Descubra as principais tendências de Comunicação para 2024

Descubra as principais tendências de Comunicação para 2024

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Para falar em tendências de Comunicação para 2024, é preciso partir da premissa de que essa área é cada vez mais importante para as organizações. Isso porque, ano após ano, fica claro que o diálogo estrategicamente pensado com os stakeholders é definidor do sucesso empresarial.

Para se ter uma ideia disso, basta olharmos para o fato de que uma boa experiência comunicacional melhora a experiência do cliente. Ela tem o poder de potencializar as vendas em mais de 25%, segundo estudo global da Market Research Guru.

Contudo, é preciso prestar atenção à dinamicidade da Comunicação — cada vez mais acelerada e complexa. E é sobre isso que queremos te ajudar a refletir ao longo deste artigo.

Continue lendo para ver:

  • o que está por vir em termos operacionais e estratégicos em Comunicação;
  • quais são as frentes que devem ser melhoradas no próximo ano;
  • quais inovações já podem ser implementadas para elevar os resultados da área;
  • e muito mais!

A Comunicação no centro, moldando o futuro dos negócios

Antes mesmo de entrar nas tendências de Comunicação para 2024, vamos ver como essa área vem se transformando. 

Comunicadores e gestores comunicacionais vem assumindo papéis determinantes nas decisões empresariais. E este avanço não se limita apenas à gestão de crises ou lançamentos de produtos, mas se estende a áreas como justiça social, meio ambiente, diversidade, equidade, inclusão e bem-estar.

Os líderes de Comunicação estão agora no centro, moldando a próxima fase do capitalismo de stakeholders. Eles são vistos como conselheiros estratégicos nas companhias com maior maturidade comunicacionalum salto de 35% em 2021 para 50% em 2023, conforme levantamento da Edelman. 

Tal evolução reflete uma integração mais profunda das competências comunicacionais nos níveis mais altos de tomada de decisão corporativa. Eles estão envolvidos na formação de estratégias de negócios, orientando caminhos e criando narrativas que ressoam com stakeholders internos e externos.

No entanto, um ponto de atenção: os recursos para a Comunicação não necessariamente acompanham esse movimento. 

O que esperar dos orçamentos em Comunicação

Na verdade, muitos comunicadores preveem que seus orçamentos não crescerão em 2024, revela o relatório da Edelman. 

Isso é absolutamente paradoxal, uma vez que a atenção dada ao dimensionamento do ROI em Comunicação é o que vem distinguindo as empresas inovadoras daquelas que se mantém em sua "zona de conforto", conforme um estudo global da Memo

Paralelamente, há uma mudança nas expectativas e na confiança dos CEOs. Eles, cobrados a garantir ganho de reputação organizacional, vêm exigindo da Comunicação saídas mais inovadoras. Sobretudo porque sentem que a concorrência não para de sofisticar a forma com que dialoga com o mercado.

Em síntese, em 2024 e além, os comunicadores corporativos enfrentarão desafios como demonstrar valor, integrar-se em toda a empresa, manter-se atualizados com a tecnologia, gerenciar relações complexas com stakeholders e lidar com restrições de recursos.

Planejamento de Comunicação: como atingir suas metas em 2024

6 tendências de Comunicação para 2024

Feita essa contextualização, confira agora quais são as tendências de Comunicação para 2024 que não podem ser ignoradas!

1. Comunicação Omnichannel

Definitivamente, as estratégias multicanais de Comunicação precisam ser consolidadas em 2024. Ou seja, será preciso trabalhar a efetiva integração de canais para proporcionar experiências consistentes e unificadas aos públicos-alvo. 

Esta abordagem exige presença nas diversas redes sociais, bem como e-mail, chatbots, entre outros. Tudo isso mantendo linguagem e tom de voz uniformes. 

No detalhe, a Comunicação Omnichannel permite que as marcas se conectem com os clientes em vários pontos de contato, garantindo uma jornada coesa e integrada dos stakeholders. 

Ela melhora, por exemplo, a experiência do cliente, além de fornecer dados valiosos sobre suas preferências e comportamentos. E isso é um resultado esperado para organizações que buscam se destacar no mercado, conforme define a Accenture.

[PR] eBook - Comunicação Omnichannel: saiba como integrar canais na era digital

2. Audiovisual “onipresente”

O audiovisual “onipresente” é outra das tendências de Comunicação para 2024. Ele vem sendo impulsionado pelo fato de que o vídeo constitui uma grande parte do tráfego da internet. 

Na prática, a "onipresença" a que especialistas se referem é o uso constante das peças visuais. De postagens nas redes sociais à releases para a imprensa, passando por demonstrações de resultados para investidores, entre outras frentes. 

Essa abordagem está bastante conectada aos novos comportamentos de consumo de mídia da sociedade de maneira geral. Basta olharmos, por exemplo, para o crescimento das plataformas de streaming e de redes como o TikTok, que tem no Brasil seu terceiro maior público

Com a evolução das tecnologias de vídeo, as empresas podem experimentar diferentes formatos, como vídeos ao vivo, animações, e realidade aumentada, entre outras. Com isso, testar e criar experiências únicas e memoráveis para o público — melhorando engajamento, retenção de mensagens, entre outros indicadores.

3. Inteligência Artificial

Até pouco tempo, os supostos benefícios da Inteligência Artificial (IA) pareciam em grande parte teóricos. Os especialistas falavam sobre como isso revolucionaria o mundo do trabalho, mas para a maioria de nós esses benefícios pareciam, na melhor das hipóteses, abstratos. Então veio o ChatGPT e, com ele, o começo de uma nova era.

Nenhum comunicador corporativo agora pode se dar ao luxo de pensar ações que não contemplem a capacidade das máquinas de imitar e automatizar o pensamento humano, aprendendo e tomando decisões com base em dados e algoritmos.

ChatGPT e outras ferramentas de IA, como Midjourney, Synthesia, Dall.E2 e Jasper, estão amplamente difundidos e ganham cada dia mais adeptos. Elas, certamente, vão ficar muito mais sofisticadas nos próximos meses e anos, mas a lista de casos de uso não para de crescer:

  • Criação de conteúdo. Em questão de segundos, o ChatGPT apresenta inúmeras postagens sociais, títulos ou até mesmo os próprios artigos. Ele faz o trabalho duro de produzir o primeiro rascunho (às vezes muito) bruto e, em seguida, o comunicador entra para arrumá-lo e infundi-lo com um toque humano.
  • Gestão de comunidade. Já podemos começar a esquecer os bots mecanizados que conhecíamos até aqui. Os novos modelos de linguagem natural estão começando a imitar de forma persuasiva o tom humano de conversação. Assim, o diálogo com stakeholders nos mais diversos canais pode ser despachado com eficiência sem precedentes.
  • Pesquisa de audiência e otimização de SEO. Comunicação, RP e Marketing usam a análise de dados para segmentar seus clientes há muitos anos. Mas a IA — por poder analisar facilmente grandes volumes de dados — está levando essa prática para o próximo nível. 

Melhor ainda, ela converte as descobertas em relatórios legíveis, poupando assim os profissionais sobrecarregados de ter que filtrar informações e escolher os insights mais valiosos. 

Por exemplo, identificando consultas de pesquisa e palavras-chave relevantes para o público-alvo, a IA vem causando um grande impacto nas operações de SEO e ajudando a aumentar o tráfego, as conversões, as receitas… e por aí vai.

A propósito, vale mencionar também que a Inteligência Artificial já vem sendo aplicada no monitoramento da mídia e de tendências de opinião pública, gerenciamento de crises, redação de discursos e gestão de reputação. ​​

4. Conteúdo interativo

O envolvimento do público de forma ativa, em vez de passiva, também está entre as tendências de Comunicação para 2024. Ele é, em síntese, o que se chama de conteúdo interativo; envolve o uso de quizzes, jogos e outros formatos que engajam e aumentam o tempo de permanência em um site ou aplicativo. 

Essa interatividade, quando bem explorada, também facilita a coleta de informações sobre os públicos, em conformidade com a LGPD. O que é especialmente útil para os comunicadores que têm alta inteligência de dados — com tecnologia e habilidades para captar, processar e analisar dados e obter insights acionáveis. 

Basicamente, ao envolver os usuários em atividades interativas, as marcas podem criar uma conexão mais profunda e pessoal. Com isso, aumentam a probabilidade de os usuários compartilharem o conteúdo com outros, ampliando o alcance das mensagens.

[PR] eBook - Marketing de Conteúdo: como explorar a estratégia para repercutir nas mídias digitais?

5. Personalização avançada

Não tem para onde fugir: em 2024, será preciso investir na criação de experiências de comunicação altamente personalizadas. 

Com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de dados, agora é possível segmentar os públicos de maneira mais precisa e estabelecer diálogos sob medida. Isso pensando muito além da questão demográfica — envolvendo a análise de comportamentos, preferências e histórico de interações para criar mensagens que ressoem de maneira mais profunda com cada indivíduo.

Esta abordagem permite que as marcas se conectem de maneira ainda mais impactante com seus stakeholders. Dessa forma, construindo uma relação mais forte e confiável; solidificando o legado reputacional através da obtenção de defensores e promotores altamente comprometidos.

6. Sustentabilidade e responsabilidade social

Como já vem acontecendo a olhos vistos, o ESG se manterá firme entre as tendências de Comunicação para 2024. Isso porque, com eventos climáticos e conflitos sociais aumentando, as empresas precisam transparecer ainda mais responsabilidade socioambiental.

Aos comunicadores caberá comunicar as iniciativas e os comprometimentos das marcas que defendem. Eles deverão fazer isso com bastante criatividade, evitando imprimir oportunismo ou greenwashing.

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira uma conversa com especialistas da Cortex sobre o futuro da Comunicação Corporativa:

Aproveite as tendências de Comunicação para 2024 a favor da sua marca

Para garantir que sua empresa se beneficie plenamente dessas tendências, é crucial adotar uma abordagem holística e integrada. 

Isso significa implementar tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial e também garantir que todas as formas de diálogos estejam alinhadas e reforcem a identidade e os valores da marca. 

Quais dessas tendências de Comunicação para 2024 já estavam no radar do seu time?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados