Branded Content: descubra como construir um conteúdo autêntico

Branded Content: descubra como construir um conteúdo autêntico para sua marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Branded Content é uma tática de promoção paga que chama a atenção do consumidor e mostra o valor da marca sem parecer excessivamente agressivo ou promocional.

"Sua aparência não comercial, combinada com a capacidade de fornecer histórias profundamente envolventes, tanto divertidas quanto educativas, pode ser o melhor veículo para preencher a lacuna entre a conscientização e a afinidade contínua", pontua o Content Marketing Institute.

Agora, você sabe como lançar mão dessa estratégia corretamente? Continue lendo, pois aqui vamos te mostrar:

  • o conceito de Branded Content em detalhes;
  • sua diferença frente ao Marketing de Conteúdo;
  • alguns passos para começar a realizá-lo;
  • e muito mais!

O que é Branded Content?

Branded Content (Conteúdo de Marca) é uma estratégia de criação de conteúdo que promove a marca, mas que também oferece valor ao usuário. Diferentemente dos anúncios tradicionais, que podem ser intrusivos e focados diretamente na venda de um produto ou serviço.

Na prática, o Branded Content busca criar uma conexão emocional, contando uma história ou compartilhando informações que ressoem com os valores e interesses do público-alvo.

Normalmente, uma ação desse tipo é empreendida em parceria com um veículo de comunicação tradicional ou com um parceiro de negócio. No caso da imprensa, o material é geralmente sinalizado "conteúdo de marca" ou "conteúdo patrocinado". 

Também é importante saber que um conteúdo de Branded Content de sucesso costuma ser aquele que não é focado no discurso institucional. Ele é sobre uma causa ou um propósito que a marca representa — precisa ser relevante, valioso e compartilhável. 

Dentro disso, podemos afirmar que o objetivo é criar uma experiência comunicacional que seja tão boa (se não melhor) do que o conteúdo não promocional que o público consome regularmente — no blog da empresa, por exemplo. 

Outro ponto-chave: o Branded Content é focado nos valores da marca, não explicitamente em seus produtos ou serviços. Ele busca gerar conversas e notoriedade em torno do negócio, mais do que buscar uma venda direta.

Quanto ao formato dos materiais sob essa abordagem, ele é flexível. Pode ser apresentado através de vídeos, podcasts, jogos, eventos e muito mais — e distribuído em uma variedade de plataformas, desde sites, blogs, aplicações, portais de streaming e aplicativos até redes sociais.

Branded Content realmente funciona?

Já foram mapeadas diversas estatísticas que demonstram o poder do Branded Content quando bem executado. Entre elas, destacam-se:

  • 61% dos consumidores gostam de ver marcas patrocinando e/ou criando conteúdo para seus fãs;
  • 69% dos profissionais de Marketing sinalizaram intenção de aumentar os gastos com conteúdo em 2023;
  • 62% é o potencial de aumento no engajamento dos públicos de uma marca, por meio de ações de Branded Content;
  • lembrança e diversão são os dois principais atributos que determinam o sucesso das campanhas de conteúdo de marca.

→ Leia também: Brand Publishing: o que é e como adotar essa mídia proprietária?

Qual a diferença entre Branded Content e Content Marketing? 

Há diferenças substanciais entre uma estratégia de Branded Content e o Content Marketing (Marketing de Conteúdo). Confira, a seguir, quais são as principais:

  1. O Content Marketing tem o objetivo de atrair e direcionar leads pelo Funil de Marketing. Já o Branded Content tem como meta potencializar o posicionamento da marca, torná-la amplamente conhecida, sem necessariamente visar geração de negócios. 
  2.  
  3. As ações de Branded Content visam atrair o público com conteúdo de forte apelo emocional, buscando alcançar ou melhorar a conectividade com a marca. Já tudo que é feito sob a tática de Content Marketing gira em torno de potencialização comercial.
  4.  
  5. Ao fazer Content Marketing, a empresa está respondendo às necessidades e pontos de dor do público-alvo. Em paralelo, ao colocar no ar uma ação de Branded Content, ela busca consolidar-se na memória desse público
  6.  
  7. O Branded Content usa narrativa imersiva, levando os stakeholders a pensar na marca e, idealmente, resultando em uma ação rápida e eficaz dos clientes. Por outro lado, o Content Marketing é um processo mais lento — se propõe a ganhar lealdade de leitores e, em seguida, usar essa lealdade para alcançar vendas.
  8.  
  9. O Branded Content é normalmente empreendido em canais que não estão sob a gestão da marca, enquanto o Content Marketing é realizado no site, blog e nas redes sociais da companhia.

Como fazer Branded Content na prática? 

Confira, a seguir, algumas dicas para começar sua estratégia de Branded Content.  

1. Estruture uma estratégia de Branded Content

Comece por montar um planejamento com escopo de projeto. Nele, defina bem os objetivos e as metas a serem alcançados. Inclua também as ações a serem realizadas e a distribuição de responsabilidades.

Também vale a pena levantar os canais a serem utilizados, principalmente os externos (portais de notícias, plataformas de áudio e vídeo, e assim por diante). 

Nesta estratégia também devem constar os indicadores e as métricas que serão utilizados para dimensionar resultados. Basicamente, será preciso acompanhar:

  • alcance total das campanhas;
  • volume de impressões e cliques;
  • taxas de engajamento e conversão; 
  • tempo médio de visualização;
  • engajamento (compartilhamentos sociais, comentários, interações, entre outros);
  • taxas de rejeição;
  • menções à marca (exposição qualificada, incluindo sentimentos);
  • volume de tráfego gerado no site institucional a partir das campanhas;
  • retorno sobre o investimento (ROI);
  • taxa de crescimento de seguidores da marca nas redes;
  • volume de referências e backlinks gerados;
  • entre outras medidas.

2. Conheça seu público-alvo e defina mensagens-chave

Também é fundamental certificar-se de que o time envolvido entende profundamente quem são os stakeholders a serem impactados. Dentro disso, é preciso investir seus interesses, comportamentos, desejos e necessidades. 

Tudo isso tendo em mente que todas as iniciativas de Branded Content devem buscar uma conexão mais profunda e autêntica entre a marca e seu público.

Além disso, é preciso saber claramente o que a marca representa e o que deseja transmitir ao público. Ao ter uma mensagem clara e consistente, fica mais fácil garantir que o conteúdo seja autêntico e ressoe de maneira genuína.

3. Conte histórias cativantes 

As histórias têm o poder de capturar a imaginação e o coração das pessoas; e elas são o eixo central de qualquer empreendimento de Branded Content. 

Com isso em mente, envolva o público com narrativas cativantes. Seja uma história inspiradora sobre a jornada de um cliente ou um conto criativo que destaque os valores defendidos pela companhia… A criatividade é fundamental, pois é ela que vai determinar o grau e a intensidade das conexões geradas.

Certifique-se de que seu time conheça os princípios do Storytelling e tenha dados sobre os públicos-alvo, o mercado e as tendências de opinião pública.

4. Busque parcerias com criadores de conteúdo 

No mundo digital de hoje, os influenciadores e criadores de conteúdo desempenham um papel crucial na formação de opiniões e tendências. 

Ao colaborar com aqueles que já possuem um público-alvo semelhante ao da marca, não apenas se amplia o alcance das mensagens, mas também aproveita-se a credibilidade e confiança que esses líderes de opinião têm junto a seus seguidores. 

Mas, atenção: escolha parceiros que estejam alinhados com os valores e a imagem da sua marca.

PR - eBook - Como criar estratégias de Comunicação baseadas no sentimento da imprensa e de influenciadores

5. Garanta equilíbrio entre marca e conteúdo 

Embora o objetivo do Branded Content seja promover sua marca, é crucial encontrar um equilíbrio entre a promoção e a entrega de valor real ao público. 

Evite ser excessivamente promocional, o que pode afastar o público. Em vez disso, priorize a criação de conteúdo que seja útil, informativo e interessante. 

Ao fazer isso, você não apenas promove sua marca, mas também estabelece confiança e lealdade de longo prazo.

6. Diversifique os formatos

O Branded Content pode assumir muitas formas, desde vídeos e podcasts até artigos e infográficos. Logo, aproveite isso a favor da sua marca.

Considere o que ressoará melhor com os públicos de interesse e em quais plataformas eles estão mais ativos. 

Por exemplo, se seu público-alvo é mais jovem, talvez um vídeo no TikTok seja mais eficaz do que um artigo de blog. Se quer impactar executivos, firmar parceria com um portal de notícias sobre negócios para publicar um conteúdo patrocinado pode funcionar bem. 

7. Faca um período de testes e analise os resultados 

Por fim, vale a pena começar com um período de testagem das possibilidades de aplicação de Branded Content. 

Faça algumas campanhas pontuais, testando formatos e tipos de conteúdos, bem como canais, entre outros aspectos. 

Com isso, vai ser mais fácil para você e sua equipe avaliarem o que funciona e o que pode ser melhorado. Em seguida, poderão fazer investimentos maiores (de tempo e recursos).

O Branded Content é fundamental para o posicionamento da sua marca

Branded Content é uma estratégia que coloca a marca no centro de uma narrativa ou experiência de conteúdo. Ela tem como objetivo engajar o público, gerando conexão e lembrança, de uma maneira autêntica e significativa.

À medida que o mercado se torna cada vez mais saturado e os consumidores mais exigentes, as marcas precisam encontrar maneiras de se destacar e criar um relacionamento duradouro com seu público. Logo, o Branded Content oferece essa oportunidade, permitindo conexões em um nível mais profundo.

Além disso, ao adotar essa estratégia, as marcas não apenas aumentam sua visibilidade, mas também estabelecem confiança e credibilidade no mercado. Especialmente porque a autenticidade é altamente valorizada e, ao mesmo tempo, as companhias estão o tempo todo sendo cobradas a mostrar seu lado humano.

Como você e seu time têm trabalhado o Branded Content? O que achou das dicas que trouxemos aqui?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados