Aprenda a mapear veículos de imprensa para a estratégia de Comunicação

Aprenda a mapear veículos de imprensa para a estratégia de Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

As novas configurações midiáticas trazem aos comunicadores corporativos e analistas de Relações Públicas novos desafios, como mapear veículos de imprensa. Afinal, o volume de meios e canais aumenta a cada dia, pulverizando a atenção do público.

Neste cenário, é preciso identificar publicações on e offline para as quais enviar sugestões de pauta e estabelecer relacionamento. E isso precisa ser feito de maneira bem segmentada, evitando uma abordagem generalizada — inclusive porque a própria dinâmica da mídia agora é mais "nichada".

A boa notícia é que existem tecnologias e técnicas que facilitam tudo. E é isso que vamos te mostrar ao longo deste artigo, no qual apontamos:

  • a importância do mapeamento de veículos de imprensa;
  • um passo a passo para fazer isso;
  • uma ferramenta que aumentam a precisão desse processo;
  • e muito mais.

Confira!

Por que mapear veículos de imprensa?

Em 2022, os veículos jornalísticos digitais já representava 34% da imprensa no Brasil, segundo levantamento do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. Esse dado, provavelmente já defasado, dá uma dimensão da força da convergência midiática no país.

Ele também traz pistas do árduo trabalho de assessores, comunicadores e analistas de RP na hora de buscar canais para divulgar notícias corporativas. Basicamente, esses profissionais se perguntam frequentemente: como mapear veículos de imprensa em meio a tantos canais?

É importante relembrar que esse mapeamento é fundamental para a estratégia comunicacional das organizações. Isso porque a presença de uma marca no noticiário — de maneira positiva — é um importante ingrediente na gestão de reputação

Basicamente, é preciso levantar as publicações nas quais os stakeholders confiam e estabelecer com elas um bom relacionamento. Afinal, a opinião pública é, em grande medida, ditada pelo que os repórteres publicam; eles continuam sendo os agentes mais importantes para a formação do consenso coletivo. 

Esse processo precisa ser contínuo, uma vez que a cada dia surgem novos portais direcionados a perfis específicos de audiência. 

Como mapear os principais veículos de imprensa para a sua estratégia de Comunicação?

Feita essa contextualização, vamos agora a algumas dicas de como mapear veículos de imprensa de maneira precisa e ágil. 

1. Revisite o planejamento de relações com a mídia

Comece olhando para como foram planificadas as relações da sua marca com a mídia, ou seja, os objetivos e as ações a serem empreendidas. 

Verifique se o que está documentado ainda está de acordo com os pilares estratégicos de Comunicação da empresa ou se é preciso fazer adaptações. Além disso, olhe para os veículos de imprensa com os quais já há uma boa relação e também aqueles que, já mapeados, ainda precisam de um esforço maior de aproximação.  

2. Segmente os públicos-alvo da marca

Em seguida, garanta que todo o time tenha na ponta da língua quais são os públicos para os quais a companhia fala. 

Vale a pena averiguar se a segmentação desses stakeholders está atualizada, bem como se o conhecimento sobre eles está bem elaborado. Do contrário, pode-se cair no erro de escolher mídias que já não alcançam as pessoas com quem se quer dialogar.  

3. Invista em tecnologia e inteligência de dados

Como o número de canais de imprensa não para de crescer, você precisa superar a ideia de que as buscas no Google são suficientes para o mapeamento de mídia. 

Demonstre à alta hierarquia do negócio a importância de adotar soluções tecnológicas avançadas para captar, processar e analisar grandes volumes de dados. Especialmente um sistema com o qual sua equipe possa ter acesso rápido e preciso a bases públicas de informação para monitoramento de imprensa.

Além disso, certifique-se que os profissionais do seu time têm habilidades analíticas para minerar as informações e usá-las de maneira inteligente.

4. Faça uma lista de veículos e a segmente

Dados esses passos, e de posse das ferramentas tecnológicas adequadas, parta de uma lista de veículos ampla e, em seguida, a segmente.

Você pode, por exemplo, separar as publicações por regionalidade, audiência, grau de credibilidade, e assim por diante.   

→ Leia também: 

Como mapear veículos de imprensa com a solução da Cortex? 

A Cortex oferece ao mercado a melhor solução de comunicação estratégica e reputação que, entre outras coisas, proporciona um monitoramento de imprensa de elevado nível técnico. 

A plataforma, que é dotada de Inteligência Artificial, permite o acompanhamento de veículos tradicionais, portais de notícias, mídias sociais — inclusive proporcionando mergulho nas bolhas informacionais e ideológicas.

Com este sistema, além de ter como mapear veículos de imprensa com alta precisão, seu time poderá:

  • antever crises de imagem;
  • encontrar oportunidades de diálogo com públicos específicos;
  • analisar comportamentos de público-alvo, agentes midiáticos e influenciadores para realizar ações mais certeiras;
  • diferenciar-se da concorrência com mais agilidade para perceber o que é relevante para o público-alvo e a sociedade em geral;
  • entre outras vantagens.

→ Leia também:

A solução da Cortex vai muito além do clipping 

Ela fornece a gestores e analistas de Comunicação e RP:

  • monitoramento integrado de mídias, inclusive das tendências midiáticas;
  • análises aprofundadas da contribuição da área para os objetivos estratégicos do negócio;
  • recursos, dados e insights para gestão de reputação e gerenciamento de crises de imagem;
  • dashboards completos para benchmarking competitivo, ou seja, comparação realista e contextualizada com concorrentes;
  • mensuração de resultados globais e em nível granular, com dados quantitativos e qualitativos para demonstrar resultados de maneira objetiva;
  • detecção, análise e acompanhamento de bolhas de informação;
  • e muito mais.

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

Ampliamos seu conhecimento sobre como mapear veículos de imprensa?

Esse exercício é muito importante atualmente, e ele precisa ser contínuo. Do contrário, os resultados de mídia espontânea podem ficar aquém do ideal. 

Como você viu, a maneira mais inteligente de manter esse processo é investindo em tecnologia e também na inteligência de dados do time. Algo que a solução da Cortex vem proporcionando às companhias com maior maturidade comunicacional do país.

Dessa forma, o dilema de como mapear veículos de imprensa deixa de existir, liberando a equipe para uma atuação ainda mais estratégica e propositiva. 


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados