Dicas para melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 min

Você vai ler sobre: 

  • O crescimento do investimento em mídias digitais;
  • A importância das mídias digitais para a gestão de comunicação;
  • Como o monitoramento de dados ajuda a melhorar essa estratégia.

Pelo menos 76% dos brasileiros acessam a internet via celular, de acordo com o IBGE. Isso demonstra a nova mentalidade da população brasileira. Estamos mais conectados e queremos informações rápidas; literalmente, na palma da mão.

Então, a melhor forma de as empresas usufruírem desse novo contexto é fazendo uma boa gestão de comunicação em mídias digitais. Afinal, dentre os donos dos 206 milhões de aparelhos móveis conectados à internet no Brasil:

  • 96% disseram que usam especialmente os aplicativos de mensagens;
  • 97% deram destaque aos aplicativos de mídias sociais;
  • 88% têm o hábito de acessar apps de entretenimento e vídeos;
  • 72% fazem compras por aplicativos.

Os dados apresentados no relatório “Digital in 2020”, da We Are Social e Hootsuite, mostram, portanto, um cenário favorável para o investimento em mídias digitais.

Afinal, tais canais são excelentes para estreitar a relação entre a empresa e seu público-alvo. Sabe por quê? Neles o público tem espaço para tirar dúvidas, fazer sugestões ou até mesmo reclamações diretamente com as marcas.

Dessa forma, a empresa consegue usar esses feedbacks e dados para aperfeiçoar seu desempenho. A melhora da reputação da marca e o aumento de seu potencial de vendas são consequências disso.

Portanto, ter uma boa gestão da comunicação de mídias digitais se tornou fundamental no mundo corporativo. Se quiser saber como investir bem nessa estratégia, continue lendo!

A importância da gestão da comunicação em mídias digitais

Antes de irmos para as dicas em si, vamos entender bem porque a gestão de mídias digitais é essencial para a área de Comunicação.

A busca de informações sobre produtos e serviços na internet já é uma tendência que vem crescendo com o passar dos anos. Um dos motivos é que os meios tradicionais, como TV e rádio, já não são mais tão assertivos na entrega da mensagem.

No Brasil, em 2019, 33% dos investimentos em mídias já eram no digital, segundo a Pesquisa Digital AdSpend 2019.

Além disso, em 2020, mesmo com a pandemia, os anúncios neste segmento foram significativos. Isso porque, com as pessoas ficando mais em casa por conta do isolamento social, a audiência nos canais digitais aumentou.

Entende porque é tão importante construir uma estratégia de comunicação integrada eficiente? Afinal, não dá para vender produtos ou serviços sem saber comunicar ao público a existência deles e nos canais em que estão mais inseridos.

Como usar dados para uma boa gestão da comunicação em mídias digitais

As mais novas estratégias para a comunicação são baseadas no mindset data driven. Isso inclui as mídias digitais porque, junto ao monitoramento e à análise de dados, elas permitem fazer a mensuração do impacto junto ao público. Portanto, a área consegue ter uma visão mais ampla de seus resultados.

Isso porque, com o acompanhamento em tempo real das ações, dá para impulsionar as iniciativas que deram certo e adaptar as que deram errado.

Por isso, as empresas que usam dados para pautar suas operações se destacam entre as demais. Prova disso é que já ocupam as primeiras posições na lista de companhias com o maior valor de mercado, segundo relatório do The Boston Consulting Group.

Assim, gerir a comunicação empresarial envolve:

  • Conhecer o público por meio de dados, não suposições;
  • Definir os canais de comunicação ideais a partir de informações precisas sobre cada um deles;
  • Criar uma linguagem que combine com o canal e o público-alvo;
  • Monitorar as ações de comunicação para saber se estão dando certo;
  • Realizar análises e agir a partir desses novos dados gerados.

Vamos então conferir como aplicar esses conhecimentos na prática?

4 dicas para uma gestão da comunicação em mídias digitais eficiente

1 – Entenda a lógica das mídias digitais

O primeiro passo é conhecer a fundo a lógica de funcionamento das mídias digitais, bem como as informações demográficas e de comportamentos de seus usuários. Assim, dá para saber em quais canais o seu público está. Em seguida, veja quais destes são estratégicos para que a marca tenha presença digital.

2 – Use a tecnologia a seu favor

Atualmente existem ferramentas que monitoram as mídias digitais de forma integrada. Esses softwares podem ser facilitadores e bons aliados em uma época na qual é preciso, cada vez mais, estar atento à opinião dos diversos stakeholders de uma marca.

Dessa forma, busque por uma tecnologia que consiga monitorar a reputação da sua companhia em tempo real e:

  • encontre seus melhores influenciadores;
  • trabalhe com métricas e indicadores modernos;
  • analise o impacto das notícias sobre sua marca;
  • transforme dados em relatórios analíticos para as tomadas de decisões.

3 – Defina objetivos claros

Trace metas para as ações focadas nas mídias digitais e planeje conteúdos para alcançá-las. O objetivo é gerar tráfego para o site? Vender? Aumentar a visibilidade da marca? Para cada um deles, deve-se determinar uma estratégia diferente.

4 – Planeje, acompanhe os resultados e mude a rota quando necessário

Com as iniciativas planejadas rodando, teste o que foi definido e monitore diariamente para saber se está sendo efetivo ou não. Assim, é possível fazer a correção de rota caso necessário.

Resumindo

Com o acesso à internet cada vez maior por parte dos brasileiros, marcas que têm uma forte presença digital se destacam. Essa estratégia é positiva porque fortalece o relacionamento com o consumidor e permite insights baseados em dados. 

Para isso, é preciso:

  • entender o papel de cada canal;
  • definir os objetivos da empresa acerca da gestão da comunicação em mídias digitais;
  • adotar uma plataforma de monitoramento de dados para otimizar os resultados;
  • revisar estratégias a partir dos relatórios gerados em tempo real.

Desse modo, fica claro que a gestão da comunicação em mídias digitais não pode ser feita no improviso. Isso porque quando seus processos bem definidos são respeitados, colocam a companhia em destaque no mercado.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados

Logo Cortex Intelligence

Quer saber mais sobre as soluções da Cortex? Entre em contato com a gente via Whatsapp!

Logo whatsapp