Prospecção em fintechs: aprenda a priorizar contas com inteligência

Prospecção em fintechs: aprenda a priorizar contas com inteligência

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Passado o boom inicial, a prospecção em fintechs começa a se mostrar muito desafiadora. Afinal, mais de 1.500 companhias competem nesse modelo de negócio, de acordo com levantamento da Finnovating.

Não importa se o cliente ideal é um consumidor final ou se os serviços são voltados para o mundo corporativo, é preciso elaborar bem as estratégias e abordagens. Sem isso, a conquista de novas contas se torna lenta e onerosa.

Mas como fazer isso? A resposta está na inteligência de dados!

Nós vamos te mostrar um passo a passo, a seguir. Acompanhe o detalhamento dos seguintes tópicos:

  • quais os desafios de prospectar clientes no atual momento das fintechs;
  • por que fintechs precisam tornar seus processos de vendas mais data driven;
  • como utilizar uma plataforma de Inteligência de Vendas B2B para escalar resultados;
  • e muito mais!

Por que a prospecção em fintechs está cada dia mais complexa?

O mercado brasileiro de fintechs está em franca expansão, impulsionado pela maior acessibilidade às soluções digitais. 

Além disso, mudanças regulatórias têm permitido que as companhias desse ecossistema concorram de forma mais justa com as instituições financeiras tradicionais. Isso ao passo que avanços tecnológicos como a Inteligência Artificial e blockchain estimulam a inovação e promovem um crescimento ainda maior no setor.

Esse é um veredito da Statista, que olhou para as companhias que fornecem serviços financeiros digitais no país e viu por aqui um cenário que segue promissor.

Contudo, quando olhamos para a expansão do market share das fintechs, vemos que o mar está cada dia mais difícil de navegar. Afinal, são muitos players disputando espaço diante de potenciais clientes que só prestam atenção em grandes inovações. 

Em síntese, esses são os principais complicadores da prospecção em fintechs:

  • o setor bancário e as financeiras tradicionais despertaram e já trazem serviços e experiência similares aos clientes;
  • o ambiente macroeconômico em lentidão reduz a margem de crescimento;
  • movimentos estatais de regulação das transações financeiras digitais trazem as incertezas para fintechs dos mais variados formatos;
  • a captação de investimentos no setor vem diminuindo, obrigando as fintechs a correrem contra o tempo com orçamentos menores;
  • há dificuldades para dimensionar um mercado tão amplo e diverso como o Brasil;
  • a estrutura comercial necessária muitas vezes esbarra na falta de experiência das equipes de startups financeiras;
  • entre outros. 

Com quantos desses desafios você se identifica? Continue lendo, pois vamos te mostrar que todos eles podem ser vencidos com tecnologia e análise de dados desde o processo de prospecção. 

Por que fintechs precisam da Inteligência de Vendas B2B?

Assim como muitos outros empreendimentos, nos mais variados segmentos e setores, as fintechs devem investir em Inteligência de Vendas. Isso implica em adotar tecnologia e potencializar as habilidades analíticas dos profissionais envolvidos. 

No caso dos processos de prospecção, especificamente, isso significa criar condições para a equipe comercial captar e processar grandes volumes de dados para, a partir deles, obter insights acionáveis.

Para tal, recomenda-se o investimento em uma plataforma de inteligência de vendas B2B. Dessa forma, as iniciativas de prospecção em fintechs são amparadas por recursos de Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Analytics e Big Data. 

O resultado? O time responsável por localizar, fazer contato, estabelecer relacionamentos e converter prospects em clientes consegue:

  • entender em profundidade o perfil de cliente ideal;
  • enriquecer e higienizar continuamente os registros de prospects, clientes e até da concorrência — as informações mudam ao longo do tempo;
  • dimensionar correta e eficientemente o mercado, identificando nichos com demanda reprimida;
  • conhecer e explorar ao máximo as possibilidades dentro da carteira de clientes — segmentar e implementar ações de fidelização, upsell e cross-sell, entre outras estratégias.
  • ter previsibilidade de vendas, faturamento e receita; 
  • mensurar e monitorar resultados em tempo real a partir de métricas e indicadores de desempenho ancorados em dados concretos. 

Ademais, com Inteligência de Vendas, Comercial e Marketing podem atuar ativamente na mitigação dos riscos. Seja de perda de clientes, seja de ver a concorrência se sofisticando. Isso porque conseguem captar feedbacks de maneira estruturada ou mesmo inferir tendências em tempo hábil — inclusive durante as campanhas de prospecção. 

→ Leia também:

Como utilizar uma ferramenta de Inteligência de Vendas B2B a favor das fintechs?

Já entendemos o estado atual das coisas, já vimos por que investir em inteligência de vendas; chegou a hora de colocarmos a mão na massa. 

Vamos verificar agora como uma solução de inteligência de vendas B2B pode ser um antes e depois nas iniciativas de prospecção em fintechs!

Tomemos como exemplo, a plataforma da Cortex. Ela é a melhor da América Latina e já foi adotada por muitas fintechs e neobancos, além de players do sistema bancário tradicional — Getnet, Stone, Flash, Caju, Banco Cooperativo Sicredi e Banco ABC Brasil, entre outros.

Com ela, é possível:

  • ir além da automatização das rotinas de relacionamento com prospects e clientes;
  • gerar o diferencial competitivo tão importante no mercado atual ao unir inteligência de dados e vendas;
  • extrapolar os dados internos, rastreando, ordenando e analisando grandes volumes de informações vindos de bases públicas dos mais variados formatos;
  • complementar o sales stack para proporcionar ainda mais autonomia operacional e de decisão aos profissionais responsáveis por prospecção e fechamento de negócios;
  • prever vendas, faturamento e receita com alto nível de precisão;
  • obter uma visão realista do mercado e de nichos específicos a serem explorados; 
  • desenvolver um sistema de pontuação para classificar leads com base em seu ajuste com o ICP e seu potencial de conversão;
  • direcionar os esforços de prospecção para as contas mais promissoras priorizando leads com maior pontuação e probabilidade de conversão;
  • personalizar as abordagens para cada lead desenvolvendo mensagens e ofertas que abordem as necessidades específicas;
  • entre muitas outras vantagens.

3 recursos da plataforma de Inteligência de Vendas B2B da Cortex para potencializar a prospecção em fintechs

1. Dashboard com overview tecnológico

Um painel com o qual os profissionais visualizam graficamente todos os dados coletados pela plataforma e customizam seus processos analíticos.

Ele fornece filtros como o nível de adoção de tecnologia, presença digital, localização das empresas, principais áreas de atuação, número de funcionários, faturamento e tecnologias usadas. 

2. Recomendações de negócios

Esse é um modelo matemático próprio da Cortex com o qual fica fácil interpretar as principais características da carteira de clientes, potencializando o fechamento de negócios.

Com ele, os vendedores e analistas de prospecção em fintechs têm indicação de contas similares às que já são atendidas. Ademais, esse recurso aponta as melhores oportunidades a serem trabalhadas de acordo com a probabilidade de conversão, o valor provável do contrato e a oferta mais aderente.

Também dá acesso aos contatos (e-mail, telefone, entre outros) de cada conta identificada para uma abordagem certeira e com menor interferência de gatekeepers.

3. Integração com CRM e fontes de dados internos com API

Esse recurso é excelente para a prospecção em fintechs, pois permite acompanhar resultados em tempo real em um único ambiente.

Ou seja, o sistema de CRM e a solução Cortex se retroalimentam, elevando as capacidades dos profissionais de obter insights. Isso por meio de painéis flexíveis, de fácil visualização e interpretação, ambientando a todos para a melhoria contínua.

Coletânea de Cases de Sucesso em Vendas

Cada vez mais, a prospecção em fintechs requer inteligência de dados

O ecossistema de fintechs brasileiro, famoso em todo o planeta, agora lida com dificuldades para seguir crescendo. Da pulverização do mercado endereçável a dificuldades nas operações comerciais, passando por barreiras culturais/geracionais, reação competitiva dos bancos tradicionais e macroeconomia andando de lado.

É preciso inserir camadas bem mais robustas de tecnologia e capacidade analítica nos processos de prospecção. Especialmente quando se fala da priorização de contas para fechar negócios que realmente fazem a diferença.

Por isso, é cada vez mais recomendado que a prospecção em fintechs seja amparada por uma solução de Inteligência de Vendas B2B.  


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-To-Market. Caso queira saber como otimizar o processo comercial das empresas, ajudando-as a encontrar formas mais eficientes de chegar a seus clientes e fechar negócios, conheça nossa solução. Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex!


Artigos Relacionados