Lista de empresas: veja como a Cortex pode melhorar a sua prospecção B2B

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Uma lista de empresas é o início de todo processo de prospecção B2B. No entanto, consegui-la sem ajuda de uma boa ferramenta de sales intelligence é como sair em alto mar sem bússola. 

Afinal, conseguir uma planilha com nomes de organizações e telefones de contato é relativamente simples. Difícil mesmo é ter a certeza de que a listagem está dentro do perfil de cliente ideal, com informações atualizadas e confiáveis. 

Aqui na Cortex nós fornecemos uma solução que facilita todo esse processo por contar com a base de dados mais confiável do mercado. É isso que vamos te mostrar neste artigo. Acompanhe!  

Por que usar uma ferramenta de inteligência para criar uma lista de empresas?

Uma ferramenta de inteligência de vendas é fundamental para auxiliar gestores comerciais e vendedores na árdua tarefa de prospecção. Ela garante o gerenciamento da qualidade dos dados, e entre suas muitas atribuições está a geração de uma lista de empresas a serem trabalhadas. 

Esse tipo de solução é fundamental, pois os dados corporativos são dinâmicos, ou seja, atualizados continuamente. Isso inclui mudanças no contexto das organizações, como alterações nos nomes dos tomadores de decisão, na estrutura de relatórios organizacionais, finanças, orçamentos, crescimento ano a ano e muito mais.

Também é correto afirmar que uma ferramenta de inteligência de vendas garante precisão na criação de listas de empresas. Além disso, reduz custos e, principalmente, poupa o tempo dos vendedores — que costumam gastar em média 400 horas anuais pesquisando registros de potenciais clientes, segundo a Mckinsey.

Na prática, criar uma lista de empresas a prospectar com auxílio de uma ferramenta de inteligência é contar com o auxílio da alta tecnologia, numa cobertura 360° — adeus à necessidade de entrar em vários sites. 

E isso vai da Inteligência Artificial ao Big Data e outros recursos que, combinados, garantem rastreamento, enriquecimento e higienização de dados. Em termos ainda mais simples: consegue-se listagens completas e atualizadas em poucos cliques

Como criar uma lista de empresas com a solução Cortex?

A solução de sales intelligence da Cortex é muito prática na hora de criar uma lista de empresas para prospectar. Basicamente, ela funciona assim:

1. Identifique as empresas dentro de seu nicho e dimensione o mercado

O passo inicial diz respeito ao dimensionamento do seu mercado-alvo usando os filtros dentro do recurso Mercado do Cortex Inteligência de Vendas B2B. Obviamente, considerando o perfil de cliente ideal já devidamente mapeado. 

Com essa filtragem inicial, é possível entender qual a real dimensão do mercado prospectivo, em quais regiões do país há mais empresas qualificadas a serem trabalhadas pela área comercial e muito mais. 

2. Selecione as contas mais aderentes ao seu perfil de cliente ideal

Num segundo momento, parte-se para um afunilamento das contas mais aderentes ao ICP da empresa. É neste estágio que se separa mais detalhadamente quais empresas realmente devem receber atenção imediata, quais podem ficar para depois ou mesmo serem descartadas da lista. 

Isso fica a critério de quem está fazendo a análise, mas vale ressaltar que o Cortex Inteligência de Vendas B2B traz informações precisas e atualizadas, o que ajuda muito. 

Em outras palavras, o poder analítico é potencializado, inclusive por que os resultados são apresentados de maneira gráfica, de fácil visualização e interpretação. 

Kit - B2B Sales

3. Use o comando de propensão baseado em IA para identificar os melhores leads

Para completar a precisão da criação de uma lista de empresas vale a pena destacar o comando de propensão para afunilar ainda mais a qualificação dos leads. Com isso, vai ficar bem mais fácil detectar quais empresas realmente têm chances de chegar ao fundo do funil e se transformar em clientes em um tempo razoável.

Dentro da solução Cortex, essa, como todas as etapas anteriores, é suportada por Inteligência Artificial. Por exemplo, a partir do histórico do CRM conectado, a plataforma torna mais cirúrgica a recomendação dos melhores leads. 

4. Exporte sua lista de empresas a prospectar

Ao final, com tudo devidamente filtrado e analisado, basta exportar a lista de empresas a prospectar para o CRM ou mesmo trabalhar com ela ali mesmo dentro do Cortex Inteligência de Vendas B2B.

Também é possível transformar em um arquivo de Excel ou PDF. E, se desejar, imprimir diretamente da plataforma. 

Por que fazer a lista de empresas com o Cortex Inteligência de Vendas B2B?

Há uma série de razões pelas quais a plataforma de Sales Intelligence da Cortex é sua melhor escolha na hora de criar listas de empresas a prospectar. A começar por esta ser a principal referência em Analytics e Inteligência Artificial da América Latina!

Detalhadamente, destacam-se as seguintes particularidades da solução:

Base de dados gigante para geração de insights acionáveis

  • mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
  • mais de 150 países cobertos;
  • mais de 179 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
  • mais de 50 variáveis próprias exclusivas para você usar.

Funcionalidades ancoradas em Inteligência de Mercado para:

  • entender o potencial do seu mercado e identificar segmentos e regiões ainda não explorados;
  • automatizar o monitoramento de concorrentes;
  • obter o market share preciso e confiável;
  • acessar dados organizados para identificar oportunidades e lacunas de atuação;
  • receber recomendações dos melhores leads a serem trabalhados.
  • enriquecer e higienizar bases de dados, evitando, por exemplo, se deparar com um lead cujo decisor de compra mudou;
  • facilitar a qualificação de leads e priorização de prospects, com precisão e em tempo hábil. 

Inteligência de dados para:

  • fazer análises aprofundadas do mercado e da própria operação comercial;
  • garantir previsibilidade de vendas;
  • equipar o time para uma atuação mais consultiva e analítica, inclusive para lidar com volumes exponenciais de dados internos e externos. 

Nova call to action

Lista de empresas com a Cortex: tecnologia para um trabalho mais analítico e inteligente

A solução de Sales Intelligence da Cortex se destaca entre as opções disponíveis hoje no mercado. Também quando se trata de construir uma lista de empresas a serem prospectadas pelo time comercial.

Usá-la é muito simples, pois ela é muito intuitiva. Mas tem mais: a ferramenta conta com a melhor base de dados do mercado, sempre atualizada e acionável, o que garante precisão e confiabilidade. 

Em suma, não é mais preciso fazer um trabalho árduo e demorado para encontrar contas qualificadas para abordagens comerciais. A Inteligência Artificial incorporada na solução Cortex torna tudo mais prático, rápido e eficiente: lista de empresas em poucos minutos, a partir de poucos cliques. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados