
Tipos de release: os 5 principais modelos para a Comunicação Empresarial
Quando uma pessoa, empresa ou marca quer anunciar um acontecimento relevante para a imprensa, isso pode ser feito oficialmente através de diferentes tipos de release.
Os dados mostram que, apesar de antiga, essa ferramenta de comunicação ainda é extremamente relevante. Em um universo de 1200 jornalistas entrevistados ao redor do mundo, 63% vêem o press release como seu veículo jornalístico favorito, segundo o Sword and the Script.
Neste post, reunimos os principais tipos de release e suas características essenciais para que você consiga usá-los de forma adequada para conseguir uma divulgação eficiente.
Boa leitura!
Como fazer um release de imprensa? Relevância e objetividade
O release é um boletim de imprensa que tem como objetivo comunicar todos os detalhes sobre o que é alvo da notícia para ganhar destaque nos meios de comunicação. É a partir desse material que um formador de opinião da imprensa toma conhecimento do assunto noticiado e, a partir dele, pode ir atrás de mais informações.
Do anúncio de um evento até o lançamento de um livro, existem vários exemplos de materiais jornalísticos que podem ser utilizados. No final das contas, o mais importante é construir um texto objetivo, atraente e que destaque a relevância da ação, evento ou produto que está sendo noticiado.
Afinal, pense na quantidade de e-mails que profissionais de meios de comunicação recebem por dia. Como fazer um release de destaque para que sua informação seja levada em conta pela mídia?
Por fim, vale salientar a importância de que o tema do material esteja de acordo com a estratégia de comunicação da sua empresa. Afinal, o relacionamento com a imprensa deve ser pautado em qual tipo de reputação a marca deseja desenvolver junto ao seu público.
Conheça 5 tipos de release para imprensa
Os tipos de release devem se encaixar ao objetivo principal da comunicação. Isso porque cada acontecimento tem suas características particulares que devem ser explicadas corretamente.
Para orientar e otimizar a comunicação da sua empresa com a imprensa, separamos cinco tipos de release para serem utilizados de acordo com os objetivos da marca com a notícia. Vamos a eles!
1. Release padrão
O release padrão é um dos tipos de release mais comuns no mercado de comunicação. Ele pode ser usado quando uma empresa, pessoa ou uma instituição deseja gerar uma cobertura de mídia online e offline para sua marca.
O que embasa a construção desse tipo de release é o acontecimento ser considerado algo noticiável ou de interesse público. Alguns exemplos são quando uma empresa ganha um prêmio ou quando uma pessoa participa de um evento relevante na sua área.
Geralmente, o responsável por escrever o e-mail é o assessor de imprensa que reúne as informações que os jornalistas chamam de 5Ws:
- What
- Who
- When
- Where
- Why
- How
Na tradução: o que é, quem, quando, onde, por quê e como — que devem estar presentes e respondidos nos textos jornalísticos. Seguindo essa lógica, a leitura fica mais fácil e coerente, pois quem lê vai conseguir extrair as principais informações que o release quer informar. Inclusive, vale salientar que isso deve valer para todos os tipos de release, combinado?
Por fim, o texto deve ser curto, variando entre cinco a seis parágrafos. No final, o assessor deve disponibilizar o contato para que os formadores de opinião da imprensa busquem mais informações.
2. Release de lançamento
Outro tipo de press release bastante comum é o release de lançamento. Ele pode ser relacionado a um produto, um livro, um programa de uma empresa, entre outros assuntos.
Diferente do formato anterior, o de lançamento tem o objetivo de gerar publicidade dentro de um período específico. Afinal, todo lançamento tem uma data, não é mesmo? Por isso, o texto deve ser planejado para que fique pronto e seja enviado com tempo hábil para que os veículos de comunicação consigam fazer contato.
Para valorizar a informação desse tipo de release destaque o nome do autor ou da empresa se forem conhecidos ou o diferencial do produto com as inovações que ele traz para o mercado.
3. Release editorial
O terceiro tipo de release da nossa lista é o editorial. O texto é escrito em primeira pessoa, pois o objetivo é destacar a opinião ou posicionamento do autor.
Por isso, essa modalidade possui uma assinatura de fechamento e as falas incluídas nele podem ser citadas em matérias pelos formadores de opinião da imprensa.
Um dos momentos em que esse release é enviado é quando um porta-voz precisa fazer um pronunciamento formal de sua posição seja esclarecendo um rumor, acusação ou uma declaração anterior.
O texto deve ser bem planejado para que o motivo do envio do release fique claro e responda as dúvidas que surgiram sobre o assunto envolvendo a pessoa.
4. Release de evento
Quando uma empresa firma uma parceria com um influenciador digital e juntos promovem um evento, os responsáveis pela divulgação podem fazer um release do evento.
Esse tipo de release explica todos os detalhes do evento (onde, data, local e hora), detalha o objetivo da parceria e o que vão trazer de novidade. Para que o texto seja fácil de ler e as informações fiquem claras, organize as informações em tópicos, destacando-os com bullet points.
Além de enviar o release de evento para formadores de opinião da imprensa, outros influenciadores também podem recebê-lo para divulgar o evento. Também existem tipos de release de evento que são abertos ao público.
5. Release de rebranding
Empresas e profissionais podem mudar seu posicionamento no mercado e uma forma eficiente de fazer isso é enviando um release de rebranding. Por exemplo, quando uma empresa é vendida e muda seu foco dentro do mercado, é importante comunicar essa mudança ao público.
No texto do release, a empresa pode explicar o novo conceito do branding da marca, o que motivou as mudanças e os planos para o futuro. Para que o texto fique completo, antecipe possíveis perguntas que possam surgir e já as responda no release.
Elementos importantes na estrutura dos exemplos de press release
Para escrever diferentes tipos de release é importante ficar atento aos seguintes pontos importantes:
Momento/timing
Os formadores de opinião da imprensa trabalham com assuntos factuais, do dia a dia ou temas especiais. Seu release precisa se adequar em uma dessas categorias.
Título
O título é a isca para que qualquer tipo de release seja lido. Então, use as palavras-chave que podem impactar o leitor logo de cara.
SEO
Para que o release traga resultados, usar as técnicas de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) melhora as chances de o texto publicar aparecer nos resultados principais das buscas.
Informações para contato
Nenhum tipo de release deve ficar sem opções de contato, principalmente se o tema permite aprofundamentos.
Quer entender quais dados você deve acompanhar para mensurar as métricas e os indicadores corretos para cada tipo de objetivo de comunicação? Baixe nossa cartilha exclusiva!
Resumindo: a importância de um bom release
Independentemente do tipo de release que você vai enviar é fundamental fornecer informações bem apuradas, precisas e bem escritas.
Isso permite que os formadores de opinião da imprensa sejam “fisgados” pelo seu texto e o transforme em notícias. Assim, sua empresa vai estabelecer pontes com as principais mídias divulgadoras da sua imagem e garantidoras de sua boa reputação.
Esperamos que este conteúdo te ajude a entender melhor o que é um release, diferentes tipos e sua importância para aprimorar a comunicação empresarial do seu negócio. Até a próxima!
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a plataforma de inteligência Cortex PR.
Ou se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.