RP e Marketing: como conectar os resultados dessas áreas

RP e Marketing: como conectar os resultados dessas áreas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

RP e Marketing são áreas com objetivos bem claros que, muitas vezes, podem e devem convergir. Afinal, são departamentos que usam métodos e têm atribuições completamente distintas, mas que, no final, existem para fazer o negócio avançar. 

Neste sentido, a apresentação de resultados para a alta gestão normalmente exige integrar em relatórios a performance de ambos os times. Mas, como fazer isso de maneira estratégica? 

Neste artigo, vamos te mostrar que a tecnologia é um excelente caminho. Continue lendo para ver:

  • quais são as diferenças mais elementares entre RP e Marketing;
  • por que a combinação dos resultados desses times é importante;
  • como usar uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação para criar relatórios convergentes entre as duas áreas;
  • e muito mais!

 

RP e Marketing: quais são as diferenças?

A principal diferença entre as duas áreas é que o Marketing se concentra na venda de produtos, enquanto as atividades de Relações Públicas (RP) são focadas em manter a reputação da empresa positiva. 

Mas há outras características operacionais e estratégicas que diferenciam essas áreas. Entre as principais destacam-se as que você vai ver a seguir.

Atividades diárias

Na maioria das vezes, os profissionais de Marketing e Relações Públicas gastam seu tempo de maneiras muito diferentes. 

Você pode encontrar profissionais de RP escrevendo comunicados à imprensa, lançando histórias positivas sobre a empresa e construindo relacionamentos com a mídia. 

Os profissionais de Marketing, por outro lado, estão sempre ocupados em planejar lançamentos de produtos, criar campanhas de captação e qualificação de leads, bem como realizar pesquisas variadas.

Público 

Outra diferença entre os dois departamentos é o público que atingem. RP atende diferentes públicos de acordo com a necessidade da empresa — via assessoria de imprensa, fala com jornalistas e líderes de opinião, por exemplo. 

Em comparação, o Marketing concentra-se principalmente em alcançar clientes e prospects. Atraí-los para uma determinada oferta, mantê-los fiéis e comprando cada vez mais e com margens mais interessantes para o negócio.

Objetivos

Quando os departamentos de RP e Marketing abordam seus trabalhos, eles têm objetivos muito diferentes em mente. 

Os profissionais de RP estão focados em criar uma imagem positiva para a empresa e construir um relacionamento positivo com os vários stakeholders, enquanto os de Marketing buscam alcançar clientes e prospects e aumentar a participação de mercado da companhia.

Métricas de sucesso

Outra distinção importante é como ambos os departamentos medem o sucesso. 

Os profissionais de Relações Públicas avaliam se efetivamente criaram um burburinho positivo para a marca avaliando métricas e a repercussão de ações. Em comparação, o Marketing pode verificar se um produto atingiu suas metas de vendas ou o retorno sobre o investimento (ROI) de uma campanha recente.

Por que é importante combinar os resultados de RP e Marketing?

Por tudo o que dissemos até aqui, pode-se intuir que um lead geralmente se conecta à sua marca a partir dos esforços de Relações Públicas. Ao mesmo tempo, ele só é convertido em cliente como resultado das táticas de Marketing. 

Contudo, há outras razões para combinar as ações e, consequentemente, os resultados de RP e Marketing. Confira quais são as principais nos tópicos que seguem!

Por que é importante combinar resultados  de RP e Marketing_

Os boards executivos se concentram nos retornos macros

Tudo começa por entender que a alta gestão está preocupada com ganho de reputação e geração de valor para clientes, investidores e acionistas. Consequentemente, sua maior preocupação é com o aumento do market share — leia-se vendas, faturamento e lucratividade.

Dessa forma, ao combinar as ações e a apresentação de resultados, os times conseguem demonstrar retornos palpáveis. Eles deixam de apresentar relatórios muito subjetivos, passando a demonstrar claramente como trabalharam juntos para que a empresa ganhe ou economize dinheiro, por exemplo. 

A defesa conjunta dos investimentos beneficia os dois times

Além disso, é bastante comum que os investimentos em RP e Marketing precisem ser defendidos constantemente. Inclusive porque os executivos de negócios podem não entender com clareza como essas áreas contribuem para que o negócio siga avançando no mercado.

Ao atuar de maneira conjunta e fazer demonstrativos claros do ROI, as chances de obtenção de orçamento aumentam significativamente. Inclusive por que fica mais fácil dimensionar em cifras e estatísticas os resultados obtidos. 

Há mais chances de inovação quando as equipes trabalham juntas

Por fim, é preciso pensar também em como a convergência de objetivos e metas pavimenta o caminho para a inovação. Ela, é preciso ter em mente, é conseguida com mais facilidade quando há multidisciplinaridade na ideação, nos testes e nas iniciativas.

Em outras palavras, quanto mais RP e Marketing colaborarem, mais essas equipes oxigenam suas ideias. Assim, conseguem colocar em prática ações e campanhas altamente criativas e potencializam resultados.

Como usar uma solução de inteligência para integrar em relatórios a performance de RP e Marketing?

Quando olhamos para a integração dos relatórios de RP e Marketing, uma coisa é certa: se os times estiverem tecnologicamente amparados, ela acontece com agilidade e eficiência. 

Neste sentido, uma boa escolha é uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação como a que a Cortex oferece. A partir dela, os profissionais combinam condições técnicas com habilidades analíticas superiores; podem captar, processar e gerar insights a partir de grandes volumes de informações. 

Na prática, a plataforma simplifica o processo de geração de relatórios, permitindo coletar e analisar dados com precisão e agilidade. Ou seja, elimina a necessidade de atividades manuais, que além de cansativas são bastante propensas a erros. 

Com esse sistema, é possível, dentre outras coisas:

  • monitorar a exposição da marca em tempo real, dimensionando o quanto os esforços de RP estão contribuindo para melhorar a imagem corporativa;
  • verificar a reputação corporativa com métricas e indicadores de fácil assimilação para os C-Levels;
  • fazer benchmarking competitivo, obtendo um panorama realista de como a concorrência está trabalhando RP e Marketing;
  • medir e comprovar resultados de projetos, campanhas, ações e eventos;
  • antecipar-se às tendências de mídia e bolhas de informação;
  • acompanhar a opinião pública — de maneira geral ou buscando respostas para questões específicas e importantes para RP e Marketing;

Quanto à geração dos relatórios em si, a aplicação ajuda a convergir e apresentar resultados dos dois departamentos de maneira automatizada. Isso porque reúne uma série de métricas e indicadores que torna palpável o dimensionamento das atividades, bem como de campanhas e eventos específicos. 

Além disso, fornece dashboards inteligentes que, ao mesmo tempo que facilitam as análises, agilizam a seleção dos dados a serem compilados para a criação de reportes detalhados. 

RP e Marketing: unidos nas ações e nos demonstrativos de resultados

RP e Marketing têm objetivos diferentes, mas existem algumas sobreposições inevitáveis ​​entre os dois departamentos. Isso porque o sucesso de um depende do outro.

Por exemplo, a equipe de Marketing terá dificuldade em aumentar as vendas se a empresa tiver um reconhecimento de marca ruim. Ou mesmo se a companhia receber muita publicidade negativa.

As mídias sociais são canais que ambas as áreas costumam utilizar. Seja para manter o posicionamento da marca ou para realizar campanhas direcionadas a gerar leads, vendas e relacionamento com compradores.

A questão é que esses dois departamentos não podem existir em silos — a melhor escolha é alinhar as duas estratégias. O que significa criar objetivos e metas comuns e trabalhar para alcançá-los, mas também demonstrar resultados de maneira conjunta sempre que possível.

Uma excelente maneira de conseguir essa convergência é equipando os profissionais com uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação. Dessa forma, eles ganham condições técnicas para atuar de maneira mais analítica, consultiva e propositiva — ao passo que dispõem de métricas e KPIs para gerar relatórios racionais e eficientes. 

Nós conseguimos te mostrar como conectar os resultados de RP e Marketing?

 


Artigos Relacionados