Entenda a Inteligência Artificial e veja que resultados é possível obter ao aplicá-la nos negócios

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Até 2030, a Inteligência Artificial deverá aumentar o PIB global em 14%, segundo estudo da PwC. Isso porque a estimativa é que as tecnologias sob este guarda-chuva rendam 15,7 trilhões de dólares no período.

Você já pensou em como as soluções de Inteligência Artificial estão ganhando força nos últimos anos? E quais são os benefícios dela para as empresas? Nós já, e lhe convidamos a refletir sobre o tema.

Continue lendo para entender o que é Inteligência Artificial e como usá-la a favor do seu negócio!

Como a era dos dados nos conduziu à Inteligência Artificial

Alan Turing, pioneiro da computação, geralmente é creditado como o criador do conceito de Inteligência Artificial (IA), sem sequer nomeá-la. Isso porque, em 1950, ele especulou sobre “máquinas pensantes” que poderiam “raciocinar no nível de um ser humano”.

Seu conhecido Teste de Turing especifica que os computadores precisariam completar os quebra-cabeças de raciocínio, assim como os humanos, para serem considerados “pensadores autônomos”.

Turing foi seguido alguns anos depois por John McCarthy, o primeiro a usar o termo “inteligência artificial" para denotar máquinas que podem ponderar de forma autossuficiente. Ele descreveu o limite como "fazer com que um computador realize ações que, quando executadas por pessoas, envolvem inteligência".

A partir desses dois pensadores, cresce década após década o número de cientistas que discutem sobre o que constitui “pensamento” e “inteligência” e o que é “totalmente autônomo” quando se trata de hardware e software. Nessa esteira, foram expandidas as experimentações e o alcance de resultados nesta área.

Saltemos para a primeira década dos anos 2000: o avanço da tecnologia digital criou um boom na produção também nas capacidades de processamento e análise de grandes volumes de dados (Big Data). Iniciava-se ali o que hoje chamamos de “era dos dados” — dê o play no vídeo a seguir para entender:

https://youtu.be/QI4DAuK_M6Y

Um marco importante neste movimento foi o lançamento do IBM Watson, um computador avançado que venceu humanos no xadrez e se mostrou capaz de processar instantaneamente enormes quantidades de informações.

Isso tudo, como veremos em seguida, criou o ambiente perfeito para o desenvolvimento da Inteligência Artificial como conhecemos hoje. 

O que é Inteligência Artificial

De acordo com a Gartner, “a Inteligência Artificial aplica análises avançadas e técnicas baseadas em lógica, incluindo aprendizado de máquina, para interpretar eventos, apoiar e automatizar decisões e realizar ações”.

Bastante sucinta essa explicação, não é mesmo? Vamos mais a fundo!

Na prática, quando falamos em Inteligência Artificial (IA), estamos primeiramente nos referindo a um ramo amplo da ciência da computação que constrói máquinas e aplicações capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. Em seguida, podemos nos referir aos próprios equipamentos, dispositivos e sistemas com capacidades “cognitivas” como inteligências artificiais. 

Tecnicamente falando, algoritmos de IA são procedimentos computacionais projetados para tomar decisões, geralmente usando volumes exponenciais de dados. Além disso, eles são mais complexos do que aqueles que movem as máquinas "passivas'' — que fornecem apenas capacidade de respostas mecânicas ou predeterminadas. 

Além da programação, usando sensores, dados digitais ou entradas remotas, as soluções  de Inteligência Artificial combinam informações de uma variedade de fontes diferentes. Dessa forma, fazem análises instantâneas e agem de acordo com os insights derivados desses conjuntos de informações, sem a necessidade de intervenção humana. 

Um exemplo bem prático é o dos veículos autônomos, que são equipados com tecnologia LIDAR (Light Detection And Ranging), mecanismos de detecção e alcance de luz e sensores remotos que coletam informações do entorno do veículo. 

Neste caso, o LIDAR usa a luz de um radar para tomar decisões instantâneas em relação à presença de obstáculos, distâncias e se há perigo de colisão, por exemplo. Com isso, todo o aparato inteligente vai acumulando conhecimento e se torna cada vez mais preciso em suas decisões ao longo do tempo.

Em suma, as soluções de Inteligência Artificial têm cada vez mais capacidade de incorporar intencionalidade, aprendizado e adaptabilidade. Com isso, em vez de serem mecanicistas e deterministas em sua operação, elas aprendem à medida que avançam e exploram a experiência do mundo real em seu desempenho.

Como a Inteligência Artificial torna os negócios mais conectados às necessidades do mercado

Vejamos agora uma série de frentes nas quais a Inteligência Artificial vem sendo usada pelas organizações para uma melhor adequação às necessidades do mercado!

Gestão estratégica

As melhorias na tecnologia de rede e armazenamento nos trouxeram ao Big Data. No entanto, os dados coletados são inúteis se não puderem ser analisados e, ao mesmo tempo, os volumes são tão grandes que é impossível fazer análises sem auxílio de soluções de Inteligência Artificial. 

Essa é uma área que os algoritmos de aprendizado de máquina e aprendizagem profunda podem ajudar. Elas conseguem detectar e analisar padrões, identificar e tratar inconsistências, alertar para riscos etc. 

Com isso, os gestores ampliam suas capacidades analíticas e conseguem ter uma atuação ainda mais preditiva e guiada por dados confiáveis. E isso se traduz em ganho de competitividade e bons resultados financeiros.

→ Cerca de 70% das empresas prestadoras de serviços financeiros estão usando o aprendizado de máquina para prever eventos de fluxo de caixa, ajustar as pontuações de crédito e detectar fraudes. É o que aponta uma pesquisa global da Deloitte.

Atendimento ao cliente

Entre as muitas aplicações da IA no atendimento ao cliente, destaca-se a adoção de chatbots, um tipo de aplicativo que simula conversas humanas para resolver problemas e conceder respostas. 

Em termos técnicos, trata-se de uma aplicação projetada para aprender com as interações feitas com os usuários e, assim: 

  • dar assistência ou acesso rápido e eficiente às informações;
  • divertir os usuários com dicas engraçadas;
  • tornar a espera de atendimento humano menos tediosa;
  • alimentar as conversões e melhorar as experiências sociais etc.
  • fazer ofertas sob medida para diferentes tipos de clientes etc. 

→ Um estudo da Universidade de Oslo concluiu que a maior parte dos usuários prefere ser atendida por chatbots online em vez de humano ao telefone. 

Guia completo da qualificação de leads

Marketing e Vendas

Diversas aplicações dotadas de inteligência artificial estão ajudando os departamentos de Marketing e Vendas a automatizar suas rotinas. Além disso, elas potencializam a inteligência de dados, tornando as estratégias mais apuradas, precisas e eficientes.

Com esse tipo de solução é possível:

  • personalizar anúncios online;
  • entender os sentimentos dos clientes;
  • obter insights em grandes bases de dados para direcionar campanhas de vendas mais assertivas;
  • automatizar a produção de conteúdo etc.  

→  Uma pesquisa global da Deloitte mostrou que três dos cinco principais objetivos da adoção da IA ​​nas empresas são orientados para Marketing e Vendas: aprimorar os produtos e serviços existentes, criar novas ofertas e melhorar o relacionamento com clientes.

Recursos Humanos

Se o LinkedIn tem em sua retaguarda componentes de Inteligência Artificial, os profissionais de recrutamento também já contam com aplicações de reconhecimento facial. 

Eles podem, inclusive, delegar às máquinas os processos iniciais de um processo de seleção, pois aplicações inteligentes conseguem até avaliar o desempenho dos candidatos usando dicas emocionais. 

→ Gigantes como a Unilever já fazem uso da Inteligência Artificial para selecionar talentos de maneira eficiente e com baixos custos. Dessa forma, conseguem, por exemplo, reduzir discriminações raciais por vieses humanos. 

Manufatura e transporte

A Inteligência Artificial também é muito útil nos departamentos de manufatura e transporte. Entre outras frentes, ela ajuda a melhorar os cronogramas de manutenção. Por exemplo, o setor de companhias aéreas tenta prever o desgaste das peças mecânicas de suas frotas para evitar interrupções. 

A análise preditiva baseada em IA pode melhorar drasticamente esse processo, inclusive ajudando as companhias aéreas a evitar que suas rotinas de manutenção causem atrasos indesejados.

→ Um caso interessante é o da General Electric (GE) que desenvolveu uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para otimizar e dimensionar aplicações industriais.

Cadeia de suprimentos

Algoritmos de aprendizado de máquina estão ajudando varejistas, distribuidores e fabricantes a gerenciar melhor seus estoques. Eles podem automatizar as solicitações de recarga e otimizar as cadeias de suprimentos, entre outros benefícios. 

→ A maioria das inovações em supply chain que ficaram famosas nos últimos anos vêm da Amazon, pois a gigante global da distribuição de produtos e serviços investe pesadamente em Inteligência Artificial. 

Quais são os principais benefícios que a Inteligência Artificial oferece às empresas

As soluções de Inteligência Artificial ajudam as empresas a criar produtos e serviços personalizados, reduzir riscos e custos financeiros. Além disso, são capazes de mitigar falhas graças à manutenção preditiva, aumentar a eficiência operacional, melhorar a segurança e conformidade, minerar e processar dados instantaneamente e obter uma melhor compreensão dos clientes.

Confira, nos tópicos que seguem, um detalhamento das principais vantagens que aplicações e equipamentos de IA oferecem!

Facilidade de identificação de novas oportunidades

Qual anúncio vai encantar o perfil X de cliente? O cliente X deixará de comprar conosco? Este item vai se esgotar? Não importa quais são as perguntas, aplicações dotadas de inteligência podem fornecer previsões precisas sobre resultados futuros com base em dados históricos. 

E mais: a IA converte informação em conhecimento. Ela é um guarda-chuva que abrange uma série de ferramentas que tornam reais as análises preditivas, o que facilita para que as empresas visualizem janelas de oportunidade antes mesmo que elas se concretizem. 

Redução de custos e prejuízos

Um dos grandes trunfos da Inteligência Artificial ​​é fornecer insights acionáveis ​​em grandes quantidades de dados não estruturados. Isso definitivamente afeta o custo de se fazer negócios. 

Além disso, a redução de erros humanos em cadeias de produção, por exemplo, podem evitar prejuízos e elevar a eficiência e a capacidade produtiva.

Aumento do faturamento

Outro grande benefício da Inteligência Artificial é o aumento do faturamento. É por isso que a maioria das empresas estão investindo em aplicações e serviços dentro dessa tecnologia.

Em 2020, mais de 20% dos entrevistados de um estudo global da McKinsey afirmaram que pelo menos 5% de seus lucros podem ser atribuídos à introdução da IA em seus negócios. Isso porque eles obtiveram diferenciação no mercado, conseguiram agir com mais precisão para atender melhor os clientes, entre outros motivos.

Melhoria na experiência do cliente

Os decisores de compra hoje esperam uma experiência personalizada. No entanto, o desafio para a maioria das empresas é que a personalização leva tempo, esforço e dinheiro. 

Para oferecer uma experiência personalizada é preciso mapear as jornadas individuais do consumidor e prever os momentos e ofertas que aumentarão o engajamento e impulsionarão as vendas. Sim, uma tarefa tremenda que a Inteligência Artificial pode cumprir! 

A boa notícia é que muitas marcas estão usando dados, por exemplo, de compras anteriores e atividades de mídia social para antever o que aumentaria a satisfação de seus potenciais clientes. Essas percepções permitem agir tanto no desenvolvimento de produtos e serviços como melhorar a comunicação e o relacionamento com os stakeholders

Automação operacional

A Inteligência Artificial é capaz de operar coordenadamente diversas tecnologias que aumentam a automação nos negócios. Por exemplo, controlar robôs em fábricas ou manter temperaturas ideais por meio de aquecimento inteligente. 

É possível incrementar a automação robótica de processos e fazer com que as máquinas  assumam tarefas rotineiras e repetitivas, e liberar a força de trabalho humana para se concentrar em outras atividades de nível superior.

Nova call to action

Resumindo...

Nunca se falou tanto em Inteligência Artificial, pois ela nunca esteve tão presente no dia a dia das empresas. Mesmo aquelas que acreditam que seus negócios não são diretamente impactados pelas tecnologias autônomas utilizam ao menos uma aplicação dotada de capacidade de pensar — softwares de automatização de marketing, por exemplo.

A fase na qual entramos — ou devemos entrar — agora é a da sondagem de quais aplicações, equipamentos e serviços de IA podem fornecer melhores resultados para os negócios. Isso porque caminhamos para uma realidade onde as máquinas e os algoritmos se tornam diferenciais competitivos, nos mais variados segmentos do mercado.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados