Como a sua assessoria de imprensa deve usar a plataforma da Cortex para comprovar seus resultados

Como a sua assessoria de imprensa deve usar a plataforma da Cortex para comprovar seus resultados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

À medida que as empresas entendem a importância de ter uma boa exposição na mídia, as pressões sobre a assessoria de imprensa só aumentam. Esses profissionais agora precisam incrementar o poder de alcance das marcas que atendem e apresentar resultados palpáveis.

Se você é gestor de uma assessoria ou um assessor, sabe do que estamos falando. Por isso, está aqui lendo este blog post.

Fez bem, pois aqui você vai ver: 

  • uma rápida rememoração das questões que dificultam a comprovação dos resultados em assessoria de imprensa;
  • uma apresentação geral da plataforma da Cortex e como ela ajuda a gerar e demonstrar os retornos gerados nessa área;
  • um detalhamento dos quatro módulos que tornam isso possível;
  • e muito mais.

Acompanhe!

Panorama geral

Como a solução da Cortex ajuda a vencer as dificuldades de medir e demonstrar resultados em assessoria de imprensa

Se você faz assessoria de imprensa, conhece as grandes dificuldades na medição dos resultados do seu trabalho. Também sabe o quanto é difícil demonstrar aos clientes os retornos obtidos.

Na raiz desse dilema normalmente estão questões como:  

  • Falta de dados precisos. Pode ser difícil medir com precisão a influência dos serviços da assessoria, especialmente se as informações são coletadas lentamente — clipando manualmente, por exemplo.
  • Dificuldade de relacionar o alcance de mídia espontânea com os resultados de negócio. É complicado comprovar se uma notícia específica teve um impacto direto sobre as metas do cliente, como vendas e a receita.
  • Falta de métricas e indicadores de desempenho. Se os objetivos e as metas não estão conectados a medidas quantitativas e qualitativas, dizer que eles foram atingidos se torna algo pouco objetivo.

Para superar essas e outras dificuldades, é importante ter uma estratégia bem definida e inteligência de dados, unindo habilidades de gestão e análise com ferramentas tecnológicas. Daí a importância de dispor de uma plataforma desenhada sob medida.

A boa notícia é que você pode contar com Comunicação Estratégica e Reputação, a solução da Cortex que responde aos principais desafios enfrentados por comunicadores, analistas de Relações Públicas e assessores de imprensa.

Ela, comprovadamente, aumenta (e comprova) o retorno econômico do trabalho realizado ao permitir ter visibilidade da reputação da marca e da repercussão gerada na mídia tradicional e nas redes sociais em tempo real. 

Além disso, com o sistema da Cortex, fica bem fácil utilizar métricas modernas e acuradas para mensurar projetos e campanhas. Inclusive dimensionando os valores financeiros gerados ou economizados.

Seus módulos e funcionalidades fornecem capacidades técnicas e analíticas superiores para:

  • monitorar integralmente diferentes mídias e dimensionar quantitativa e qualitativamente a exposição das marcas;
  • mensurar a reputação das empresas nos diferentes ambientes midiáticos e trabalhar continuamente para mantê-la em níveis saudáveis;
  • detectar tendências de mídia e opinião pública para prever potenciais crises de imagem e também visualizar oportunidades;
  • calcular o retorno sobre investimentos (ROI) dos projetos e das ações de relacionamento com imprensa, entre outros;
  • e muito mais.

No detalhe

Como funciona o módulo de exposição de marca 

O módulo 'Exposição de marca' da Cortex permite monitorar em tempo real a exposição das marcas e a de seus concorrentes na imprensa e nas mídias sociais. 

Ele fornece um painel integrado com métricas importantes para avaliar como a empresa é vista por seus públicos, permitindo a avaliação contínua e precisa.

As funcionalidades deste módulo foram desenhadas a partir dos desafios de monitoramento. Considerando a mídia em convergência e a ampliação da esfera da opinião pública nos ambientes virtuais. 

Com ele, lidar com a alta volumetria de notícias e múltiplas fontes de dados fica mais fácil, ágil e eficiente. Inclusive porque há facilidade de geração e visualização de clipping e relatórios livres das chamadas "métricas de vaidade" — aquelas que não demonstram resultados que realmente importam.

Basicamente, você vai usar este módulo para:

  • acompanhar em tempo real os movimentos da imprensa;
  • detectar e dimensionar a exposição da marca nas diversas mídias;
  • mensurar resultados quantitativos e qualitativos, inclusive em comparação com os concorrentes;
  • avaliar a performance em cada tipo de mídia;
  • comparar resultados de diferentes campanhas, sem fazer grandes esforços manuais;
entre outras iniciativas.

[Cartilha] Do clipping tradicional à inteligência de comunicação

No detalhe

Como funciona o módulo de reputação nas mídias

"Reputação nas mídias" é o módulo da plataforma que permite acompanhar em tempo real o valor reputacional das marcas e reportá-lo com indicadores-chave (KPIs) que fazem sentido para os executivos. 

Com ele, é possível avaliar como cada pilar estratégico, veículo ou líder de opinião impacta na imagem da empresa. Além disso, essa ferramenta é excelente aliada na previsibilidade de crises de imagem, bem como de oportunidades — de diálogo com o público, de produção de conteúdo, entre outras.

As funcionalidades deste módulo foram criadas para a superação das metodologias ultrapassadas de mensuração, como a centimetragem. Também para que analistas e assessores de imprensa se libertem dos indicadores que não se correlacionam com os objetivos estratégicos dos negócios e com os KPIs importantes para os boards executivos.

Com ele, a falta de integração das fontes de dados e a demora para identificar e reagir a focos de potenciais de crise de imagem são coisas do passado.

Na prática, você vai usar os recursos do módulo "reputação nas mídias" para:

  • monitorar em tempo real o que a imprensa e as mídias sociais estão dizendo sobre seus clientes;
  • acompanhar sistematicamente os concorrentes, seus resultados qualitativos e quantitativos, a frequência e o alcance das publicações que eles emplacam em cada veículo de comunicação;
  • gerir diariamente a reputação organizacional das empresas que atende, inclusive em comparação com os concorrentes;
  • detectar as tendências de mídia e opinião pública e potenciais riscos de imagem, analisando cada pilar estratégico e sabendo como cada um deles está impactando na sua reputação;
  • acompanhar o ranking de líderes de opinião e saber quais veículos geram o melhor resultado para cada marca;
  • balizar o protagonismo e o sentimento das publicações, acompanhando como as marcas são percebidas e que posição elas ocupam no imaginário do público;
  • e muito mais. 

 

No detalhe

Como funciona o módulo tendências na mídia

Para acompanhar como os temas de impacto para seus clientes estão sendo percebidos pela imprensa, líderes de opinião e concorrentes, conte o módulo "tendências na mídia" da solução da Cortex. 

Ele permite que você identifique oportunidades a serem exploradas a partir da personalização de painéis com visões de acordo com seus temas de interesse.

Os recursos deste módulo são muito úteis para lidar com a movimentação midiática frenética da atualidade. Além de facilitar a identificação dos temas que movem os jornalistas, eles proporcionam acompanhamento do fragmentado e complexo ecossistema das mídias sociais.

Com ele, você poderá obter resultados como:

  • maior facilidade para identificar os líderes de opinião que movimentam a opinião pública;
  • ter condições de detectar os assuntos que realmente geram impacto nos negócios dos seus clientes;
  • mais agilidade para avaliar como as principais marcas estão se posicionando dentro e fora do seu mercado;
  • contar com insumos informacionais para traçar estratégias de posicionamento (ou não) em relação a assuntos relevantes;
  • fazer menos esforço para acompanhar como os concorrentes estão se posicionando nas mídias;
  • evitar que as empresas que você atende sejam pegas de surpresa em polêmicas, boatos e até fake news;
  • e muito mais.

Nova call to action

No detalhe

Como funciona o módulo desempenho das ações

O módulo "desempenho das ações" é essencial para gerenciar e monitorar a eficiência das ações de Comunicação e Relações Públicas. Ele ajuda a investir recursos de forma estratégica e aumenta as chances de alcançar os resultados propostos.

Criado para responder aos principais desafios de gestão e mensuração de resultados, este conjunto de funcionalidades ajuda a demonstrar quantitativa e qualitativamente os retornos dos serviços. Inclusive dimensionando os valores financeiros gerados ou economizados com os projetos ou campanhas.

Se seus clientes têm dificuldades para visualizar os serviços de assessoria de imprensa como um investimento, essa ferramenta vai te ajudar muito. Ela, por exemplo, rompe com a tradicional visão de que os esforços para ganho de exposição na mídia são meramente "acessórios".

Basicamente, com este módulo, você poderá:

  • calcular o retorno sobre os investimentos (ROI) com máxima precisão;
  • gerar relatórios de desempenho que ajudem os boards executivos a entenderem os avanços alcançados;
  • demonstrar como mídia espontânea, media training e outros serviços impactam na geração de receita;
  • defender mais recursos financeiros para seus esforços de inovação;
  • entre outras facilidades.

Nova call to action

Quais lições a sua assessoria de imprensa pode tirar disso?

A plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex responde aos principais desafios enfrentados pelos assessores de imprensa. Ela utiliza Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics para ajudar a aumentar (e comprovar) o retorno econômico das atividades realizadas por esses profissionais. 

Com ela é possível utilizar métricas modernas e acuradas para mensurar projetos e campanhas. Inclusive dimensionando os valores financeiros gerados ou economizados. 

Os quatro módulos presentes na solução representam uma virada de jogo para a reputação corporativa com análise qualitativas das menções na mídia, acompanhamento de tendências da opinião pública e do desempenho das ações da área, entre outros aspectos.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados