Aprenda a fazer o seu Planejamento de Comunicação para 2024

Aprenda a fazer o seu Planejamento de Comunicação para 2024

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Com 2024 chegando, é hora de começar o planejamento de Comunicação. Essa é uma atividade bastante paradoxal: ao mesmo tempo em que gera esperança também pode ser motivo de ansiedade para os gestores e profissionais da área.

Sobretudo porque agora os boards executivos esperam que a Comunicação tenha uma atuação vertical no avanço dos negócios. Ou seja, mais do que cuidar de "ativos intangíveis", os comunicadores corporativos devem gerar valor — receita e economia de custos, essencialmente.

Vamos pensar juntos uma forma de tornar esse processo mais prático? Continue lendo para ver:

  • qual o grau de importância do planejamento de Comunicação;
  • por que ele agora precisa ser finamente orientado por dados;
  • como realizá-lo de maneira eficaz;
  • e muito mais!

Por que o planejamento de Comunicação é tão importante? 

Comece olhando para essas afirmativas:

  • os líderes de Comunicação estão consolidando seu lugar como parceiros estratégicos;
  • os comunicadores informam e orientam a tomada de decisões empresariais a partir de uma posição central como conectores;
  • as agendas empresariais, impulsionada por uma nova dinâmica multissetorial, têm nos gestores de Comunicação e suas equipes o apoio ideal para um gerenciamento situacional "de dentro para fora".

Elas são um resumo do extenso estudo global sobre "O futuro das Comunicações Corporativas" realizado pela Edelman. E dão a tônica do papel que essa área vem desempenhando nas companhias com mais maturidade comunicacional

Dentro disso, o planejamento é inegociável. Sem ele, não é possível atender a essas novas expectativas, uma vez que a definição de objetivos, metas e planos de ação é determinante no desempenho estratégico da área.

O planejamento de Comunicação agora precisa lidar com desafios diversos. Incluindo certezas como:

  • a baixa (ou falta de) qualidade da comunicação de informações e análises ESG é um dos fatores que mais espantam os investidores, segundo estimativas da BlackRock;
  • a resposta dos investidores às crises é ancorada mais pela reputação das companhias do que pelos números, como afirmam os especialistas da FTI Consulting;
  • a reputação corporativa corresponde a até 80% do valor de mercado de uma marca, de acordo com pesquisadores da Oxford University;
  • as companhias cujas relações com a imprensa são bem estruturadas têm até 50 vezes mais chances de êxito que suas concorrentes, aponta levantamento da AirPORT.  

→ Que tal dar um respiro na leitura assistindo a este vídeo? 

Nele, especialistas da Cortex e convidados debatem as tendências de Comunicação que devem estar no radar dos gestores e demais profissionais da área. Confira:

Como os dados transformam seu planejamento de Comunicação?

No atual momento em que vivemos, há fortes razões para guiar por dados o planejamento de Comunicação. Entre elas, destacam-se demandas por:

  • elevar o valor da área no ecossistema da empresa;

— 61% dos executivos de Comunicação dizem ter dificuldades para preencher a lacuna entre a formulação da estratégia e sua implementação no dia a dia, segundo levantamento da Gartner

"Para assumir o papel cada vez mais estratégico, as lideranças da área precisam definir expectativas claras para as competências dos comunicadores, identificar dificuldades e fornecer oportunidades de desenvolvimento relevantes e valiosas", pontua o relatório.

  • definir objetivos, metas e ações realistas e alinhadas aos rumos estratégicos do negócio;
  • aumentar a capacidade de mensuração de resultados — inclusive de tópicos que parecem “abstratos”, por exemplo a reputação;

— a atenção dada ao dimensionamento do ROI em Comunicação é o que vem distinguindo as empresas inovadoras daquelas que se mantém em sua "zona de conforto", conforme um estudo global da Memo

  • ampliar o campo de inovação a ser explorado pelos profissionais do departamento;
  • aumentar a capacidade de reconfigurar a rota em tempo hábil, acompanhando a volatilidade da opinião pública e da mídia em convergência extrema;
  • e responder à inconstância no comportamento comunicacional dos stakeholders e na própria dinâmica operacional.

Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação 2023

Qual o passo a passo para fazer o planejamento de Comunicação para 2024?

Veja, a seguir, os passos essenciais para elaborar um planejamento de Comunicação orientado por dados, visando garantir sucesso no próximo ano.

1. Defina objetivos em linha com a 'Era dos Dados'

Os objetivos do planejamento de Comunicação devem sempre estar alinhados com a estratégia macro do negócio. Ou seja, que eles vão abranger todos os processos e departamentos, além do diálogo com os públicos externos. 

Na atualidade, de ampla convergência midiática, influência da opinião pública nos resultados de negócios, entre outras questões típicas da 'Era dos Dados', é preciso ir além. Somar às metas clássicas:

2. Reveja métricas e indicadores de desempenho

Também é interessante rever as métricas e os indicadores de Comunicação. Isso porque são essas medidas que vão facilitar a quantificação dos resultados obtidos nas ações colocadas em prática — no próximo capítulo, nós te mostraremos quais são elas. 

Nova call to action

3. Revisite o cálculo do ROI

O retorno sobre os investimentos (ROI) é o indicador que, definitivamente, precisa ser incorporado pela Comunicação em 2024. Isso com foco máximo no dimensionamento dos valores financeiros trazidos ou economizados pela área. 

Por isso, é fundamental que o planejamento contemple quais são os dados importantes para o cálculo dele. Por exemplo, se o objetivo é economizar o orçamento da área, as métricas não podem ser as mesmas utilizadas quando se busca criar autoridade para a marca.

4. Incorpore mais tecnologia

O ano de 2024 também vem trazendo a necessidade de mais recursos tecnológicos na gestão da Comunicação. 

Desde o planejamento, recomenda-se um levantamento minucioso das necessidades em termos de ferramentas, serviços e capacitações para automatizar atividades operacionais e estratégicas nesta área. 

Por exemplo, com os objetivos bem definidos, implementar um software de medição de ações e monitoramento de mídias vai elevar a gestão de Comunicação a um patamar mais sofisticado. 

Em suma, a ideia é ganhar automatização, o que reduz a perda de tempo em trabalhos manuais e ampara tomadas de decisão mais inteligentes.

Como a Cortex facilita o planejamento e a execução da Comunicação estratégica?

A plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação vem revolucionando o planejamento e a execução dos esforços comunicacionais de empresas dos mais variados segmentos. Tais como Itaú, Vivo, BTG Pactual, Loreal, CPFL Energia, Bradesco, Phillip Morris, entre outras. 

Os times de Comunicação dessas companhias contam com:

  • dashboards dinâmicos que facilitam a visualização dos dados e a geração de relatórios que amparam decisões ágeis e acertadas nos âmbitos operacionais, táticos e estratégicos;
  • alertas e avisos automáticos nos momentos certos, para que sejam iniciadas ações para reparação de problemas ou aproveitamento de oportunidades;
  • parametrização de indicadores e métricas que permitem análises comparativas dos resultados, inclusive em relação à concorrência;
  • dados e funcionalidades que ajudam a traçar planos de ação e, caso necessário, readequar o curso deles com agilidade e em tempo hábil.

Na prática, os times de Comunicação que contam com a solução da Cortex elevam suas capacidades técnicas, metodológicas e práticas em suas operações. Conseguem, por exemplo:

  • fazer análises de reputação em tempo real, com indicadores qualitativos e quantitativos;
  • monitorar mídias tradicionais e plataformas digitais (detecção e acompanhamento de bolhas de informação, por exemplo);
  • comparar suas marcas com a dos concorrentes de maneira estratégica;
  • acompanhar as tendências de debates da opinião pública;
  • mapear e acompanhar bolhas de informação;
  • mensurar retornos sobre os investimentos em relações públicas;
  • e muito mais.

→ Leia também:

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

O planejamento de Comunicação para 2024 precisa ser orientado por dados

Esta estratégia é essencial para alinhar a área com as metas de negócio e responder eficazmente à dinâmica do mercado e à opinião pública. 

Basicamente, a orientação por dados permite abordar elementos críticos como a qualidade da comunicação ESG e a gestão da reputação corporativa. Estas frentes, aliás, são decisivas para atrair investidores e manter o valor de mercado da companhia.

Elas também facilitam a revisão de métricas e indicadores de desempenho para alinhar as estratégias comunicacionais com os objetivos empresariais. Para tal, é preciso adotar tecnologias avançadas e desenvolver a inteligência analítica dos profissionais envolvidos. 

A reflexão que trouxemos aqui vai te ajudar a levar o planejamento de Comunicação para 2024 de uma maneira mais leve?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados