15 ferramentas de Comunicação que você precisa conhecer

15 ferramentas de Comunicação que você precisa conhecer

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A importância das ferramentas de Comunicação não para de crescer. Tanto é que 53% de todos os investimentos das empresas em transformação digital serão direcionados a essa área até o final de 2023, segundo estudo global da IDC.

Esse movimento tem muito a ver com o crescente volume de novos canais, mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos. Além disso, a conscientização das organizações de que precisam lidar ativamente com sua reputação também está por trás dele. 

Agora, quais são as soluções tecnológicas indispensáveis para os comunicadores empresariais? É o que vamos te mostrar ao longo deste artigo — continue lendo para entender!

Ferramentas para Comunicação Empresarial na era dos dados

O trabalho da Comunicação se tornou mais complexo com a transformação digital. As lideranças da área sabem bem disso, como indicou pesquisa da Aberje que traçou um perfil desses profissionais. 

Dos cinco grandes desafios listados por gestores, três estão associados a esse novo cenário. São eles:

  • Gerir a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
  • Administrar o tempo.
  • Priorizar as atividades.

Apesar de desafiante, a chegada do digital também representa uma grande oportunidade para quem atua com comunicação empresarial. Isso porque cada vez mais o mercado exigirá habilidades relacionadas ao domínio de dados. 

Por isso, quem souber extrair valor do uso da tecnologia sai na frente — um movimento que já se iniciou e tende a se intensificar nos próximos anos.

Você não quer ficar para trás, certo? Então confira essa lista de ferramentas de Comunicação que podem te ajudar a ser um profissional atualizado na era dos dados!

1. Mindmeister

Já pensou em gerenciar suas ideias? Essa é a proposta do Mindmeister, uma ferramenta de mapa mental que organiza suas ideias dentro de uma única interface.

O mapa mental é uma técnica que vem sendo amplamente utilizada para visualizar e organizar pensamentos num fluxo livre.

O aplicativo é útil especialmente para profissionais que precisam desenvolver novas ideias de pautas e projetos, por exemplo. Ou até mesmo para quem deseja encontrar soluções criativas para problemas – habilidade que está entre as mais emergentes segundo o Fórum Econômico Mundial.

Além disso, o mapeamento mental na nuvem facilita o compartilhamento de ideias entre times, o que pode funcionar muito bem especialmente para os que trabalham de forma remota.

2. Evernote

Quem trabalha com Comunicação costuma ter que fazer anotações a todo momento. Seja no escritório, a caminho de uma visita a um cliente ou mesmo no trajeto para a casa, novas ideias, lembretes e mensagens não param de surgir. 

Assim, com o Evernote, você pode reunir todas as suas notas, anexos, fotos e lembretes – tanto celular quanto dos aplicativos móveis –  em um só lugar, disponível digitalmente.

Outra importante função da ferramenta que pode auxiliar na organização do seu trabalho é a digitalização de papéis. Isso permite, por exemplo, que você abandone os cartões de visita impressos por versões digitais. Suas informações de contatos ficam muito mais seguras e fáceis de encontrar.

3. Comunicação Estratégica e Reputação

Comunicação Estratégica e Reputação é uma solução de inteligência, desenvolvida pela Cortex, que responde aos principais desafios da área. Utiliza Big Data e Ciência de Dados para ajudar a aumentar (e comprovar) o retorno econômico do trabalho dos profissionais de Relações Públicas e Comunicação Corporativa.

Uma das diferenças para as demais plataformas do mercado é a flexibilidade de não ser uma ferramenta fechada, de prateleira. Seus módulos trazem soluções em:

  • monitoramento integrado das mídias;
  • métricas de reputação;
  • ROI das ações;
  • relacionamento com influenciadores;
  • entre outras funcionalidades. 

A solução reúne dados externos com dados internos — estruturados ou não — em um só lugar. Isso significa ter visibilidade da reputação da marca e da repercussão gerada por veículos e influenciadores em tempo real. 

Além disso, com a plataforma da Cortex times de comunicação conseguem utilizar métricas modernas e acuradas para mensurar as ações da área e o retorno do investimento (ROI) gerado.

4. Asana

Gerenciar prazos, lidar com diferentes stakeholders e fazer muitas atividades ao mesmo tempo costuma ser parte da rotina de quem trabalha num departamento de Comunicação. E pode gerar muito estresse caso não haja meios de organizar tantas demandas simultâneas.  

Se você lida com esses desafios, uma boa solução é usar o Asana, uma ferramenta para facilitar o gerenciamento de tarefas em times. Em suma, a plataforma permite:

  • A criação de calendários compartilhados para monitoramento das atividades desenvolvidas por cada membro da equipe;
  • Gestão de fluxos de trabalho;
  • Planejamento de sprints e projetos.

Assim, você e seu time podem otimizar a execução de tarefas diárias, reunindo informações importantes num ambiente digital e compartilhado por todos.

5. Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin que auxilia sites e blogs a melhorarem o ranqueamento nos mecanismos de busca. Quem trabalha com Comunicação nos dias de hoje, sabe que estar presente no ambiente digital é imprescindível.

Não constar no Google é como estar “fora do mapa”. Essa percepção até mesmo fez surgir nos últimos anos novos conceitos, como o Inbound PR.

Com o Yoast SEO, você pode identificar formas de trabalhar melhor as palavras-chave num texto, assim como melhorar a legibilidade, aumentando o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas.

6. Canva

Nesse mundo digital, o conteúdo visual alcançou um novo patamar de relevância. Até mesmo para apresentações internas, profissionais precisam criar narrativas atraentes, que sejam acompanhadas de elementos visuais interessantes. 

A proposta do Canva é dar autonomia para pessoas que não têm domínio no uso de ferramentas gráficas. 

Desse modo, o site tem milhares de ilustrações e templates para você criar desde currículos até capas para vídeos, banners, entre outros materiais gráficos.

Simples e fácil de usar, permite que você deixe seus trabalhos com um bom acabamento visual. Pronto para impressionar? 

7. RD Station

Quando falamos de Comunicação Digital, ferramentas que permitem atrair, converter e se relacionar com o público-alvo são fundamentais. Essa é a função do RD Station, uma plataforma para automação de marketing digital. 

Com a ferramenta, você pode criar landing pages, e-mails marketing, programar postagens nas redes sociais, entre uma série de outras funções. Também é possível medir e acompanhar a performance do Marketing em diferentes canais.

Em outras palavras, o RD Station faz todo o gerenciamento do funil de Marketing e Vendas, o que se torna fundamental para áreas de Comunicação modernas. 

8. Rock Stage

Idealizado a partir da identificação de que empresas e profissionais de Comunicação e Marketing encontram dificuldade no momento de criar ou administrar um blog, o Rock Stage é um suporte técnico adequado para lançar sites em WordPress.

É indicado também para aqueles que querem, pontualmente, aprimorar uma estrutura já existente e que não desempenha tão bem. A solução tem quatro pontos de atuação:

  • Criador de blog/site em WordPress: o recurso elimina processos complexos e os transforma em uma ação simples — com cadastro gratuito. Com poucos cliques é possível colocar um blog no ar em menos de dois minutos.
  • Hospedagem gerenciada e profissional: hospedagem profissional, gerenciada para WordPress, com foco nas empresas pequenas, médias e enterprises. Além disso, também conta com suporte técnico especializado.
  • Plugin de conversão: o Convert é um plugin que contribui para a conversão de visitantes do site em leads. Ele tem como funcionalidades a adição de banners em massa, geração de post em arquivo PDF, integração com as principais ferramentas de automação de Marketing e inserção de caixa de newsletter.
  • Serviço técnico de WordPress: a solução melhora a performance da sua página, aprimora a velocidade de carregamento (o PageSpeed), potencializa a otimização de SEO, aumenta a segurança e permite que seja realizada a personalização integral.

9. Matriz de riscos

Também conhecida como Matriz de Probabilidade e Impacto, essa ferramenta visual possibilita ver rapidamente quais são os riscos (mapeados) que devem receber mais atenção, a partir de seu impacto e probabilidade de acontecer.

Para utilizá-la, é preciso definir os eventos que podem ocorrer e classificá-los de acordo com a probabilidade de acontecerem e o impacto que terão no negócio. Em seguida, elaborar planos de ação para mitigar os riscos ou aproveitar as oportunidades identificadas.

Por exemplo, é possível avaliar o impacto que um erro em uma campanha publicitária pode ter na imagem da empresa e a probabilidade de esse erro ocorrer. Com base nessas informações, planos de contingência mais efetivos podem ser arquitetados.

Em suma, uma ferramenta de Comunicação muito útil e simples para a etapa de prevenção da gestão de crises.

10. Simulações em exercícios drill e table-top

Simulações de cenários de crises com porta-vozes são ótimas ferramentas de Comunicação para prepará-los em casos reais.

Uma opção é o Drill, uma simulação da crise a portas fechadas. Na prática, é um ensaio, com vários cenários e instruções antes da prática, bem como um feedback aos participantes ao finalizá-la.

Outra opção é o simulado de mesa chamado Tabletop. Existem várias formas de jogar, mas uma bastante comum é ter um profissional que vai preparar várias perguntas para um risco específico.

Depois, cada pergunta deve ser respondida pelo porta-voz com “sim” ou “não”. Toda decisão muda o rumo da crise, mitigando-a ou fazendo com que tome proporções ainda maiores.

11. Pegabot

O Pegabot analisa um perfil em rede social e dá uma pontuação baseada na probabilidade deste ser um bot. Quanto maior a pontuação, maior a chance de ser um robô.

Essa ferramenta de Comunicação é útil na gestão de redes sociais, pois permite à marca denunciar perfis falsos e prevenir crises que possam ser iniciadas por robôs mal-intencionados.

12. Dino

Plataforma criada pela Comunique-se, Dino é muito interessante para quem trabalha com a obtenção de mídia espontânea. Com ela, comunicadores e assessores de imprensa conseguem publicar notícias sobre suas empresas em um grande número de veículos de Comunicação online.

Basicamente, a Dino trabalha com um grande número de sites parceiros de alta credibilidade. Dessa forma, dá aos profissionais da área a chance de potencializar a exposição qualificada das marcas que representam.

Isso tudo seguindo 4 etapas básicas:

  • inserção do conteúdo pelo profissional responsável na plataforma;
  • revisão do material pela equipe da plataforma;
  • publicação nos sites parceiros;
  • revisão automatizada de resultados obtidos. 

13. WordPress

WordPress é uma das mais populares plataformas de gerenciamento de conteúdo  online. Permite que os usuários criem e gerenciem seus próprios sites, blogs e lojas virtuais. 

Uma das principais vantagens do WordPress para equipes de Comunicação é a sua capacidade de personalização. Com um grande número de temas e plugins disponíveis, é possível criar um site com a aparência e funcionalidades específicas de acordo com as necessidades da empresa. 

Além disso, o WordPress é altamente escalável, o que significa que pode ser facilmente expandido conforme a empresa cresce e as necessidades mudam.

Outra vantagem é a facilidade de colaboração. Com o WordPress, é possível atribuir diferentes níveis de permissão aos membros da equipe, permitindo que cada um tenha acesso apenas às áreas relevantes do site. Isso é especialmente útil para equipes de Comunicação empresarial que precisam trabalhar em conjunto em projetos e campanhas. 

Além disso, o WordPress possui recursos de agendamento de publicações, o que permite que a equipe agende postagens com antecedência e mantenha um fluxo constante de conteúdo.

14. SEMRush

SEMRush é uma ferramenta que permite aos usuários monitorar e analisar a presença online de uma empresa. Ele oferece recursos avançados para análise de palavras-chave, análise de concorrentes, rastreamento de posição de palavras-chave, auditoria de site, análise de backlinks e muito mais. 

Com o SEMRush, os profissionais de Comunicação podem ter uma visão clara de como a marca está se saindo em comparação com seus concorrentes e como melhorar sua presença digital. Além disso, conseguem obter informações valiosas sobre os concorrentes, por exemplo, identificando as palavras-chave que eles estão usando e quais são as suas melhores práticas de SEO. 

Outra razão pela qual o SEMRush é uma das ferramentas de Comunicação que todo profissional da área precisa conhecer é que ela ajuda a identificar oportunidades de conteúdo. Com a análise de palavras-chave, é possível descobrir quais são os temas mais procurados pelos usuários e, em seguida, criar textos, vídeos e outros materiais personalizados — atraindo mais tráfego orgânico e qualificado.

15. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite aos usuários explorar e analisar a popularidade das pesquisas em um determinado período de tempo e região geográfica. Ela oferece dados valiosos sobre o comportamento de pesquisa dos usuários na web, permitindo que empresas de diferentes setores entendam melhor as tendências do mercado e as preferências do público.

Além disso, o Google Trends pode ser usado para monitorar a concorrência e identificar oportunidades de negócios. Por exemplo, ao analisar as tendências de pesquisa dos usuários para determinados produtos ou serviços, uma empresa pode descobrir novos mercados ou nichos de mercado a serem explorados, bem como acompanhar a popularidade de suas próprias marcas e produtos em comparação com os concorrentes.

Para times de Comunicação, o Google Trends ajuda a monitorar as principais tendências de pesquisa relacionadas ao seu setor e às suas marcas. Com base nas informações fornecidas, é possível criar conteúdo relevante e estratégias eficazes para atender às necessidades e desejos dos consumidores.

Ferramentas de comunicação: a tecnologia potencializando os resultados da área

Os comunicadores empresariais precisam se manter sempre atualizados sobre as ferramentas de Comunicação que surgem por duas principais razões:

  • Em primeiro lugar, o mundo está em constante mudança, e novas tecnologias são desenvolvidas a cada dia. Comunicadores empresariais que não se mantêm atualizados podem ficar para trás em relação aos seus concorrentes, perdendo oportunidades de dialogar com eficácia com seus públicos-alvo e, consequentemente, prejudicando a imagem da empresa.
  • Se não estiverem cientes das novas ferramentas disponíveis, os comunicadores podem perder a chance de influenciar decisivamente os resultados dos negócios — o que é cada vez mais esperado deles pelos boards executivos.

Em suma, a transformação digital trouxe desafios, mas, ao mesmo tempo, disponibilizou uma série de soluções para auxiliar na sua produtividade e eficiência no trabalho. Por isso, é importante conhecê-las e saber quais delas podem ajudar a potencializar os resultados da sua empresa. 

O que você achou da lista de ferramentas de Comunicação que trouxemos aqui? Já escolheu quais vai começar a usar na sua equipe?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados