desafios da reputação da marca

Quais são os maiores desafios para trabalhar a reputação da sua marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A reputação da marca não é algo que se alcança de maneira aleatória ou orgânica. Não na realidade atual, na qual as empresas lidam com alta competição e uma opinião pública cada dia mais difícil de decifrar.

Você já pensou nos principais desafios  para a manutenção de uma boa imagem corporativa? Continue lendo este artigo, pois aqui nós vamos te mostrar:

  • por que assumir as rédeas de como sua empresa é vista é mais urgente do que nunca;
  • como isso tem se tornado cada dia mais trabalhoso;
  • qual é a complexidade que os profissionais de Comunicação e Relações Públicas enfrentam;
  • e muito mais!

Vamos lá?

Por que a reputação da marca é importante para sua empresa?

Uma reputação positiva é crucial para as empresas prosperarem no cenário competitivo, digital e offline de hoje. Basicamente porque os consumidores se envolvem com mais frequência com marcas nas quais confiam. 

Essa é a resposta rápida, mas esse tema tem outras camadas, mais espessas e profundas. Vamos a duas delas, que, com certeza, você vai considerar de extrema importância!

1. A reputação da marca define o valor de mercado de uma empresa

O grau de confiabilidade expresso por um negócio tem impacto direto em quanto ele vale. Para ter um vislumbre disso, basta olharmos para estes dados: 

  • até 80% do valor de uma empresa é definido por seu legado reputacional, segundo estudo da Oxford University;
  • 51% das lideranças de Comunicação das empresas mais bem-sucedidas do mundo classificam o “posicionamento corporativo” entre suas cinco principais áreas de maior importância estratégica, conforme levantamento da Edelman

2. A reputação da marca influencia diretamente nos resultados financeiros

A dinâmica mercadológica atual exige constante inovação no esforço de manter o negócio bem-visto pela opiniāo pública. Inclusive porque isso tem influência direta nas vendas, no faturamento e na receita.

Tanto é assim que 77% dos CEOs de organizações de alta performance dizem ter certeza que a Comunicação e as Relações Públicas são impulsionadoras estratégicas de negócios — de acordo com o já citado estudo da Edelman.

eBook - Gestão de Reputação e crise

Quais desafios precisam ser vencidos na gestão de reputação da marca?

A seguir, veja os maiores obstáculos para a gestão de reputação — e aproveite nossos conteúdos ricos que vão te ajudar a superar cada um deles!

Principais desafios que precisa vencer  na gestão de reputação da sua marca

1. Ter um bom relacionamento com influenciadores em mídias sociais

As redes sociais viraram o mundo de cabeça para baixo. Elas descentralizaram os meios de comunicação, deram voz a pessoas e grupos que não eram alcançados pela mídia tradicional, entre outras tantas mudanças.

Ao mesmo tempo, elas criaram dificuldades para as empresas, que agora estão constantemente expostas à opinião do público. Dessa forma, precisam entender quem são as pessoas que levantam e influenciam os debates para estabelecer relacionamentos amistosos.

Sem isso, quando algum assunto delicado para a marca for levantado, as chances de uma crise se instalar aumentam consideravelmente. 

Agora, como detectar os influencers com os quais se relaciona? Quais abordagens surtem efeito positivo para a imagem da marca? Essas e outras perguntas rondam a cabeça dos profissionais encarregados por gerir a reputação corporativa.

PR - eBook - Como criar estratégias de Comunicação baseadas no sentimento da imprensa e de influenciadores

2. Acompanhar de perto as bolhas de informação e ideologia

As bolhas informacionais e ideológicas também ameaçam o legado reputacional das empresas. Resultado da algoritmização da sociabilidade online, elas nada mais são do que grupos de indivíduos se retroalimentando de ideias e convicções.

Onde está o problema nisso? 

As bolhas não abrem muito espaço para o contraditório; seus membros tendem a se tornar refratários a pessoas e organizações que pensam ou agem em desacordo com seus valores. 

Aquelas formadas por princípios ideológicos reúnem ativistas e militantes de determinadas causas. Unidos, e com razão ou não, eles agem muito fortemente para criticar, expor e até "cancelar" seus alvos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

[PR] Guia Completo das Bolhas de Informação: entenda por que o conceito é essencial para Comunicação e Marketing

3. Monitorar a imprensa para entender seus impactos na marca

A imprensa como a conhecíamos há 10 anos já não existe mais. Ela sofreu uma profunda revolução a partir do que se convencionou chamar de convergência midiática.

Basicamente, os veículos tradicionais de comunicação se pulverizaram e passaram a atuar de maneira multiplataforma. Ou seja, o jornal ou a emissora de TV também estão online, em portais de notícias, nas redes sociais, nas plataformas de streaming de áudio e vídeo…

Com isso, fazer o monitoramento das menções à marca ou mesmo das tendências de pautas está se tornando cada dia mais difícil. Ao mesmo tempo, é essencial, pois é preciso entender como jornalistas, artistas e outros profissionais de imprensa falam sobre a empresa e o mercado no qual ela está inserida.

Nova call to action

4. Ter um bom relacionamento com líderes de opinião profissionais

Houve um tempo em que bastava contratar a assessoria de imprensa mais cara para conseguir mídia espontânea. Afinal, repórteres, colunistas e outros líderes de opinião profissionais realmente relevantes eram poucos e tinham mais abertura para receber sugestões de pauta.

Agora, com a mídia em convergência, o hardnews dominando as redações e o público em geral produzindo e distribuindo notícias, as coisas mudaram significativamente.

É preciso lançar mão de outras estratégias para conquistar a atenção das lideranças de opinião. Afinal, elas continuam sendo agentes determinantes no mover da opinião pública, com poder de alterar a percepção da sociedade sobre uma marca.

[PR] eBook - Sugestão de Pauta na era dos dados: como guiar jornalistas com práticas digitais

5. Contar com a estrutura profissional e tecnológica necessária

O momento atual exige maturidade em Comunicação e Relações Públicas das empresas. Sem isso, elevar e manter em alta a reputação da marca acaba se tornando uma utopia.

Em termos bem diretos, as organizações precisam investir em pessoal qualificado e também em tecnologia. Elas devem alcançar a inteligência de dados: ter condições técnicas e profissionais capacitados para captar, processar e analisar grandes volumes de informações. 

Só assim podem lidar com todos os desafios que citamos aqui de maneira preventiva e preditiva. Detectar problemas, conhecer padrões comportamentais de seus públicos, antever tendências, entre outras iniciativas fundamentais.

Guia das Áreas de Comunicação e RP na Era dos Dados 3ª edição  

6. Utilizar as tecnologias corretas

Sistemas, aplicativos e serviços digitais úteis para Comunicação e Relações Públicas fazerem gestão de reputação da marca, definitivamente, não faltam. O desafio está em montar o pool de ferramentas ideal: aquele que potencialize a produtividade e as capacidades analíticas dos profissionais.

O pulo do gato está em não se perder na grande oferta tendo os pilares estratégicos da empresa como direcionadores. Ou seja, contar com um planejamento claro para, a partir dele, ir em busca das soluções que facilitem sua execução. 

Nova call to action

Gestão de reputação da marca: um desafio a ser vencido para garantir a sustentabilidade do seu negócio

A gestão de reputação é crucial para o sucesso de uma empresa no atual cenário competitivo. Ela influencia diretamente no valor de mercado e nos resultados financeiros, em curto, médio e longo prazo.

Realizá-la, contudo, não é tarefa fácil. Especialmente porque há novos desafios que Comunicação e Relações Públicas precisam vencer.

Do bom relacionamento com influenciadores ao acompanhamento das bolhas, passando pela interação com a imprensa e a necessidade de se equipar tecnologicamente, o cenário é de alta complexidade. 

Como você e seu time têm lidado com as dificuldades para trabalhar a reputação da marca?



Artigos Relacionados