Inteligência Artificial para a Comunicação: saiba como afeta o dia a dia da área

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você já sabe como utilizar a Inteligência Artificial na sua Comunicação Corporativa? Pois saiba que ela deve ser abraçada pelos comunicadores empresariais com método e estratégia.

Esse tema vem crescendo desde que o ChatGPT se popularizou; de lá para cá, outras soluções já estão em uso com sucesso. Elas trazem uma série de benefícios, e também alguns desafios, sobre os quais vamos conversar ao longo deste artigo.

Continue lendo para ver:

  • mudanças que estão acontecendo com a Inteligência Artificial nas estratégias de diálogo das marcas com o mercado;
  • os desafios e as vantagens dessa nova realidade;
  • as aplicabilidades já experimentadas;
  • o que está por vir neste campo;
  • e muito mais!

Inteligência Artificial para a Comunicação: o que mudou com a chegada dela?

Cerca de 75% das empresas pretendem investir em Inteligência Artificial (IA) nos próximos anos, segundo estudo divulgado no Fórum Econômico Mundial. Isso inclui um amplo uso das ferramentas derivadas desse "guarda-chuva" tecnológico na Comunicação.

Entre as motivações para essa nova realidade estão:

  • a popularização de aplicações de IA, como o já mencionado ChatGPT;
  • a necessidade de potencializar a produtividade da área, cada vez mais permeada pela convergência midiática que exige agilidade e precisão;
  • a pressão pela confiabilidade das informações, exigindo mais orientação por dados;
  • o aumento da maturidade comunicacional das organizações, que já entenderam a importância de falar com diversos públicos em tempo real e com método;
  • entre outras.

Na prática, a adoção da Inteligência Artificial para Comunicação acaba sendo um movimento natural para os profissionais da área. Basicamente porque eles estão sempre na linha de frente quando se trata de inovação.

Ao mesmo tempo, deles e dos analistas de Relações Públicas (RP) se espera cada vez mais uma atuação como "carro-chefe" na inteligência empresarial. Ou seja, contribuições efetivas para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios.   

Mudanças trazidas pela Inteligência Artificial para a Comunicação

Quanto às mudanças trazidas pela IA, elas podem ser assim exemplificadas:

  • mais acuracidade na coleta e na análise de grandes volumes de dados;
  • um poder maior de automatização de tarefas que vão desde a revisão ortográfica de textos até a distribuição de comunicados à imprensa, passando pela geração de relatórios, entre outras;
  • mais possibilidades de projetar, simular e ratificar ações, campanhas e projetos — por exemplo, a partir de testes A/B gerados e distribuídos por aprendizado de máquina nas redes sociais.

Quando falamos em Inteligência Artificial para Comunicação, portanto, nos referimos a um campo onde as novidades não param de surgir. 

Com isso, há também uma maior necessidade de atualização dos profissionais da área, agora convidados a acompanhar o surgimento de novas ferramentas e a "peneirar", com bastante critério, seus usos e aproveitamentos. 

→ Leia também:

Benefícios da Inteligência Artificial para a Comunicação: 7 frentes nas quais ela contribui

Entrando mais especificamente nas vantagens fornecidas pela Inteligência Artificial para a Comunicação, algumas já podem ser vislumbradas.

Confira, nos tópicos que seguem, quais são as principais.

1. Análise de diferentes cenários digitais

Com aplicações de Inteligência Artificial, vem ficando mais rápido e eficiente analisar "redes vivas", que respiram digitalmente e, portanto, criam diferentes cenários comunicacionais online.

Elas ajudam a mapear dados e a gerar relatórios sobre insights exatos, atualizações em tempo real (atualizadas ao minuto) e avaliações de tendências. Em outras palavras, o que era preciso gastar muito tempo, agora é conseguido em poucos cliques com plataformas dotadas de algoritmos potentes.

2. Transformação de números em narrativas acessíveis

Um dos grandes desafios de Comunicação e RP sempre foi aproveitar bem os vastos volumes de dados numéricos para a criação de conteúdos.  

Nesta frente a Inteligência Artificial já está contribuindo fortemente. Por exemplo, transformando os números de dashboards variados em textos de fácil compreensão.

Com isso, os profissionais desses times podem ter melhor compreensão da realidade do negócio e, consequentemente, ser mais assertivos na elaboração de narrativas sob medida para os stakeholders.

3. Informação rápida e eficiente para públicos distintos

Também o fornecimento de notícias e comunicados para diferentes públicos-alvo (mesmo públicos-alvo micro) está sendo facilitado pela Inteligência Artificial. Isso de maneiras inovadoras; por exemplo, usando aplicativos de realidade virtual e aumentada. 

Por exemplo, editores, repórteres, analistas de Comunicação e RP e outros profissionais de mídia podem "entrar" em uma sala de conferências (ou sala de briefing) do conforto de seus escritórios para conduzir e/ou vivenciar uma coletiva de imprensa.

4. Comunicação com os algoritmos

Com a IA, o desafio de se comunicar diretamente com as máquinas vem sendo superado. Basicamente, aplicações e serviços sob esse guarda-chuva facilitam a criação e distribuição de conteúdos que, ao mesmo tempo que falam diretamente às pessoas, também tenham bom desempenho com os robôs.

Basta olharmos para como Google e outros mecanismos de buscas vêm se adaptando aos chamados "motores de respostas" — ChatGPT, Copilot, Gemini e assim por diante

Agora, os comunicadores corporativos podem — e devem — trabalhar para que esses mecanismos de Inteligência Artificial Generativa entreguem aos seus usuários respostas adequadas sobre as marcas.

5. Respostas rápidas às crises

Outro benefício da Inteligência Artificial para a Comunicação é o gerenciamento de crises de imagem mais ágil e certeiro. 

Seguindo parâmetros pré definidos, como parte de planos de contingência centrados no ser humano, os bots de IA já podem ser programados para ajudar na comunicação de crises. E, detalhe: eles não são influenciados pelas emoções em situações de muita complexidade reputacional.

Por exemplo, boas plataformas dotadas de Inteligência Artificial informam os profissionais da área sobre inconsistências, discrepâncias, conflitos e potenciais problemas futuros. Isso tudo em tempo hábil, com margens mínimas de erro.

6. Ampliação da estratégia comunicacional para outras áreas do negócio

A IA também vem permitindo que os times de Comunicação treinem mais pessoas nas melhores práticas de diálogo com o mercado. Ela ajuda a área a escalar sua influência, mesmo que a liderança e outros profissionais tenham que aparecer como um holograma em um dos outros locais da empresa, por exemplo.

Parece um pouco ficcional, mas essa facilidade de planejar e executar capacitações altamente lúdicas em pouco tempo facilita a adesão de departamentos que até pouco tempo se viam muito distantes de Comunicação e RP. 

Inclusive porque a hiper automatização torna tudo mais orientado por dados, insights e ilustrações de fácil compreensão e engajamento. 

7. Mensuração de resultados mais precisa

Por fim, a Inteligência Artificial já começa a fornecer melhores métricas para a Comunicação. 

Em síntese, aprendizado de máquina e algoritmos de aprendizado profundo estão facilitando contextualização e interpretação de parâmetros até pouco tempo tidos como "intangíveis".  

Isso amplia a importância da área para o negócio, uma vez que ela consegue dimensionar e demonstrar com mais clareza suas contribuições para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios

7 possíveis usos da Inteligência Artificial para a Comunicação

Veja agora uma série de aplicabilidades da Inteligência Artificial para a Comunicação Corporativa. 

1. Produção e personalização de conteúdo

Soluções como ChatGPT, Grammarly e HubSpot estão elevando a automatização da produção de conteúdo a um patamar superior com a Inteligência Artificial. 

Boa parte do processo produtivo pode agora ser adiantado a partir de prompts (comandos). Além disso, há maior facilidade de tornar os materiais ainda mais direcionados a públicos específicos, o que também potencializa o poder de personalização comunicacional das marcas. 

Dessa forma, os profissionais conseguem dedicar mais tempo à busca de dados que deem mais peso aos conteúdos produzidos. Eles também se ocupam de evitar que esses materiais sejam muito "sintéticos", caracterizando-os conforme o tom de voz da empresa.    

2. Tradução automática

Há diversas aplicações de IA que ajudam na tradução de conteúdos em texto — num futuro bem próximo, até mesmo áudios e vídeos poderão ser adaptados a diferentes idiomas em questão de segundos. 

Isso é excelente para empresas que lidam com públicos de diferentes países. Neste sentido, a Inteligência Artificial contribui reduzindo os custos e acelerando o diálogo com diferentes países.    

3. Atenção aos públicos em tempo hábil

Com extensões e plataformas de chatbot e reconhecimento de voz, há inovadores usos da Inteligência Artificial para Comunicação. Especialmente quando se trata de interação com os stakeholders.

Essa nova realidade é especialmente importante num momento em que o público, de maneira geral, exige interação em tempo real. Por exemplo, respostas rápidas a questionamentos, direcionamentos para atenção humana, entre outras aplicabilidades. 

4. Segmentação de audiência

Quando se trata de identificar segmentos de audiência com base em dados (demográficos, comportamentais, psicográficos, e assim por diante), nada supera a Inteligência Artificial.

Por meio dela, plataformas como a de PR Intelligence, oferecida pela Cortex, facilita aos comunicadores:

  • conhecimento aprofundado dos públicos de interesse;
  • adaptação de mensagens conforme o nível de diálogo necessário;
  • identificação de promotores e detratores;
  • e muito mais. 
Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360° sobre a nossa solução

5. Monitoramento de mídias sociais e análise de sentimento

Outro ponto importante trazido pela IA na Comunicação é a celeridade e o poder de precisão nos processos de monitoramento de mídias sociais. Inclusive com alto poder de captação e entendimento do sentimento das interações feitas por diferentes públicos nas mais diversas redes.

Por meio dela é possível até "furar" as bolhas informacionais e ideológicas que se formam nos ambientes virtuais. Ou seja, localizar e analisar comunidades, grupos, entre outros aglomerados, de indivíduos com identidades específicas e ativismos — para antever e evitar crises, mas também para outras finalidades. 

6. Personalização de ações, campanhas e projetos

Todo o incremento de poder analítico gerado pela Inteligência Artificial também vem facilitando a personalização refinada das ações comunicacionais das empresas. Desde ações pontuais até campanhas e projetos mais elaborados.

O time consegue realizar ativações mais sob medida e, ao mesmo tempo, lidar com vastos volumes de dados, fazer benchmarking e obter insights. A partir disso, ganha caminho para se transformar em um hub de inteligência para todo o negócio.  

7. Previsibilidade e análise de tendências e resultados

Por fim, nada supera a Inteligência Artificial quando se trata de prever e analisar tendências e resultados em Comunicação

Essa vantagem é uma consequência de todos os outros benefícios citados até aqui. Em síntese, podendo produzir com mais eficiência e agilidade e tendo mais inteligência de dados, os profissionais da área conseguem antever cenários. Além disso, a própria aferição de resultados quantitativos e qualitativos ganha contornos mais ágeis e eficientes. 

Conseguimos te mostrar o poder da Inteligência Artificial para a Comunicação?

Longe de ser uma ameaça ao trabalho dos comunicadores, a IA, quando bem aproveitada, vem para potencializar resultados. 

Ela faz pela área responsável por dialogar com todos os stakeholders o que vem fazendo por outros departamentos: agiliza processos, amplia o poder de análise, entre outros benefícios.

Na sua empresa, a Inteligência Artificial para a Comunicação já é uma realidade?


Sobre a Cortex

A Cortex é líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como usar IA em mensuração e analytics de mídia, além de monitorar a reputação corporativa de forma integrada, conheça nossa solução de PR Intelligence.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados