Sales Ops é uma função ou departamento estratégico que "apoia, possibilita e impulsiona objetivos, estratégias e programas comerciais eficazes", como destaca a Gartner.
Na prática, trata-se de uma operação dentro dos encaminhamentos operacionais tradicionais da área de Vendas. Uma força de trabalho focada em viabilizar e potencializar resultados em níveis estratégicos, técnicos, operacionais, entre outros.
Vamos entender isso com profundidade? Continue lendo para ver:
Sales Operations, o Sales Ops, é a área estratégica de Operações de Vendas que coleta e analisa dados, otimiza processos e gerencia ferramentas. Ela, basicamente, atua nos bastidores para aumentar a eficiência do time comercial e elevar resultados por meio de decisões embasadas e automação.
Em outros termos, é um “subdepartamento” dentro do Comercial encarregado de apoiar e permitir que as equipes da linha de frente vendam com mais eficiência e eficácia. Sobretudo fornecendo direção estratégica e reduzindo o atrito nos processos e fluxos de trabalho.
Para isso, os profissionais de Sales Ops cumprem funções estratégicas e táticas. Especialmente fornecendo suporte de alto nível – mapeamento de território, gerenciamento de tecnologia e geração de relatórios.
Além disso, eles se caracterizam pelo esforço deliberado de viabilização de vendas no final do ciclo (por exemplo, negociação e fechamento de contratos).
Vale a pena diferenciarmos Sales Ops de Marketing Ops e Business Ops. Isso tendo em mente que essas áreas trabalham unidas, com interações bem propositivas.
Dê uma olhada na tabela a seguir:
Função e responsabilidades |
Indicadores-chave |
Ferramentas comuns |
||
Sales Ops |
Otimizar operações de vendas |
Processos comerciais, CRM, previsões e metas de vendas |
Taxa de conversão, ciclo de vendas, receita por vendedor |
Salesforce, HubSpot, Pipedrive |
Marketing Ops |
Estruturar e escalar a operação de marketing |
Automação, dados de campanhas, segmentação e atribuição |
ROI de campanhas, MQLs gerados, CAC |
RD Station, HubSpot, Google Analytics |
Business Ops |
Aumentar eficiência geral do negócio |
Integração entre áreas, análises estratégicas e execução |
Eficiência operacional, margem, produtividade |
Power BI, Tableau, ERPs (SAP, Oracle) |
Profissionais e times de Sales Ops atingem seus objetivos por meio de uma variedade de papéis e funções. Incluindo estratégia, análise de dados, contratação e treinamento, previsão, design de território e otimização do processo de vendas.
Embora a estrutura e as atividades exatas variem de empresa para empresa, geralmente essas funções podem ser definidas como você vê a seguir.
Sales Ops organiza e padroniza as etapas do funil comercial. Define fluxos, metodologias e critérios claros para cada fase da jornada.
Isso permite reduzir gargalos, acelerar negociações e manter a previsibilidade dos resultados. Ou seja, com processos bem desenhados, a operação se torna mais escalável e eficiente.
Para que a geração de demanda funcione, é necessário alinhamento refinado entre áreas.
Neste sentido, Sales Ops atua conectando Marketing e Vendas com base em dados, SLAs e objetivos comuns. Dessa forma, melhora o aproveitamento dos leads, reduz atritos entre os profissionais e eleva a conversão ao longo do funil.
Tendo em mente que a inteligência operacional passa pelo domínio dos dados, Sales Ops coleta, trata e interpreta informações sobre funil, conversão, produtividade e receita.
A partir dessas análises, identifica falhas, corrige desvios e oferece insumos para decisões mais assertivas em tempo real.
→ Leia também:
Sales Ops também estrutura projeções de vendas com base em dados internos e variações de mercado. Com isso, cria cenários, ajusta metas e prepara as equipes para mudanças, sempre com foco na sustentabilidade do crescimento.
Toda operação comercial precisa de um stack tecnológico bem gerido.
Nesta frente, Sales Ops seleciona, implementa e integra ferramentas como CRM, GTM Intelligence e BI. Também cuida da manutenção e do uso correto das plataformas, garantindo que a equipe as use a favor da performance.
Por fim, são funções de Sales Ops oferecer treinamentos, desenvolver materiais e acompanhar a adoção de processos e ferramentas. Assim, garante-se que a equipe esteja alinhada, atualizada e preparada para seguir o plano de vendas com precisão.
Na tabela a seguir, confira um detalhamento de cada uma delas:
FUNÇÕES DE SALES OPS |
|
Estratégia |
Definição de uma visão de alto nível para a organização de vendas e desenvolvimento de estratégias para atingir essas metas. Algumas funções estratégicas incluem:
|
Tecnologia |
Gerenciamento do sales stack para que os vendedores possam se concentrar apenas nas negociações. Algumas maneiras de fazer isso são:
|
Operações |
Controle de tarefas administrativas e operacionais para contribuir para o alto desempenho e especialização em todo o departamento comercial. Entre as atividades e responsabilidades operacionais, destacam-se:
|
Performance |
Busca pela melhoria da performance produtiva, eliminando barreiras e facilitando os processos para os representantes e vendedores. Algumas prioridades de desempenho incluem:
|
São vários os benefícios que uma empresa pode obter ao implementar uma equipe formal de Sales Ops. Incluindo:
Quanto ao perfil de um profissional de Sales Ops, ele pode variar dependendo da empresa e do setor no qual ela atua.
Contudo, existem algumas características que são comuns aos mais bem-sucedidos. Confira, nos tópicos que seguem.
O profissional de Sales Ops precisa ter habilidades analíticas para poder analisar dados de vendas, identificar tendências e padrões. E usar essas informações para tomar decisões informadas sobre como melhorar as vendas.
Ele deve ser capaz de trabalhar com tecnologia, como CRM (Customer Relationship Management) e ferramentas de análise de dados — Sales Intelligence, entre outras.
Precisa ter habilidades de diálogo excelentes para interagir com outras áreas da empresa, incluindo Vendas, Finanças e Marketing. Isso ajuda a garantir que as operações comerciais estejam alinhadas com as metas gerais do negócio.
Dispor de aptidão para liderar e orientar a equipe comercial. Bem como coordenar as operações junto a outros departamentos — com poder de persuasão e disponibilidade para mediar conflitos.
Também deve ter um profundo conhecimento dos negócios da companhia e do segmento no qual ela atua. Dessa forma, terá propriedade para tomar e orientar decisões bem informadas e em tempo hábil.
Ser capaz de medir e rastrear o desempenho de vendas para garantir que as metas de faturamento, receita e lucratividade sejam atingidas.
Ter rapidez e flexibilidade para lidar com mudanças no mercado e nas operações de vendas, bem como para lidar com oportunidades e imprevistos.
Estabeleça objetivos claros e o escopo da área, alinhando-os às metas da empresa e desafios do time de vendas. Paralelamente, defina entregas esperadas – precisão de forecast e melhoria de eficiência, por exemplo.
Determine quais KPIs e métricas serão utilizados para mensurar resultados. Por exemplo:
Essas medidas devem priorizar a orientação das melhorias, além de permitir avaliação contínua.
Mapeie e implemente ferramentas tecnológicas e metodológicas adequadas.
Faça isso tendo em mente que é preciso amparar operacionalmente os profissionais envolvidos, mas também elevar continuamente a inteligência analítica deles.
Documente etapas do funil, critérios de qualificação e SLAs.
Além disso, padronize fluxos e automatize tarefas operacionais para eliminar gargalos e acelerar o ciclo.
Planeje a execução de ciclos regulares de avaliação dos processos, resultados e ferramentas.
Para tal, use dados, métricas e indicadores, mas também feedbacks do próprio time. Especialmente visando identificar e corrigir desvios, bem como otimizar a operação.
Confira agora um detalhamento das ferramentas tecnológicas indispensáveis para um time de Sales Ops.
Como Marketing e Vendas precisam trabalhar unidos, os profissionais de Sales Ops devem ter acesso a sistemas de automação de ambas as áreas.
Dessa forma, poderão ajudar a planejar e estruturar estratégias e abordagens sob medida, inclusive com objetivos e metas compartilhados.
Também o acesso ao sistema de relacionamento com clientes (CRM) é muito útil aos profissionais de Sales Ops.
Por meio da integração dele a outras aplicações empresariais, tais como Sales Intelligence e ERP, conseguem extrair dados produzidos na empresa para combiná-los com informações de bases externas.
Essa ferramenta é essencial para:
Considerando que Sales Ops existe especialmente para auxiliar Vendas com estruturação de dados e processos, os profissionais da área devem dispor de uma plataforma de GTM Intelligence.
Esse tipo de solução, ancorado em Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, responde aos novos desafios do mercado. Ao mesmo tempo, vem para dar conta da própria dinâmica das transações entre empresas — cada vez mais complexas e exigindo iniciativas altamente estratégicas.
Na prática, os profissionais de Sales Ops usam GTM Intelligence para:
Sales Ops é uma área vital para o sucesso de qualquer empresa. Ela tem a nobre responsabilidade de fornecer apoio estratégico e impulso operacional para a equipe de Vendas.
Os profissionais de Sales Ops são responsáveis por garantir que vendedores e demais membros do Comercial tenham as ferramentas, informações e processos necessários para atender e superar as metas estabelecidas.
Isso inclui gerenciamento de dados, análise de desempenho, planejamento de vendas, treinamento de equipe, gerenciamento de projetos e muito mais.
Que tal, nós conseguimos te mostrar o que é Sales Ops e como funciona?
Sobre a Cortex
A Cortex é a empresa líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-to-Market. Caso queira saber como otimizar o processo comercial das empresas, ajudando-as a encontrar formas mais eficientes de chegar a seus clientes e fechar negócios, conheça nossa solução de GTM Intelligence for B2B companies.
Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex!