevante para o público-alvo e a sociedade em geral;
  • entre outras vantagens.

Portanto, é preciso fazer um monitoramento de notícias com auxílio da tecnologia. Para, de maneira contextual, ágil e amparado por dados, ter uma atuação mais "onisciente". Isso considerando que a produção midiática agora é ininterrupta e conduzida por um número cada vez maior de agentes — de jornalistas a pessoas comuns, passando por líderes de opinião e influenciadores.  

Como fazer um clipping eletrônico eficiente?

Agora que você entendeu o que é clipping, quais são as dicas que sua equipe de Comunicação deve seguir para que ele seja eficiente e assertivo? Separamos as três principais!

1. Monitore notícias de acordo com seus objetivos estratégicos

Ao desenvolver um modelo de clipping, é vital levar em consideração os principais objetivos do planejamento estratégico da marca e monitorar termos, assuntos e menções em veículos que tenham impacto no seu público-alvo e buyer persona.

Nesse sentido, a empresa deve se preocupar em desenvolver uma estratégia de comunicação integrada com diretrizes bem alinhadas em todos os seus departamentos.

Dessa forma, ao realizar o clipping, os profissionais responsáveis estarão menos propensos a “furos” e erros que possam comprometer o acompanhamento adequado das notícias. Assim, a prática pode não chegar aos resultados esperados e algumas oportunidades podem passar despercebidas.

2. Elabore relatórios periódicos

A elaboração de relatórios periódicos evidenciam um panorama da reputação da marca na imprensa e são fundamentais para a organização dos processos e avaliação dos resultados.

Em suma, a prática se mostra relevante para a demonstração de desempenho e performance da estratégia. Assim, é possível mensurar de que maneira cada ação está impactando positiva ou negativamente. 

Relatório de Comunicação: como construir e quais principais indicadores estratégicos

3. Invista em uma ferramenta de Inteligência de Comunicação

Não há como entender o que é clipping eletrônico e como a prática funciona nos dias de hoje sem passar pelas técnicas de Data Science.

Afinal, o grande trunfo por trás de um plano de comunicação eficaz são as ferramentas e as habilidades analíticas dos profissionais da área. Nessa união, eles têm recursos técnicos para fazer monitoramento de mídias em tempo real e, ao mesmo tempo, condições de obter insights valiosos. 

Só assim é possível conhecer de forma objetiva os termos e temas mais valiosos para a reputação da marca, como também os canais e veículos de imprensa onde eles mais repercutem.

Por exemplo, a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex traz os seguintes benefícios para o seu clipping:

  • monitorar notícias e mídias em tempo real; 
  • obter insights relevantes a partir das melhores métricas e indicadores; 
  • acompanhar tendências dos concorrentes e do segmento de atuação;
  • levar os objetivos do negócio para o dia a dia da Comunicação;
  • e muito mais! 

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

Resumindo: o clipping é uma ferramenta essencial na gestão de reputação corporativa

As áreas de Comunicação e Relações Públicas sofreram muitas mudanças nos últimos anos e a clipagem de notícias também precisou mudar. Ela não pode mais ser focada apenas em dimensionar centimetragem, de maneira descontextualizada.

Pelo contrário, deve ser uma ferramenta que ajude na gestão da reputação corporativa, facilitando o entendimento dos impactos da marca na opinião pública. O que requer um monitoramento de mídias em tempo real e, portanto, automatizado; inclusive considerando líderes de opinião e influenciadores — para além dos jornalistas.

Neste sentido, o melhor caminho a ser seguido é ampliar a inteligência de dados dos profissionais envolvidos. Ou seja, fornecer tecnologia e investir em capacitação analítica, o que tornará tudo ainda mais estratégico e eficiente.

Na sua empresa, o clipping já é uma das ferramentas dentro da gestão do legado reputacional?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados