Redes sociais e Comunicação Corporativa: como uni-las para fortalecer a marca

Como unir redes sociais e comunicação corporativa para fortalecer a marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

É impossível dissociar redes sociais e Comunicação Corporativa na atualidade. Isso porque as empresas que querem dialogar com seus stakeholders precisam estar presentes onde eles se informam.

Já se sabe, por exemplo, que os brasileiros ocupam o segundo lugar em tempo online diário, perdendo apenas para a África do Sul. Por aqui, gastamos em média 9 horas e 13 minutos todos os dias navegando, segundo o DataReportal.

Agora, como estruturar uma estratégia comunicacional para utilização das redes sociais em prol do fortalecimento de uma marca? É o que vamos te mostrar a seguir, partindo desses tópicos:

  • qual a importância das mídias sociais no esforço de fortalecimento de marca;
  • como a Comunicação pode ser impactada por elas;
  • o que fazer para aproveitá-las ao máximo;
  • e muito mais.

Confira!

Por que usar as redes sociais para fortalecimento de marca?

Uma presença robusta nas redes sociais não é mais uma opção para as empresas; é necessária. Quer se trate de uma pequena startup ou uma corporação bem estabelecida, a mídia social tornou-se parte integrante de uma gestão de marca de sucesso.

São várias as razões; confira um detalhamento das principais nos tópicos que seguem.

Maior visibilidade e reconhecimento 

Em primeiro lugar, a boa performance nas redes sociais aumenta a visibilidade da sua marca. 

Com bilhões de usuários em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, as companhias têm a oportunidade de atingir um público amplo e diversificado. 

Ao compartilhar conteúdo envolvente, interagir com seguidores e aproveitar a publicidade, elas garantem que suas marcas não sejam apenas vistas, mas também lembradas.

Conexão direta com os públicos-alvo

As mídias sociais oferecem uma linha direta de diálogo entre as empresas e seus clientes. Além disso, são uma vitrine eficaz para outros públicos igualmente importantes — fornecedores, parceiros de negócios, investidores, credores, líderes de opinião, e assim por diante. 

Elas permitem que uma marca se envolva com seus stakeholders, respondendo às suas perguntas, resolvendo preocupações e obtendo feedback valioso. 

Trata-se, portanto, de uma comunicação bidirecional que promove a confiança e a lealdade. Isso porque os públicos apreciam marcas que dialogam de maneira direta, sem interlocutores.

Aumentando o tráfego para outros canais online

A união de redes sociais e Comunicação Corporativa também é uma estratégia útil para a presença online. Isso porque, a partir delas, é possível direcionar as pessoas para site, blog, loja virtual e outros canais online geridos por uma marca. 

Ao compartilhar postagens do blog, atualizações de produtos e outros conteúdos nas redes sociais, garante-se o recebimento de um tráfego qualificado. Afinal, as pessoas que seguem uma empresa em suas redes têm interesse real em seus produtos, serviços, missão, visão e valores, entre outras frentes.

Logo, com a concorrência acirrada pela atenção do público, companhias com boa presença virtual obtêm uma série de benefícios. Desde um melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas até o aumento nas conversões (inscrições, consultas, compras, e assim por diante). 

 Inteligência de dados e monitoramento integrado de mídias

Qual é o impacto da união entre redes sociais e Comunicação Corporativa?

Pensamos agora nos impactos da união entre redes sociais e Comunicação Corporativa. 

A "lógica" das redes

Para isso, é interessante dar um passo atrás: lembrar porque metade da população global usa mídias sociais diariamente.

Isso pode ser resumido em oito pontos:

  • Conexão: com alcance global e capacidade de comunicação instantânea, os usuários podem se conectar onde e quando quiserem;
  • Informações: as pessoas querem, e obtêm, atualizações em tempo real de diversas fontes e sobre os mais variados tópicos;
  • Entretenimento: uma variedade de conteúdo interativo mantém os usuários envolvidos;
  • Expressão pessoal: todos podem opinar, compartilhar seus interesses e construir sua marca pessoal online;
  • Comunidade: com o seu alcance global e acessibilidade universal, as redes são ideais para localização e manutenção de apoio comunitário;
  • Educação: os usuários podem obter informações diretamente de especialistas ou compartilhar seu próprio conhecimento com amigos e seguidores;
  • Gamificação: recursos como curtidas, comentários e compartilhamentos funcionam como forma de validação social;
  • Personalização e algoritmos: o conteúdo personalizado faz com que os usuários voltem sempre.

Vantagens e pontos de atenção para marcas nas redes socias

Agora sim, podemos elencar os benefícios e os pontos de cuidado a serem considerados por marcas que unem redes sociais e Comunicação Corporativa.

Vantagens:

  • Melhoria no engajamento com o público. A interatividade das redes facilita a criação de uma conexão mais forte e direta com os públicos, promovendo um engajamento mais significativo.
  • Feedback instantâneo. As plataformas sociais permitem que as marcas recebam feedback em tempo real de seus clientes, o que pode ser utilizado para melhorar continuamente a estratégia comunicacional.
  • Custo-benefício. Comparado a métodos tradicionais de publicidade, as redes podem oferecer uma alternativa mais econômica para o alcance de públicos específicos — inclusive porque facilitam a segmentação.
  • Fortalecimento reputacional. Uma presença ativa e positiva nas redes sociais tem o poder de melhorar a percepção pública da empresa e fortalecer a confiança dos stakeholders nela.

Pontos de atenção:

  • Maior recorrência de crises de imagem. Comentários negativos e críticas se espalham rapidamente nas redes sociais, exigindo que as empresas estejam preparadas para gerenciar crises com agilidade.
  • Exposição a fake news e desinformação. Com muita facilidade, as marcas podem ser inadvertidamente associadas a notícias falsas ou ser alvo de campanhas de desinformação, prejudicando sua credibilidade.
  • Necessidade de produção contínua de conteúdo. Manter uma presença ativa nas redes sociais requer um fluxo constante de conteúdo relevante e atraente, o que demanda recursos financeiros e profissionais qualificados.
  • Riscos à privacidade e segurança de dados. As atividades nas redes podem ser usadas por hackers para expor informações sensíveis ou segredos empresariais, bem como ferir a privacidade de funcionários, clientes e outros públicos.
  • Dificuldades de medir o ROI. É grande o número de empresas que não conseguem dimensionar adequadamente o quanto os investimentos nas redes sociais trazem de retorno. Especialmente em termos de dinheiro gerado ou economizado.

[PR] eBook - Marketing de Conteúdo: como explorar a estratégia para repercutir nas mídias digitais?

7 dicas para fortalecer sua marca nas redes sociais

1. Defina uma estratégia

Para fortalecer sua marca nas redes sociais, é imprescindível iniciar com uma estratégia bem estruturada. Isso envolve compreender seu público-alvo, definir objetivos claros e mensuráveis, e escolher as plataformas mais adequadas para sua marca. 

Dentro disso, pode-se dizer que uma estratégia eficaz deve considerar: 

  • aumento de visibilidade;
  • estabelecimento de autoridade no setor;
  • engajamento;
  • geração de leads;
  • entre outros fatores importantes para o seu negócio. 

Além disso, é fundamental alinhar o uso das redes sociais com os objetivos gerais da Comunicação Corporativa, bem como de Marketing e Vendas. Assim, garante-se uma abordagem coesa e integrada.

2. Mantenha consistência visual e de mensagem

A consistência visual e de mensagem é o que garante o bom reconhecimento da marca nas mídias sociais. 

Para alcançá-la, é aconselhável que os profissionais de Comunicação conduzam a boa utilização de elementos como a paleta de cores, a logomarca, os tipos de fonte, entre outros aspectos de branding.

Da mesma forma, o tom e a voz da marca precisam refletir a personalidade da empresa em todas as plataformas nas quais ela estará presente, o que ajuda a proporcionar aos públicos-alvo uma experiência de marca unificada, facilitando a identificação, o reconhecimento e a lembrança

Além disso, ainda contribui para reforçar a proposta de valor, construir e manter confiança — em síntese, fortalecer a reputação corporativa.

3. Humanize a marca

As redes sociais, quando utilizadas de maneira estratégica, ajudam a humanizar sua marca, o que é essencial para criar conexões autênticas. 

Isso pode ser alcançado compartilhando histórias de bastidores, destacando membros da equipe, e interagindo genuinamente com os seguidores. Além disso, é preciso ser transparente e não tentar ocultar vulnerabilidades.

Basicamente, mostrar o lado humano da empresa aumenta a empatia e a lealdade dos stakeholders, pois as pessoas preferem se relacionar com outras pessoas, não com "entidades corporativas". 

4. Promova engajamento com os seguidores

Engajamento e redes sociais são como a mão e a luva. Ou seja, sem que os públicos se envolvam com a marca em seus perfis online, todo investimento realizado é em vão. 

Por isso, encoraje a interação fazendo perguntas, criando enquetes e respondendo aos comentários e mensagens de forma oportuna. Além disso, crie conteúdo que seja relevante, valioso e, acima de tudo, compartilhável, incentivando os seguidores a reverberar as mensagens da marca. 

Vale a pena também trabalhar para aproveitar os conteúdos gerados pelos usuários. Isso pode ser feito de diversas formas, como:

  • aproveitando questionamentos para produzir artigos de blog;
  • compartilhando depoimentos positivos;
  • publicando releases e análises de produtos e serviços fornecidos pela empresa;
  • captando interesses para produzir sugestões de pauta para a imprensa;
  • entre outras. 

5. Desenhe um plano de gerenciamento de crises

Como a opinião pública se move contínua e intensamente nas redes, é imprescindível que a área de Comunicação esteja preparada para eventuais crises.

Logo, é importante ter um plano que inclui protocolos para responder a comentários negativos, lidar com desinformação e resolver problemas de forma rápida e eficiente. 

Dessa forma, tendo diretrizes claras e equipe treinada para lidar com situações adversas, é possível antever riscos e, quando eles se concretizarem, minimizar os impactos negativos sobre a reputação da sua marca.

Nova call to action

6. Acompanhe a concorrência e diferencie-se dela

Outra iniciativa importante no esforço de união de redes sociais e Comunicação Corporativa é a análise da concorrência.

Seu time deve conhecer os principais competidores e suas estratégias nas mídias online para, a partir disso, obter inferências valiosas. Isso vai desde analisar o que os concorrentes fazem bem e onde há lacunas, até verificar como os públicos respondem.

Com esse benchmarking competitivo bem estruturado, fica mais fácil criar planos e táticas de diferenciação. Além disso, inovar em abordagens e conteúdos; captar insights que podem servir de insumo para decisões para outras áreas (Marketing, Vendas, Inteligência de Mercado, entre outras).

7. Monitore métricas tangíveis

Também o monitoramento de métricas tangíveis é essencial para avaliar o sucesso da sua estratégia de redes sociais. 

No entanto, é preciso ir além das métricas de vaidade (número de seguidores, curtidas, compartilhamentos, entre outras). 

Aqui estão alguns parâmetros que ajudam a tangibilizar os investimentos nessa estratégia:

  • Índice de engajamento;
  • Alcance orgânico vs. pago;
  • Taxa de clique (CTR);
  • Impressões;
  • Taxa de conversão;
  • Custo por clique;
  • Custo por aquisição;
  • Retorno sobre investimento em publicidade;
  • Volume de tráfego web proveniente das redes;
  • Tempo médio na página de usuários vindos das redes;
  • Taxa de retenção de seguidores;
  • Menções da marca;
  • Sentimento da marca (análise de sentimentos);
  • Taxa de salvamentos de postagens;
  • Interações por tipo de conteúdo;
  • Taxa de resposta a comentários e mensagens;
  • Volume e qualidade dos leads gerados através das redes.

Por fim, utilize ferramentas de análise para medir o desempenho de sua estratégia de maneira integrada: a Comunicação Corporativa como um todo, e as redes sociais como mais uma frente de fortalecimento da marca.

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360° sobre a nossa solução

Unir estrategicamente redes sociais e Comunicação Corporativa fortalece a sua marca

Foi-se o tempo em que as redes sociais eram apenas um lugar onde as empresas deveriam "marcar presenca". Agora, as companhias precisam ter uma estratégia bem estruturada, dentro do que a Comunicação vem sendo cobrada a entregar.

Essa é mais uma das frentes que, se bem trabalhada, tem o potencial de fortalecer ainda mais uma marca. E o contrário também é verdadeiro: companhias que não aproveitam as redes de forma adequada tem reputação e desempenho mercadológico prejudicados. 

Na sua empresa, como tem sido trabalhada a união de redes sociais e Comunicação Corporativa?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados