Press kit: entenda o que é e como fazê-lo com 3 passos simples

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O press kit tem o objetivo de apresentar a empresa ou o serviço para a imprensa em busca de mídia espontânea. Ele é composto por um press release e alguns outros objetos e elementos que expressem as características da pauta. 

Com o advento da transformação digital, assistimos ao boom das mídias sociais e isso fez com que o kit de imprensa tradicional precisasse ser revisto. Ele sofreu algumas alterações que as organizações devem considerar na hora de montá-lo e distribuí-lo.

Sobre isso vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver os benefícios de um bom press kit e como criá-lo e usá-lo no seu negócio!

O que é um press kit?

Press kit é o termo usado para descrever a coleção de imagens, fichas técnicas, logotipos, vídeos e outros recursos (físicos ou não) sobre a empresa

Também chamado de “kit de imprensa”, na prática trata-se de um conjunto de informações factuais montado para ser entregue a repórteres e editores de veículos específicos. Preferencialmente, àqueles que cobrem os temas ao redor do negócio da organização. 

Um bom press kit pode, por exemplo, juntar dados e informações institucionais em um release e imagens da organização e seus porta-vozes com algum “mimo”, visando tornar a marca inesquecível os jornalistas. 

Em última instância, podemos dizer que essa é uma ferramenta de Relações Públicas muito útil para aproximação com formadores de opinião profissionais. Além disso, ela está dentro dos esforços de elevar e manter em alta a reputação da marca por meio da geração de mídia espontânea.

Press kit vs. Mídia kit: qual é a diferença?

Mas, atenção: não se deve confundir press kit com mídia kit. Essas duas ferramentas têm diferenças substanciais em termos de conceito, finalidades e usos.

Entenda:

Press Kit vs. Mídia Kit

Os principais benefícios de ter um press kit

Criado e enviado pelo time de Relações Públicas ou por uma assessoria de comunicação terceirizada, o press kit oferece uma série de benefícios às empresas. Confira, a seguir, quais são os mais destacados!

Controle da narrativa organizacional

Dentro da relatividade que a palavra “controle” tem quando pensamos em como veículos jornalísticos se referem a uma empresa, o press kit é bastante útil. Nele, pode-se padronizar as mensagens da marca, descrever a história dela com detalhes e apresentar seus propósitos e valores

Invariavelmente, jornalistas vão consultar a área de relações com a mídia do site das organizações sobre as quais estão escrevendo. Logo, é importante que o press kit esteja sempre atualizado, pois é dali que eles vão sintetizar o discurso institucional. 

Publicidade direcionada a formadores de opinião

Com um direcionamento bem claro, o press kit ajuda a publicizar a marca diante de stakeholders altamente qualificados e críticos: os jornalistas. 

E isso é muito poderoso em termos de reputação corporativa, uma vez que esses profissionais têm o poder de formar opiniões. Eles normalmente são vistos pela sociedade como confiáveis, o que faz com que tudo que dizem ou sugerem seja considerado relevante.

[eBook] Como proteger a reputação da sua marca em um mundo complexo e digital

Proximidade com a mídia especializada

Jornalistas são desconfiados por natureza. Afinal, está no cerne desse serviço a vigilância e a defesa do interesse público.

Logo, não é tão simples estabelecer relações de proximidade com eles. E a criação e a distribuição estratégica de um bom press kit ajuda muito neste esforço.

Mitigação de enganos e desencontros informacionais

Quando repórteres têm materiais para consultar de maneira rápida, eles tendem a se enganar menos sobre as empresas que citam. Além disso, a tendência é que eles insiram mensagens-chave de uma marca em suas reportagens a partir do que veem no press kit. 

Isso é fundamental nestes tempos de hard news em que o tempo entre a produção e a publicação de uma reportagem deve ser curto. 

Como montar um Press Kit para sua empresa

Veja agora um passo a passo para a criação de um press kit eficiente.

1. Conheça o público-alvo

Há muitos jornalistas atuando nos mais diversos tipos de mídia (TV, rádio, impressos, portais web…). Por isso, é preciso entender quais deles cobrem os temas relacionados ao mercado em que sua empresa atua — e, portanto, devem receber o press kit (digital ou físico).

E uma boa maneira de fazer esse mapeamento é por meio de soluções tecnológicas que automatizam o monitoramento de mídias. Com esse tipo de ferramenta também fica mais prático e eficiente acompanhar as menções à marca, entre outras funcionalidades.  

2. Planeje estrategicamente

Em seguida, é interessante reunir a equipe para debater sobre o que deve ser incluído no press kit. Isso seguindo os parâmetros básicos de um projeto estratégico: propósito, objetivos, metas e planos de ação

Neste planejamento, não esqueça de avaliar como está atualmente o relacionamento da empresa com a mídia e como o documento pode ajudar a potencializá-lo. Só então deve-se partir para a execução em si. 

3. Não economize na criatividade

Por fim, considere que o básico todo mundo está fazendo: release + amostras de produtos ou serviços + um brinde/mimo.

É aconselhável estimular o time a pensar fora da caixa. Incrementando o press kit com algo surpreendente, que eleve a consciência da marca e, ao mesmo tempo, esteja conectado a ela e não fira suscetibilidades.

Por exemplo, evite parecer que o jornalista está diante de uma ação puramente de Marketing. 

eBook - Gestão de Reputação e crise

O que você aprendeu sobre press kit?

Elaborar e distribuir um bom press kit é uma atividade tática para Comunicação e Relações Públicas. Isso porque essa ferramenta torna palpável os esforços de relacionamento com a mídia profissional, portanto, fazendo parte da estratégia de gestão de reputação da marca.

Para tal, é importante conhecer bem os repórteres e editores que devem receber o material, lançar mão da criatividade e, sobretudo, tratar o press kit como algo estratégico. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação e Marketing.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados