Como desenvolver um time de Comunicação eficiente

Como desenvolver um time de Comunicação eficiente

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

As lideranças na sua empresas já se perguntam como desenvolver um time de Comunicação eficiente?

Embora a eficiência seja a palavra da vez no mundo corporativo, os comunicadores muitas vezes ainda não sabe como aplicar essa característica em seus times. E esse é um sintoma de baixa maturidade comunicacional.

Você sabia que menos de 30% dos executivos de negócios conseguem listar as prioridades estratégicas da Comunicação em suas empresas? É o que aponta um estudo recente publicado na Harvard Business Review.

Ao mesmo tempo, 53% de todos os investimentos em transformação digital serão direcionados à Comunicação até o final de 2023, conforme levantamento da IDC.

Há, portanto, um descompasso entre o que os boards executivos esperam dos comunicadores corporativos e o quanto eles, de fato, valorizam as atividades por eles realizadas. 

Diante disso, aos gestores e profissionais da área cabe aumentar sua eficiência. Só assim terão o reconhecimento necessário para colocar seu potencial em ação, obter recursos e inovar.

Vamos refletir em profundidade sobre isso? Continue lendo para ver:

  • como a eficiência se aplica à Comunicação Empresarial;
  • quais são os desafios enfrentados por essa área na maioria das companhias;
  • o que fazer para montar uma equipe eficiente;
  • e muito mais!

O que é eficiência em Comunicação Corporativa

Antes mesmo de chegarmos a como desenvolver um time de Comunicação eficiente, precisamos definir o que é eficiência nessa área.

À medida em que os comunicadores lidam com novos desafios, precisam elevar ainda mais essa característica. Inclusive porque as expectativas em torno dos resultados que eles devem apresentar não para de crescer.

Os líderes esperam que esses profissionais consigam captar informações de diversas fontes, processá-las, avaliá-las criticamente e obter delas insights acionáveis. 

Se antes a eficiência em Comunicação poderia ser definida como a capacidade do time de transmitir informações relevantes de forma clara, concisa e eficaz para todos os públicos-alvo, agora as coisas mudaram.

É preciso lidar com a alta complexidade das mudanças sociais que, invariavelmente, se refletem nos movimentos mercadológicos. Ao mesmo tempo, responder às expectativas de obtenção de retornos sobre os investimentos (ROI) em termos monetários — de dinheiro gerado e/ou economizado. 

Quais são os principais desafios das equipes de Comunicação nas empresas atualmente

Vale a pena nos debruçarmos sobre os fatores que tornam mais difícil desenvolver um time de Comunicação eficiente. Nos tópicos que seguem, veja quais são os principais.

Marcas em frequente exposição

O escrutínio público das empresas está em alta, e os comunicadores corporativos precisam ter planos claros para posicionar suas marcas positivamente. Ao mesmo tempo, precisam lidar com mais ameaças à reputação corporativa — boatos, fake news, "cancelamentos"...

Eles precisam garantir que as opiniões dos executivos e as práticas internas correspondam aos valores da marca de forma que sejam visíveis externamente. Além disso, o planejamento de contingência para contratempos deve ser uma prioridade máxima.

Nova call to action

Convergência midiática e escassez de atenção 

Capturar a atenção do público está se tornando mais difícil com o aumento do uso de publicidade digital, conteúdo, mídia social e assim por diante. Mesmo um público interno é bombardeado com e-mails o dia todo. 

Neste cenário de mídia convergente, garantir que as mensagens sejam claras, objetivas e enviadas somente quando necessário é altamente desafiador. Afinal, há a sensação de que é preciso participar da intensa movimentação da opinião pública, especialmente nos meios digitais.

Excesso de ferramentas

Estamos cercados por mais opções de ferramentas, plataformas e meios de comunicar do que nunca. Logo, a necessidade de padrões e processos é fundamental para garantir o aproveitamento adequado do poder da tecnologia.

As equipes de Comunicação precisam se manter atualizadas, evitando uso de plataformas "da moda" mas que não contribuem efetivamente para resultados. 

Baixos orçamentos

Ao mesmo tempo em que são cobrados a entregar resultados palpáveis, muitos comunicadores enfrentam falta de recursos financeiros. Eles não dispõem de orçamentos que lhes permitam lidar com a complexidade do dia a dia ou mesmo inovar.

Isso é especialmente real nas organizações com baixa maturidade em Comunicação. Com frequência, precisam improvisar ou reduzir suas expectativas — um círculo vicioso no qual as pressões são grandes, mas os investimentos reduzidos.  

Como desenvolver um time de Comunicação eficiente

Vejamos agora como desenvolver um time de Comunicação eficiente na sua empresa. Confira as dicas a seguir.

1. Eleve a maturidade comunicacional da empresa

Tudo começa por reconhecer em qual grau de maturidade a empresa está em termos de Comunicação. Em linhas gerais, esses são os níveis:

  • Iniciante: a área é considerada pouco estratégica e, portanto, não recebe os investimentos adequados.
  • Inteligente: os propósitos são claros, há uma estrutura definida e a tecnologia é uma aliada do time.
  • Otimizada: o departamento é visto como fundamental para o negócio, especialmente para manter a reputação corporativa em alta.
  • Excelente: a empresa conseguiu integração total de sua comunicação, tornando o departamento um hub de inteligência consultado por todos os demais.   

Nova call to action

2. Tenha um orçamento à altura das ambições estratégicas

Não tem como desenvolver um time de Comunicação eficiente se a área não dispõe de recursos financeiros. Afinal, os profissionais dessa área precisam estar atualizados com as tendências do mercado (de mídia, de opinião pública, de comportamento dos públicos e assim por diante).

Sem orçamento, fica difícil contratar os melhores profissionais, além de lidar com diferentes canais, ferramentas e métodos. Da mesma forma, buscar ajuda externa (de consultores e prestadores de serviços) sem dispor de dinheiro faz com que eles tenham que improvisar diante dos desafios.  

3. Contrate profissionais qualificados

Outro ponto importante na construção de um time eficiente é a qualificação dos profissionais. Mesmo trabalhando com terceiros, será necessário contar com analistas internos com boa formação e experiência na área. 

Esses funcionários também devem estar em constante capacitação, para dar conta de lidar com as rápidas mudanças sociais e técnicas. 

4. Faça benchmarking competitivo

A capacidade de olhar para o que o mercado está fazendo em Comunicação também é um dos requisitos básicos para um time competitivo. Ela requer condições tecnológicas e metodológicas, inclusive porque os movimentos de concorrentes e pares nem sempre estão visíveis a "olho nu".

Em linhas gerais, é importante que o departamento esteja preparado para analisar processos, estratégias e desempenho. A partir disso, terão parâmetros de comparação e poderão colocar em prática estratégias de diferenciação. 

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

5. Invista em tecnologia e na inteligência de dados

O time de Comunicação também precisa estar tecnologicamente equipado. Precisa dispor, por exemplo, de soluções de Gestão de Comunicação e Reputação, entre outras, para automatizar atividades. 

Ao mesmo tempo, deve ter elevada capacidade analítica para buscar inferências que tornem as decisões práticas e estratégicas racionais e contextualizadas.  

6. Mensure resultados palpáveis

Cada vez mais, a eficiência da Comunicação reside na facilidade de mensurar resultados objetivos. Ou seja, ter métricas e indicadores de desempenho que vão além da subjetividade e demonstre os retornos obtidos.

Dessa forma, conseguem tangibilizar os efeitos de ações, campanhas, projetos, entre outras iniciativas. Apresentando relatórios realistas aos boards executivos.   

7. Incentive a inovação

Por fim, um departamento de Comunicação verdadeiramente eficiente é inquieto e está sempre em busca de inovar. Para tal, os profissionais devem ter tempo e condições de fazer testes, experimentar, errar e aprender.

O incentivo à inovação, neste caso, passa por provocar novas formas de agir e pensar. Além disso, pelo apoio financeiro e investimentos em tecnologia, entre outras frentes. 

Como desenvolver um time de Comunicação eficiente: da maturidade aos investimentos

Com a Comunicação assumindo um papel decisivo nos resultados das empresas, as cobranças para os profissionais da área não param de crescer. Aos gestores, cabe investir esforços e recursos no desenvolvimento de um time altamente eficiente.

Para tal, contudo, é importante olhar para o quanto o negócio está preparado para uma equipe de alta performance. Além disso, é preciso dispor de recursos financeiros, tecnológicos, entre outros, que pavimentam o caminho para a eficiência.

Como esse tema tem sido tratado na sua empresa? O que você achou das nossas dicas para desenvolver um time de Comunicação eficiente? 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.




Artigos Relacionados