Como fazer monitoramento de notícias em uma estratégia de comunicação inteligente?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O monitoramento de notícias sempre foi um excelente recurso para a Comunicação porque mensura a reputação de uma marca junto à imprensa e melhora produção dos relatórios de resultados.

Entretanto, o surgimento dos novos canais de comunicação digitais e a volatilidade do mundo VUCA trouxeram desafios inéditos para as organizações. 

É por isso que os setores de Comunicação estão buscando saídas para lidar com esse novo cenário, por exemplo, investindo em tecnologias de automação e inteligência de dados.

Prova disso é que 76% dos profissionais de Relações Públicas apontam as ferramentas de data science e analytics como cada vez mais importantes para a prática da profissão, segundo informação da Sword and the Script

Portanto, entender melhor como funciona o monitoramento de notícias em tempos de transformação digital é fundamental. E é exatamente isso que vamos abordar até o fim do artigo. Então continue lendo!

O que é monitoramento de notícias na era dos dados?

A evolução da comunicação empresarial trouxe consigo novas características para o cenário empreendedor e uma necessidade de respostas por parte das empresas.

Por exemplo, não há mais espaço para o clipping tradicional, no qual os profissionais apenas recortavam e selecionavam matérias de jornais para acompanhar a reputação da marca.

Atualmente, é preciso, mais do que nunca, estabelecer um monitoramento de notícias alinhado com os principais objetivos estratégicos do negócio e capaz de reforçar o fortalecimento da marca na mídia.

Por isso, dentre os principais pontos que devem ser levados em consideração no processo, vale destacar:

  • otimizar a gestão da reputação e o gerenciamento de crises se antecipando às mudanças e investindo em uma análise preditiva das condições de mercado;
  • entender quais são os principais veículos que afetam a marca de que maneira eles influenciam o público-alvo do negócio;
  • acompanhar de perto as condições políticas e econômicas;
  • monitorar as estratégias dos principais concorrentes;
  • obter dados valiosos para impulsionar uma comunicação inteligente.

Como fazer monitoramento de notícias?

Diante disso, é necessário alinhar o monitoramento de notícias com práticas condizentes e capazes. Entretanto, muitas empresas ainda são reféns de processos defasados e possuem sérias dificuldades em colocar os pontos listados no tópico anterior em prática, por exemplo:

  • utilização de métricas genéricas ou antigas, como a centimetragem, que perderam a eficácia;
  • dificuldade de integração estratégicas com outras áreas da organização;
  • e dificuldade em acompanhar as principais tendências, o que leva a respostas mais tardias do que o adequado.

Nesse sentido, vamos esmiuçar três dicas fundamentais para o monitoramento de notícias que podem solucionar esses desafios.

Estabeleça métricas mensuráveis

Novas métricas de comunicação já vem demonstrando sua relevância para a área.

No caso da clipagem de conteúdos divulgados pela mídia, podemos destacar m´étricas mensuráveis, como:

  • a motivação; 
  • o tier do veículo;
  • a classificação do impacto da matéria (neutra, positiva ou negativa);
  • o ROI, entre outras.

Analisá-las é fundamental para a gestão objetiva da reputação. Isso porque esse controle permite uma análise de sentimento mais rica e quantitativa nos espaços midiáticos mais estratégicos para a organização e que mais influencia o público-alvo do negócio.

[PR] Novas métricas e indicadores de comunicação 3ª edição

Desenvolva uma estratégia de comunicação integrada com outros setores

Muitas empresas compartimentam frentes da estratégia de comunicação, se apoiando em ferramentas e serviços como assessoria de imprensa, clipadoras e ferramentas de social listening, por exemplo.

Nesse sentido, a integração dos dados e informações estratégicas em uma plataforma central facilita a comunicação interna e o funcionamento coordenado dos setores da organização em prol dos objetivos da empresa.

Dessa forma, o processo de monitoramento de notícias terá um alinhamento de objetivos com outros departamentos, além de utilizar-se de insights relevantes de outras áreas e departamentos.

Automatize processos em prol da agilidade e confiabilidade

A insistência em esforços manuais para monitorar as mídias é uma prática que deve ficar no passado. 

O mesmo pode-se dizer a respeito do desenvolvimento de relatórios trimestrais ou semestrais estáticos. Isso porque eles não acompanham mais a velocidade do surgimento e desaparecimento de novas tendências no cenário digital.

A manutenção dessas práticas, por exemplo, acarreta em atrasos e na incapacidade das organizações de identificar e se antecipar a possíveis crises de imagem que venham a aparecer.

Portanto, assim como acontece em outras áreas, como no Marketing e nas Vendas, investir em inteligência de dados é fundamental para um monitoramento de notícias mais ágil, confiável e capaz de gerar indicadores claros e mensuráveis para os relatórios de resultado.

Soluções para a nova era da Comunicação

Já existem soluções de mercado que podem te ajudar na implementação de uma comunicação mais inteligente e no enfrentamento aos novos desafios da era digital.

A Cortex, por exemplo, pode te ajudar em: 

  • monitorar notícias e mídias em tempo real
  • obter insights relevantes a partir das melhores métricas e indicadores; 
  • acompanhar tendências dos concorrentes e do segmento de atuação;
  • levar os objetivos do negócio para o dia a dia da Comunicação;
  • além de tornar sua marca em líder de exposição de mídias nos temas mais relevantes para sua estratégia.

Portanto, procuramos mostrar que as empresas precisam se adequar às características do novo ambiente competitivo e investir em práticas que as auxiliem a superar os desafios que agora se desenham.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados