Entenda quais são os níveis de maturidade digital em Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O grau de maturidade digital é o que demonstra o poder analítico de uma empresa ou de um departamento específico. Ele pode ser dimensionado observando, entre outras coisas, o uso que se faz de ferramentas e serviços tecnológicos para decisões e ações orientadas por dados.

Há, portanto, uma forte relação entre o domínio digital e a cultura data driven. Ou seja, entre o desempenho calcado em observação metódica de informações vindas de diversas fontes e o conjunto de práticas compartilhado entre todos os envolvidos. 

Quando olhamos para as áreas de Comunicação das organizações, vemos a importância de torná-las mais digitalmente maduras. Seja em resposta aos novos desafios da atualidade, seja para corresponder à expectativa dos boards executivos — nos mais variados segmentos do mercado.

Para se ter uma ideia, mais de 90% dos gestores de negócios almejam que os comunicadores sejam fortes analistas de dados, conforme levantamento global feito pela Cision

É sobre isso que te convidamos a refletir com a leitura deste artigo, no qual você vai ver:

  • um detalhamento do que é e para que serve a maturidade digital em Comunicação;
  • quais níveis de domínio digital essa área pode alcançar;
  • como elevar o patamar no qual se encontra o seu time;
  • e muito mais.

Interessante, você não acha? Então vamos lá! 

O que é maturidade digital em Comunicação

O termo maturidade digital é bastante amplo, podendo ser aplicado de diversas maneiras. Em linhas gerais, no entanto, ele costuma descrever o corpo de conhecimento e a facilidade de aplicação de soluções, serviços e práticas digitais em um negócio ou departamento.

Dentro disso, podemos dizer que a maturidade digital em Comunicação é a síntese das capacidades analíticas dessa área. Isso em linha com o uso estratégico do ferramental disponível atualmente por um time preparado para captar, processar e extrair insights de informações vindas de fontes internas e externas.

Trazendo ainda mais para o campo da prática, pode-se afirmar que uma Comunicação digitalmente madura é aquela que:

  • recebe investimentos para aquisição de soluções e serviços digitais, mas também para o desenvolvimento de habilidades analíticas;
  • dispõe de um pool tecnológico sob medida para, com ele, planejar e executar ações orientadas por dados;
  • tem condições de mensurar os retornos gerais que fornece à empresa (monetário ou de economia gerada/ROI, especialmente), além dos específicos da área (ações, campanhas, projetos etc.);
  • é um hub de inteligência que contribui para o desenvolvimento do negócio —  sobretudo aportando recomendações para melhorias da reputação da marca tendo o desempenho mercadológico como horizonte;
  • ampara suas proposições e ações em inferências obtidas via investigação estratégica nos (e dos) meios digitais;
  • entre outros predicados. 

Quais são os níveis de maturidade digital em Comunicação que uma empresa pode alcançar

Como sabemos, de modo geral nada salta do status de imaturo para um estado de maturidade total. Não é diferente quando se trata da performance digital de um departamento tão importante como a Comunicação Corporativa.

É preciso reconhecer que existe uma gradação, uma jornada evolutiva a ser percorrida — normalmente da empresa como um todo em alinhamento com a área.

Tendo isso em mente, confira, a seguir, quais são os níveis de maturidade digital possíveis!

Nível 1: Iniciante

Nenhum time de Comunicação é 100% imaturo digitalmente, sendo mais correto falar nos iniciantes: aqueles que ainda não têm uma estratégia digital bem definida, ainda que já utilizem ferramentas e atuem nos canais virtuais. 

Nestes casos, é gritante a falta de investimentos e recursos, inclusive humanos. Normalmente porque a alta hierarquia do negócio sequer vê este departamento como ativamente atuante no desenvolvimento organizacional. 

Resta para os profissionais um trabalho 100% operacional, sem chances de deliberação propositiva. E os resultados são medidos de maneira fragmentada, com base em métricas de vaidade — ou mesmo nem são dimensionados. 

Nível 2: Inteligente

Aqui o cenário já muda bastante: os propósitos do departamento são mais sólidos e há um direcionamento claro de como explorar canais, ferramentas e serviços digitais. Inclusive, o time conta com profissionais digitalmente qualificados ou com o auxílio de fornecedores especializados. 

Sob o risco de parecermos redundantes, afirmamos que a Comunicação com inteligência digital tem facilidade de monitoramento de métricas e indicadores de desempenho. Isso porque os comunicadores dispõem de ferramentas, sabem operá-las e estão cientes de quais objetivos devem perseguir.  

Quanto ao que esta equipe consegue entregar, destacam-se:

  • um diálogo com stakeholders que se não é excelente ao menos está dentro do mínimo a ser feito;
  • um volume moderado de exposição positiva da marca, nos canais próprios e na mídia;
  • um nível razoável de facilidade para lidar com crises de imagem.

Nível 3: Otimizada

Olha as coisas dando um salto de melhoria impressionante!  

Um time de Comunicação com maturidade digital otimizada é visto como fundamental para os objetivos estratégicos do negócio. Isso por todos os demais departamentos, uma vez que a alta hierarquia investe nele e espera uma atuação mais consultiva. 

Além de tudo o que o nível 2 (Inteligente) apresenta, a equipe com maturidade digital otimizada consegue fazer comparativos realistas com a concorrência, tornando-se referência no mercado. Dessa forma, atua ativamente para manter a reputação corporativa em alta, projetar resultados futuros e gerar valor monetário à companhia.

Toda essa otimização se reflete em:

  • alto volume de exposição positiva da marca na mídia;
  • enfrentamento estratégico e efetivo de crises reputacionais;
  • contribuições para a expansão mercadológica da empresa;
  • ações de alto desempenho, que trazem retornos imediatos e contribuem para a sustentabilidade do posicionamento da marca; 
  • facilidade de perceber tendências (de mídia, de opinião pública, entre outras) e usá-las a favor do negócio;
  • entre outros resultados.

Nível 4: Excelente

Eis o mundo ideal! 

O nível de excelência em maturidade digital pode ser descrito como aspiracional. Ou seja, até é alcançável, mas permanecer nele por muito tempo não é algo que se possa garantir. 

Mais bem é correto dizer que algumas organizações tem uma Comunicação digitalmente excelente em algumas frentes. A maioria delas oscila entre a superioridade e a alta competitividade.

Ok., mas quais características determinam esse grau de desempenho? A resposta: tudo o que os níveis 2 (Inteligente) e 3 (Otimizada) apresentam com a adição de a área ser o centro de informações estratégicas para todos os departamentos, ter grande autonomia e ser determinante para a geração de receita e lucratividade. 

Por que a Comunicação Corporativa precisa melhorar sua maturidade digital e fazer isso

Quanto à importância de elevar a maturidade digital em Comunicação, podemos acrescentar que ela vai desde a necessidade de adequação da área à realidade social e mercadológica da era dos dados. E chega até o esforço de firmar o departamento como um ator decisivo no desenvolvimento organizacional. 

Agora, como fazer isso? Aqui está uma sugestão de caminho a ser seguido:

  • incentive o mindset data driven para levar a equipe em direção à inteligência de dados — investindo em capacitação de habilidades analíticas dos profissionais;
  • promova a sinergia da Comunicação com os demais setores do negócio — do Marketing a Vendas, passando pelas áreas de produção de produtos/serviços e chegando até o board executivo de alta hierarquia;
  • estruture a gestão de Comunicação Estratégica e Reputação com base nos pilares da marca — que devem estar intimamente conectados aos objetivos gerais do negócio;
  • invista em uma plataforma ancorada em Inteligência Artificial, Analytics, Big Data e Ciencia de Dados — que amplie as possibilidades do time planejar e executar ações coordenadas e com vistas à transformação digital
  • defina métricas e indicadores de desempenho considerando a operação bem como os objetivos da área em termos de performance digital; 
  • se julgar que é necessário, não tenha receio de buscar ajuda especializada — consultorias, agências dedicadas a fornecer serviços digitais, entre outras.  

A maturidade digital em Comunicação define o grau de contribuição da área para os resultados do negócio  

Apesar de cientes da importância da Comunicação para os resultados de negócio, nem todas as empresas podem se considerar maduras nessa área. Isso fica ainda mais claro quando se observa a performance digital do departamento, que depende de investimentos em tecnologia e profissionais preparados para explorá-las.

Contudo, na realidade atual do mercado, isso precisa mudar. Afinal, a reputação corporativa é decisiva para o desempenho dos negócios — e ela está o tempo todo sendo atravessada pela convergência midiática e uma opinião pública em constante efervescência.

Então, conseguimos te ajudar a identificar em qual grau de maturidade digital em Comunicação sua organização está?

Não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados