Brand Publishing: o que é e como adotar essa mídia proprietária?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Brand Publishing é uma forma de garantir exposições para a marca sem depender dos veículos de comunicação tradicionais. Nele, a empresa cria seu próprio canal virtual de notícias — tornando-se um publisher —, e assume o controle do fornecimento de conteúdos aos públicos de interesse.

Trata-se, portanto, de uma quebra de paradigmas, uma vez que até pouco tempo a única alternativa era patrocinar publicações dirigidas por terceiros. 

Neste artigo, você vai entender essa tendência em profundidade e também ver cases de sucesso que podem servir de inspiração para implementá-la em seu negócio. Acompanhe!

Brand Publishing: o que é e por que importa?

Praticamente toda empresa hoje é produtora de conteúdo, pois sem isso é impossível se posicionar digitalmente, entre outras necessidades. No entanto, fazer Brand Publishing é bem diferente, visto que exige uma “mentalidade de redação”.

Por definição, o Brand Publishing é a estratégia de criar e alimentar uma plataforma informativa, uma mídia proprietária. Essa iniciativa requer uma atitude dentro dos moldes da mídia tradicional, mas tendo como objetivo transformar a marca em provedora de conteúdo profissional.

Ao fazer Brand Publishing a companhia precisa contar com profissionais especializados. Quais sejam: jornalistas, editores, designers, entre outros, que vão colocar no ar um veículo de comunicação dentro dos padrões editoriais já esperados pelo público em geral.

Na prática, a marca pode ser dona de um canal de televisão, uma rádio, uma revista ou um portal web. E essa mídia não fará propaganda, mas fornecerá informação, conhecimento e até entretenimento ao público bem específico, podendo, inclusive, monetizar essa audiência. 

Brand Publishing x Branded Content: quais as diferenças?

É preciso não confundir Brand Publishing com Branded Content, pois, apesar de serem termos parecidos e até se relacionarem de alguma maneira, essas práticas se diferem em diversos pontos. 

O Branded Content nada mais é do que o conteúdo produzido por uma organização com o objetivo de engajar seu público-alvo em seu próprio universo de negócios

Ele não abre margem para um amplo distanciamento entre as intenções comerciais da marca e os materiais entregues (textos, áudios, vídeos etc.) — ainda que seja recomendado não demonstrar isso de maneira explícita.

Dito isso, confira no quadro a seguir as diferenças mais marcantes entre essas duas práticas comunicacionais!

Quadro Brand Publishing x Branded Content

Fontes: Impact; B2Brand.

Brand Publishing em operação: em quais cases se inspirar?

Veja, a seguir, três empresas muito conhecidas cujos cases de sucesso em Brand Publishing são frequentemente citados como altamente inspiradores! 

A subsidiária de mídia da Red Bull

A Red Bull Media House é uma empresa de mídia multiplataforma que foi criada em 2008 pela fabricante de bebidas energéticas Red Bull. Seu objetivo é “inspirar histórias além do comum, tanto direto ao consumidor quanto por meio de parcerias”.

Com foco em esportes, cultura e conteúdo de estilo de vida, o Red Bull Media House cria de tudo. Desde programas de TV a filmes, livros, uma revista de estilo de vida e muito mais. E seu conteúdo também é licenciado por gigantes do show business como Discovery Channel, Netflix e até mesmo a Nintendo.

O portal da Adobe para gestores de Marketing

Desenvolvedora de softwares que dispensa apresentações, a Adobe Inc. é proprietária do CMO.com, cujo objetivo é “fornecer insights de marketing, experiência e inspiração para e por líderes de marketing”.

O portal cumpre esse objetivo publicando entrevistas e conselhos de líderes da indústria, ajuda e orientação sobre como fazer, notícias de marketing com curadoria e pesquisas e percepções baseadas em dados de toda a indústria de marketing e de todo o mundo.

O conteúdo do site é supervisionado por uma equipe profissional de editores e inclui conteúdo criado pela própria Adobe, bem como um número considerável de artigos enviados por colaboradores externos. Além disso, o material é distribuído para o The Wall Street Journal e a Fox Business News.

A revista online da General Electric

A General Electric é amplamente conhecida desde 1800, quando foi uma das doze empresas originais listadas no Dow Jones Industrial Average. Hoje, é uma potência multinacional com interesses em uma ampla gama de setores que abrangem aviação, saúde, energia, manufatura, petróleo e gás.

Para uma empresa antiga e estabelecida, a GE tem uma estratégia de conteúdo surpreendentemente ágil e com visão de futuro. Isso inclui a TXCHNOLOGIST.com, uma revista online criada no Tumblr para explorar inovações em ciência e tecnologia.

Embora patrocinada pela GE, TXCHNOLOGIST atua como uma fonte independente de notícias; e seu conteúdo é amplamente disseminado em outros meios, incluindo Scientific American, Gizmodo, i09 e Business Insider, para citar alguns.

eBook - Brand equity

Resumindo

A prática do Brand Publishing está intimamente ligada com a valorização que a sociedade dá ao conteúdo atualmente. E ele é um avanço, pois coloca as empresas como administradoras de seus próprios meios de comunicação. 

Apesar de parecer que apenas grandes players do mercado podem colocá-lo em prática, médias e até pequenas empresas já estão obtendo excelentes resultados com ele. Sobretudo no que diz respeito ao posicionamento e à manutenção da imagem corporativa.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação e Marketing.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados