Mão segurando uma placa com hashtag remetendo aos influenciadores digitais

Influenciadores Digitais: qual o impacto para a reputação da marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O mercado dos influenciadores digitais apresenta um crescimento vertiginoso dentro do amplo ecossistema de mídias. Ele deverá movimentar 28 bilhões de dólares globalmente até 2026, de acordo com estudo da Clan Connect

No Brasil, o Marketing de Influência é particularmente interessante. O país tem mais influencers do que dentistas ou engenheiros, conforme já foi amplamente divulgado na imprensa.

Não há dúvida: as pessoas que falam a milhares de seguidores nas redes sociais são altamente influentes e podem impactar a reputação das marcas — como você verá em detalhes ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender:

  • por que sua empresa deve fazer ações em colaboração com influenciadores digitais;
  • como essas lideranças de opinião podem ajudar no legado reputacional da sua marca;
  • quais cuidados devem ser tomados na escolha delas para firmar parcerias;
  • e muito mais!     

Por que fazer ações com influenciadores digitais

Comecemos por entender que o Marketing de Influência é um híbrido de ações tradicionais com novas práticas. Neste sentido, o principal diferencial dessa "nova forma de fazer marketing" é o estabelecimento de colaborações entre marcas e influenciadores — as celebridades no ambiente digital.

Todas as empresas, B2B ou B2C, em todos os segmentos, têm se visto convidadas a trabalhar colaborativamente com digital influencers. Tanto é que 80% dos gestores empresariais entrevistados pela Influencer MarketingHub disseram ter separado um orçamento específico para ações junto a influenciadores pela primeira vez em 2023. 

E isso acontece por diversas razões, tais como:

  • os influenciadores, ao contrário das celebridades mainstream, podem estar em qualquer lugar e falar diretamente com seus nichos — o que os coloca em um lugar de especial identificação com públicos específicos;
  • esses agentes midiáticos mais "informais" têm especial facilidade para falar com as gerações nascidas a partir dos anos 2000 — digitalmente alfabetizadas e avessas à propaganda;
  • os usuários de mídia social se envolvem, em média, com 6 plataformas diferentes — o que faz com que campanhas cross-channel sejam inevitáveis ​​para as marcas;
  • as companhias obtêm um ROI médio de 5,2 dólares para cada 1 dólar gasto em ativações com influencers.

Principais benefícios que bons influenciadores digitais trazem para a reputação da sua marca

Confira, a seguir, algumas das vantagens de contar com a colaboração de influenciadores digitais no esforço de manter uma boa reputação de marca.

1. Aumento de visibilidade

Quando uma empresa B2B é promovida por um influenciador digital confiável, ela ganha exposição para um público maior e mais diversificado do que normalmente seria possível. Isso pode ajudar a aumentar a conscientização da marca e torná-la mais reconhecida no mercado.

2. Ganho de credibilidade

As falas positivas de influenciadores digitais relevantes sobre uma marca têm peso de recomendação. Portanto, são muito efetivas no esforço de  aumentar a credibilidade da empresa aos olhos de seu público-alvo. 

Como muitos digital influencers têm seguidores fiéis e engajados, seu apoio pode ser especialmente valioso para construir confiança com novos clientes.

3. Melhoria da imagem de marca

Os influenciadores digitais vistos como autoridades em seus nichos, incorporam camadas significativas de relevância para as marcas que referenciam. Em outras palavras, a associação com um influenciador respeitado vai além de elevar o alcance: ela pode ajudar a aumentar a percepção de liderança (consolidada ou iminente) da empresa em seu setor.

4. Alcance de nichos específicos

Muitos influenciadores digitais têm seguidores que se concentram em nichos específicos. Logo, se a organização atua ou quer atuar em um segmento determinado do mercado, essa parceria tem o poder de ajudá-la a ser apresentada por celebridades nas quais aquele público vai, no mínimo, parar para ouvir.

Importância de escolher influenciadores digitais relevantes com os quais associar sua marca

A escolha dos digitais influencers com os quais uma marca vai se associar precisa ser bastante rigorosa. A princípio, esse alerta parece desnecessário, contudo, o que se tem visto é que muitas empresas acabam criando problemas por simplesmente querer aproveitar o "hype do momento".

Portanto, estamos falando aqui de algo estratégico, bem pensado; com objetivos, metas e parâmetros bem definidos. 

Confira, nos tópicos que seguem, alguns pontos de atenção.  

Categorias de influenciadores

As empresas e agências mais experientes neste campo aconselham que, antes de entrar em contato com influenciadores, começar a filtragem categorizando-os conforme o alcance que eles podem proporcionar para a marca.

Os números variam, contudo, em uma análise geral essas são as categorias de influência quando se trata da quantidade de seguidores:

Classificação de influenciadores digitais pelo número de seguidores que possuem nas redes sociais

Critérios de avaliação essenciais

No entanto, a escolha jamais deve ser guiada apenas pela quantidade de seguidores que uma liderança de opinião tem em suas redes. Há outros critérios que precisam ser considerados, tais como:

  • taxa de engajamento: métrica que mede a frequência com que os seguidores de um influenciador se envolvem com seu conteúdo; inclui visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • identificação com a empresa: o que o influenciador representa precisa dialogar verticalmente com os pilares estratégicos da marca e seu posicionamento de mercado, além de missão, visão e valores. 
  • "match" com o produto/serviço ou a mensagem: o perfil do influencer também deve ser considerado na hora de avaliar se o que se quer alcançar junto ao público tem coerência. Para citar um exemplo extremo: seria estranho se um streamer de games de ação apresentasse a seus seguidores adolescentes um creme de hidratação para bebês. 

Cuidados que podem evitar crises

Há também algumas red flags a serem criteriosamente avaliadas durante a escolha de influenciadores digitais. Aqui estão as principais:

  • comunicação inconsistente, sensacionalista ou apelativa — há sérias chances de alguma polêmica respingar sobre a marca;
  • taxa de crescimento de seguidores rápida e/ou injustificada — nos casos em que o influencer teve um conteúdo viralizado, isso acontece; o mais indicado é ver se ele continuará sendo coerente, responsável e relevante antes de partir para associação com sua marca;
  • taxa de engajamento extraordinariamente baixa para a quantidade de seguidores que eles têm — isso pode indicar a compra de followers falsos;
  • quantidade incomum de “bots” nos comentários — você pode identificá-los por meio de mensagens que se repetem seguidamente ou são spams;
  • uso exagerado de filtros ou edição de alteração em postagens — indicativo de que há ou poderá haver a ocorrência, deliberada ou não, de enganos ao público.

Como mensurar os resultados das ações com influenciadores digitais

Vamos agora a quatro dicas essenciais para você conseguir dimensionar corretamente — e demonstrar claramente — os resultados obtidos em cada ação realizada em parceria com influencers. Confira, nos tópicos a seguir!

1. Defina objetivos e KPIs

Um planejamento estratégico de ações de Marketing de Influência é essencial. Ele deve estar ancorado em metas e objetivos claros.

A partir disso, deve-se escolher indicadores-chave de desempenho (KPIs) com os quais serão calculados os retornos esperados. Aqui estão alguns dos mais importantes:

  • Alcance: total de visitantes únicos no post ou página de destino; ou quantidade de seguidores impactados pela ação;
  • Impressões: número de vezes em que a postagem foi visualizada;
  • Engajamento: a porcentagem de respostas às ações desejadas;
  • Interações: quantidade de pessoas que comentam, compartilham ou curtem o post — com detalhamento do teor das interações (positivas, negativas, neutras..);
  • Custo por Clique: valores gastos ou obtidos em cada clique; 
  • Conversões: total de seguidores que fizeram o esperado pela ativação (comprar, baixar um material ou ferramenta, entre outras).   

2. Acompanhe métricas adequadas

Também é recomendável definir e monitorar métricas de variados tipos (valor, quantidade, peso, volume ou outro formato quantitativo). Isso ajudará a calcular adequadamente o retorno sobre o investimento (ROI) e também demonstrar resultados

Essas são algumas das métricas acionáveis mais importantes:

  • Valoração: quanto a empresa gastaria em publicidade para atingir o mesmo público alcançado pelo influencer;
  • Share of Voice: taxa de participação da marca no debate coletivo a partir da ação, em comparação com a concorrência;
  • Índice de Promoção da Marca: percentual de repercussões positivas geradas — na mídia tradicional ou via outros influenciadores digitais, por exemplo;
  • Exposição Qualificada: classificação dessas repercussões por sentimento e protagonismo;
  • ROI: o retorno sobre os investimentos, que pode ser:
    • por número de publicações: um comparativo da reputação da marca antes e depois da ação gerar resultados na imprensa. Por exemplo, a partir da publicação de uma matéria sobre o diálogo do influencer com a empresa. 
    • por temática/assunto: quanto cada assunto impacta na imagem corporativa — ajuda a verificar exatamente quais pautas levantadas pelo influencer promovem ou potencialmente prejudicam o legado reputacional da empresa. 
    • por produto ou serviço: como e quanto a ação de Marketing de Influência impacta a promoção da oferta, quando for o caso.

3. Parametrize estrategicamente as URLs

Para medir o sucesso das ações com influenciadores, é crucial rastrear as URLs usadas nas campanhas. Isso permite, por exemplo, avaliar se os objetivos foram alcançados e como levar os seguidores até a loja virtual para comprar um produto. 

Vale a pena usar ferramentas de encurtamento de URLs e o Google Analytics. Elas ajudam a visualizar o caminho percorrido pelo público e identificar as páginas com melhor desempenho.

4. Use tecnologia de ponta para planejar, executar e mensurar resultados

Por fim, vale a pena contar com uma plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação como a que a Cortex oferece. Com ela, automatizar o planejamento, a execução e a mensuração dos retornos de ações com influenciadores digitais se torna mais fácil, ágil e eficiente.

O grande trunfo aqui é conseguir que as campanhas com influencers sejam integradas à estratégia geral de gestão de reputação empreendida por Comunicação e/ou Relações Públicas. Na prática, a solução garante um cadenciamento tático das iniciativas empreendidas, potencializando e, paralelamente, tornando os resultados mensuráveis.

Em suma, uma ferramenta de Comunicação Estratégica e Reputação dá mais poder analítico aos profissionais. Pois fornece recursos e funcionalidades sob medida para acompanhar os reais impactos de cada ação.

Influenciadores digitais: parcerias estratégicas que podem elevar a imagem do seu negócio

Não há dúvidas de que os influenciadores digitais são importantes líderes de opinião. E que muitos deles tem o poder de elevar a reputação de uma marca a partir de campanhas e ações bem planejadas e executadas.

Planejamento, aliás, é uma palavra-chave muito importante nesta abordagem. Especialmente porque estamos falando de um universo no qual agilidade e aproveitamento das tendências podem acabar pavimentando caminhos para grandes deslizes.

Além de saber exatamente o que se quer, é fundamental que a escolha dos influencers seja bastante criteriosa. Afinal, é a imagem corporativa que está sendo atrelada a uma celebridade ou liderança de opinião.

Sua empresa já está aproveitando a vasta capacidade de alcance e impacto dos influenciadores digitais? O que você achou da reflexão e das dicas que trouxemos neste texto? 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados