Benchmarking de Comunicação: por que ele é fundamental para a reputação da sua marca

Benchmarking de Comunicação: por que ele é fundamental para a reputação da sua marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O benchmarking de Comunicação é uma prática que ganha força à medida que os profissionais da área assumem responsabilidades estratégicas nas empresas. Ele vem para suprir a necessidade de comparação metodológica do desempenho com a concorrência.

Além disso, ao realizá-lo, gestores e analistas de Comunicação também estão em busca de aprendizado com a experiência de outros negócios. Inclusive para se manterem atualizados com as novas tendências comunicacionais — em constante transformação na atualidade.

Você sabe como fazer benchmarking comunicacional? Mesmo que já tenha uma ideia, continue lendo este artigo, pois aqui você vai ver:

  • em que consiste essa abordagem e por que ela é importante;
  • quais benefícios você, seu time e a empresa podem obter ao realizá-la;
  • como implementá-la e executá-la com eficácia;
  • e muito mais.

Vamos lá?

O que é benchmarking?

Benchmarking é um método empregado para comparar a empresa com seus concorrentes e pares usando um conjunto de métricas bem definido. Metaforicamente falando, é como colocar um rastreador GPS em um alvo em movimento e, a partir das informações coletadas, fazer uma comparação analítica.

Muitas vezes, se confunde o benchmarking com a análise de competitividade. No entanto, apesar de serem métodos complementares, eles têm suas diferenças.

A análise competitiva se detém a alguns aspectos específicos (normalmente, produtos, serviços e preços). Já o benchmarking visa monitorar os movimentos estratégicos da concorrência; além de boas práticas e iniciativas de companhias que não necessariamente competem pelo mesmo cliente.

Na prática, três frentes são de interesse dos profissionais que fazem benchmarking:

  • Processos. Busca-se compreender melhor seus próprios processos e encontrar maneiras de utilizá-los. 

Ao analisar como os concorrentes executam seus fluxos processuais, é possível apreender boas práticas, detectar pontos fortes e fracos na própria operação, entre outros resultados.

  • Estratégias. Neste quesito, busca-se comparar modelos e abordagens de negócios. 

Com isso, descobre-se como emular o que torna concorrentes específicos bem-sucedidos em termos de competitividade.

  • Desempenho. Faz-se averiguação de resultados específicos dos concorrentes.

Isso pode significar comparar qualquer coisa, desde o crescimento da receita ao manejo da comunicação via mídia social.

Em suma, o benchmarking é adotado pelas organizações que entendem a importância de prestar atenção na movimentação mercadológica. Ou seja, é uma necessidade de praticamente todos os negócios, nos mais variados segmentos. 

Quais vantagens o time de Comunicação obtém com a prática do benchmarking?

O benchmarking de Comunicação tem como objetivo fornecer aos profissionais da área uma visão ampliada e analítica. Isso a partir de informações e inferências que ajudem a idear, planejar e executar ações nos níveis operacionais e estratégicos.

Ao seguir esse método, gestores e analistas podem obter vantagens significativas. Tais como essas que você verá a seguir.

Detecção rápida de tendências

Observar a concorrência pode revelar tendências de mercado em termos comunicacionais. Isso porque essas empresas também estão atentas aos anseios e comportamentos dos públicos dentro do segmento.

Sem esse olhar comparativo, é provável que a Comunicação siga repetindo fórmulas que considera boas, evitando inovar ou até mesmo não visualizando oportunidades de fazer mais e melhor.

Facilidades para gerar diferenciação

A diferenciação é um requisito fundamental no posicionamento de uma marca. E só é possível se diferenciar ao visualizar o contraste com concorrentes e pares.

Logo, é preciso fazer um benchmarking permanente. Ou seja, ir além de simplesmente ver o que as outras organizações estão fazendo, mas também refletir sobre as estratégias que estão por trás de cada ação de comunicação tornada pública. 

Quebra de resistências à mudança

A ampliação das perspectivas trazida pelo benchmarking de Comunicação é excelente para quebrar resistências internas à inovação.

Muitas vezes, a alta gestão é reticente aos anseios de criatividade dos profissionais da área. Contudo, ao verem que algum concorrente está ousando mais, os líderes tendem a aceitar mais facilmente o novo.

Defesa de investimentos

A prática do benchmarking é excelente para o time de Comunicação defender investimentos, propor novas abordagens e contratar serviços e ferramentas. 

Pelas mesmas razões citadas no tópico anterior. Além delas, podemos listar ao menos outras duas:

  • é mais fácil demonstrar resultados a serem obtidos quando outra empresa já serviu de modelo;
  • a sensação de "ficar para trás" gera nos boards executivos um sentido de urgência.

Promoção da competitividade saudável

A inteligência trazida pela estratégia de benchmarking leva a competitividade do time de Comunicação a um patamar muito mais sofisticado, livre de negatividade.

Os profissionais passam a olhar para a concorrência de uma maneira mais metodológica. E a ter parâmetros lógicos de comparação, o que os torna mais analíticos e satisfeitos com o trabalho.

Mensuração de resultados

Por fim, a estratégia de comparar sistematicamente as ações de comunicação da empresa com outros players do mercado abre caminho para uma mensuração de resultados mais realista e contextual.

Sem isso, dimensionar reputação, posicionamento de marca, participação de mercado, share of voice, audiência — entre outros indicadores e métricas — tende a ser um esforço pouco substancial. 

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

Como o benchmarking de Comunicação favorece a gestão de reputação da empresa?

O legado reputacional de uma empresa é gerado e gerido pela Comunicação, certo? Sendo assim, nada melhor do que alinhar as ações da área com os padrões do setor e, em seguida, buscar diferenciação.

Neste sentido, o benchmarking de Comunicação é indispensável. Por tudo o que dissemos até aqui e também para que as estratégias de gestão de reputação sejam condizentes com os movimentos do mercado.

A partir das métricas usadas para a mensuração da imagem da própria empresa, é possível verificar como a concorrência performa.

Ao desenvolver um olhar 360° sobre o mercado, os comunicadores conseguem mais do que aprender com a experiência de outras marcas. Eles também podem proporcionar a atuação consultiva tão esperada pelas empresas hoje.

Em suma, o benchmarking de Comunicação torna a gestão de reputação mais realista e contextual. Afinal, os comunicadores olham para outros players para ver o que funciona ou não com eles, têm parâmetros de comparação e podem trabalhar para gerar diferenciais competitivos. 

[PR] ABM - Descubra os segredos para se tornar líder de reputação no Ranking Merco

Como fazer benchmarking de Comunicação?

Veja agora um passo a passo para inserir o benchmarking de Comunicação na rotina do seu time e do negócio como um todo.

1. Escolha os players com os quais se comparar

Nem todos os concorrentes ou similares são dignos de comparação. Alguns não fazem um bom trabalho de comunicação, pois não investem na área ou simplesmente não estão maduros nela.

Por isso, o mais indicado é escolher companhias que de fato tenham bom desempenho em campanhas, produção de conteúdo, relacionamento com stakeholders e tudo mais relacionado à Comunicação Integrada.

→ Dica: Use ferramentas como o Google Analytics para verificar, por exemplo, quais concorrentes têm tráfego de site igual ou superior ao da sua concorrência. Estes devem ser considerados primários. Já os outros, que não alcançam os mesmos números, podem ser analisados em paralelo e considerados secundários.

2. Priorize as frentes competitivas a analisar

Com tudo o que pode ser incluído, como escolher as frentes competitivas para se concentrar?

Seus KPIs pré-existentes são um bom começo, é claro, mas essa pode ser uma chance de ir um pouco além. 

Em primeiro lugar, pergunte-se por que deseja fazer o benchmark. Depois, pense em quais métricas também podem ser indicadores iniciais para resultados maiores.

Por exemplo, a participação da sua marca nas mídias sociais caiu e um concorrente assumiu o primeiro lugar. Isso significa que é hora de investigar, pois algo está errado do seu lado ou eles estão tentando algo novo. 

Dica: Consulte todas as partes da empresa para ver o que seria útil incluir em sua estratégia de benchmarking. Isso, além de ampliar seu campo de visão, também garantirá que a iniciativa tenha valor para o maior número possível de departamentos.

Nova call to action

3. Invista em tecnologia

Para ir além da simples observação, será preciso ampliar a capacidade de coletar dados de fontes variadas. E isso só é conseguido com efetividade quando os analistas do seu time contam com ferramentas especializadas na coleta e análise desses insumos a favor da Comunicação.

É aconselhável contar com um sistema de gestão de comunicação ancorado na inteligência de dados. Dessa forma, será possível captar, processar e analisar grandes volumes de informações vindos de fontes externas.

4. Aumente a capacidade analítica do time

Além de implementar ferramentas, você precisa ajudar sua equipe a se tornar mais analítica. Ou seja, mudar a chave mental dos profissionais para uma atuação mais guiada por dados. 

Nesse esforço, vale a pena investir em capacitações longas (especializações, por exemplo), cursos de curta duração, participações em eventos, palestras, entre outras opções.

Dica: Crie as condições técnicas e intelectuais para que seu time consiga extrair insights dos dados captados em ações de benchmarking.

Benchmarking de Comunicação na prática

Benchmarking de Comunicação: uma prática que eleva a gestão de reputação a um patamar bem mais estratégico

O benchmarking é uma prática cada vez mais importante para os profissionais de Comunicação, pois permite entender o agir da concorrência e aprender com ela. Além disso, é uma ferramenta valiosa para eles se manterem atualizados com as novas tendências comunicacionais. 

Ao colocar essa estratégia em prática, a área de Comunicação obtêm informações valiosas sobre processos, estratégias e desempenho de outros players do mercado. O que pode ser usado para melhorar a própria operação e aumentar a competitividade da empresa. 

Em resumo, o benchmarking de Comunicação ajuda a identificar oportunidades de diferenciação e melhoria, bem como ameaças e desafios para a reputação da empresa. Ele ajuda os profissionais da área a desenvolver um olhar 360° sobre o mercado e proporciona a atuação consultiva tão esperada pelas empresas hoje.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.





Artigos Relacionados