Inteligência Artificial para a Comunicação: como afeta o dia a dia da área

Inteligência Artificial para a Comunicação: saiba como afeta o dia a dia da área

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você já sabe como utilizar a Inteligência Artificial na sua Comunicação Corporativa? Ao que tudo indica, cada vez mais os comunicadores empresariais devem abraçar a nova fase computacional.

Esse tema vem crescendo desde que o ChatGPT se popularizou, mas há outras soluções que já estão em uso com sucesso. Elas trazem uma série de benefícios, e também alguns desafios, sobre os quais vamos conversar ao longo deste artigo.

Continue lendo para ver:

  • mudanças que estão acontecendo com a Inteligência Artificial nas estratégias de diálogo das marcas com o mercado;
  • os desafios e as vantagens dessa nova realidade;
  • as aplicabilidades já experimentadas e o que está por vir;
  • e muito mais!

Inteligência Artificial para a Comunicação: o que mudou com a chegada dela?

Cerca de 75% das empresas pretendem investir em Inteligência Artificial (IA) nos próximos anos, segundo estudo divulgado no Fórum Econômico Mundial. Isso inclui um amplo uso das ferramentas derivadas desse "guarda-chuva" tecnológico na Comunicação.

Entre as motivações para essa nova realidade estão:

  • a popularização de aplicações de IA, como o já mencionado ChatGPT;
  • a necessidade de potencializar a produtividade da área, cada vez mais permeada pela convergência midiática que exige agilidade e precisão;
  • a pressão pela confiabilidade das informações, exigindo mais orientação por dados;
  • o aumento da maturidade comunicacional das organizações, que já entenderam a importância de falar com diversos públicos em tempo real e com método;
  • entre outras.

Na prática, a adoção da Inteligência Artificial para Comunicação acaba sendo um movimento natural para os profissionais da área. Isso porque eles estão sempre na linha de frente quando se trata de inovação.

Ao mesmo tempo, deles e dos analistas de Relações Públicas se espera cada vez mais uma atuação como "carro-chefe" na inteligência empresarial. Ou seja, contribuições efetivas para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios.   

Quanto às mudanças trazidas pela IA, elas podem ser assim exemplificadas:

  • mais acuracidade na coleta e na análise de grandes volumes de dados;
  • um poder maior de automatização de tarefas que vão desde a revisão ortográfica de textos até a distribuição de comunicados à imprensa, passando pela geração de relatórios, entre outras;
  • mais possibilidades de projetar, simular e ratificar ações, campanhas e projetos — por exemplo, a partir de testes A/B gerados e distribuídos por aprendizado de máquina nas redes sociais.

Em suma, quanto falamos em Inteligência Artificial para Comunicação nos referimos a um campo onde as novidades não param de surgir. Com isso, há também uma maior necessidade de atualização dos profissionais da área, agora convidados a acompanhar o surgimento de novas ferramentas e a "peneirar", com bastante critério, seus usos e aproveitamentos. 

7 possíveis usos da Inteligência Artificial para a Comunicação

Veja agora uma série de aplicabilidades da Inteligência Artificial para a Comunicação Corporativa. 

1. Produção e personalização de conteúdo

Soluções como ChatGPT, Grammarly e HubSpot estão elevando a automatização da produção de conteúdo a um patamar superior com a Inteligência Artificial. 

Boa parte do processo produtivo pode agora ser adiantado a partir de prompts (comandos). Além disso, há maior facilidade de tornar os materiais ainda mais direcionados a públicos específicos, o que também potencializa o poder de personalização comunicacional das marcas. 

Dessa forma, os profissionais conseguem dedicar mais tempo à busca de dados que deem mais peso aos conteúdos produzidos. Eles também se ocupam de evitar que esses materiais sejam muito "sintéticos", caracterizando-os conforme o tom de voz da empresa.    

2. Tradução automática

Há diversas aplicações de IA que ajudam na tradução de conteúdos em texto — num futuro bem próximo, até mesmo áudios e vídeos poderão ser adaptados a diferentes idiomas em questão de segundos. 

Isso é excelente para empresas que lidam com públicos de diferentes países. Neste sentido, a Inteligência Artificial contribui reduzindo os custos e acelerando o diálogo com diferentes países.    

3. Atenção aos públicos em tempo hábil

Com extensões e plataformas de chatbot e reconhecimento de voz, há inovadores usos da Inteligência Artificial para Comunicação. Especialmente quando se trata de interação com os stakeholders.

Essa nova realidade é especialmente importante num momento em que o público, de maneira geral, exige interação em tempo real. Por exemplo, respostas rápidas a questionamentos, direcionamentos para atenção humana, entre outras aplicabilidades. 

4. Segmentação de audiência

Quando se trata de identificar segmentos de audiência com base em dados (demográficos, comportamentais, psicográficos, e assim por diante), nada supera a Inteligência Artificial.

Por meio dela, plataformas como a de Comunicação Estratégica e Reputação, oferecida pela Cortex, facilita aos comunicadores:

  • conhecimento aprofundado dos públicos de interesse;
  • adaptação de mensagens conforme o nível de diálogo necessário;
  • identificação de promotores e detratores;
  • e muito mais. 

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

5. Monitoramento de mídias sociais e análise de sentimento

Outro ponto importante trazido pela IA na Comunicação é a celeridade e o poder de precisão nos processos de monitoramento de mídias sociais. Inclusive com alto poder de captação e entendimento do sentimento das interações feitas por diferentes públicos nas mais diversas redes.

Por meio dela é possível até "furar" as bolhas informacionais e ideológicas que se formam nos ambientes virtuais. Ou seja, localizar e analisar comunidades, grupos, entre outros aglomerados, de indivíduos com identidades específicas e ativismos — para antever e evitar crises, mas também para outras finalidades. 

6. Personalização de ações, campanhas e projetos

Todo o incremento de poder analítico gerado pela Inteligência Artificial também vem facilitando a personalização refinada das ações comunicacionais das empresas. Desde ações pontuais até campanhas e projetos mais elaborados.

O time consegue realizar ativações mais sob medida e, ao mesmo tempo, lidar com vastos volumes de dados, fazer benchmarking e obter insights. A partir disso, ganha caminho para se transformar em um hub de inteligência para todo o negócio.  

7. Previsibilidade e análise de tendências e resultados

Por fim, nada supera a Inteligência Artificial quando se trata de prever e analisar tendências e resultados em Comunicação

Essa vantagem é uma consequência de todos os outros benefícios citados até aqui. Em síntese, podendo produzir com mais eficiência e agilidade e tendo mais inteligência de dados, os profissionais da área conseguem antever cenários. Além disso, a própria aferição de resultados quantitativos e qualitativos ganha contornos mais ágeis e eficientes. 

Conseguimos te mostrar o poder da Inteligência Artificial para a Comunicação?

Longe de ser uma ameaça ao trabalho dos comunicadores, a IA, quando bem empregada, vem para potencializar resultados. 

Ela faz pela área responsável por dialogar com todos os stakeholders o que vem fazendo por outros departamentos: agiliza processos, amplia o poder de análise, entre outros benefícios.

Na sua empresa, a Inteligência Artificial para a Comunicação já é um tema de interesse?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 


Artigos Relacionados