Entenda como enviar press release profissional de forma estratégica

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O mundo está vivenciando a era dos dados. Nesse contexto, todas as áreas estão sendo impactadas. Com a comunicação empresarial não seria diferente. O envio de um release profissional, por exemplo, é uma prática que deve contemplar novas estratégias para ser efetivo.

Dessa forma, técnicas antigas e rotineiras de disparo em massa não são mais eficientes. Isso porque os formadores de opinião na imprensa se multiplicaram e estão presentes em veículos de comunicação tradicionais, mídias alternativas e redes sociais.

Nesse artigo, vamos mostrar como as estratégias de comunicação adquiriram uma nova configuração em tempos de transformação digital e como essas mudanças impactaram na produção e envio do press release profissional.

[eBook] Liderando o crescimento: como usar dados para criar estratégias matadoras

Qual a força de um press release profissional na era dos dados?

 Empresas que adotam a cultura dos dados em sua relação com os consumidores têm receita até 20% maior e chegam a cortar os custos em 30%, segundo estudo da consultoria BCG em parceria com o Google.

Esses dados mostram um cenário animador para os profissionais de relações públicas que dispõem de ferramentas de inteligência já amplamente utilizadas no marketing. 

 Empoderados da ciência de dados, os comunicadores podem aprimorar suas ações de divulgação de press release e relacionamento com a imprensa, entre outras vantagens.

Isso porque plataformas de automação e monitoramento de mídias em tempo real  permitem a eles uma melhor compreensão do seu público-alvo e, portanto, o desenvolvimento e envio de um release profissional e assertivo.

Vale lembrar que jornalistas normalmente têm mais de 300 e-mails esperando para serem lidos toda manhã, de acordo com uma média da HoustonPR.

Nesse contexto, o press release continua valioso. Uma indicação clara disso é que todos os jornalistas dizem que estes textos são a sua primeira forma de encontrar histórias, segundo pesquisa feita pela 10 Yetis Digital.

Como ser mais estratégico no envio do press release profissional?

Lidar com esse mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo – Mundo VUCA – é considerado por 59% dos gestores de comunicação como seu maior desafio, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Entretanto, trabalhar orientado por dados é um caminho confiável para driblar essa insegurança. É o que veremos a seguir, com a apresentação de três ações data-driven importantes para o desenvolvimento de um plano de comunicação eficaz.

Press release x influenciadores: o match ideal

Já citamos a grande relevância em mapear quem são os principais potenciadores e detratores da sua marca na mídia. Mas vamos entender melhor o porquê disso ser tão importante.

Descobrir quem são os formadores de opinião que costumam falar sobre temas correlatos ao seu mercado e como eles abordam a sua marca trará mais clareza em como se aproximar deles.

Afinal, munido dessas informações, é possível explorar o perfil completo desses profissionais.

Se for um veículo ou jornalista que promove sua empresa, mantenha-o por perto. Chame-o para parcerias, eventos e para criar branded content. Envie exemplos de press release focados nos assuntos e no público que ele atinge.

Por outro lado, se for um detrator, analise em quais momentos é importante conversar com ele e em quais é melhor se manter afastado. Portanto, crie uma estratégia para reverter esse cenário.

Em suma, entender o papel de cada influenciador e enviar press release de modo mais personalizado tem se mostrado uma boa estratégia de relacionamento.

Monitoramento integrado é importante para um press release profissional

Profissionais de RP entendem a importância do monitoramento da marca para garantir melhores resultados e boa reputação.

Por outro lado, alguns desconhecem a possibilidade de monitorar, de forma integrada, todas as mídias, sejam elas digital, impressa, rede social, rádio ou TV.

 Isso não só é possível como garante essas duas vantagens: 

  •  Reconhecer os assuntos e seus influenciadores mais emergentes em tempo real, o que favorece a produção e disparo do press release no timing certo. Logo, a chance desse material engajar e gerar resultados é bem maior.
  •  Saber on time como sua empresa e concorrentes estão se comportando. Por que meu concorrente tem mais menções na mídia? Em quais assuntos ele aparece de forma positiva e de forma negativa? Quem fala bem dele e mal da minha marca? A partir daí, é possível planejar ações mais assertivas.
 

Press release bem planejado resulta em melhor ROI

Outro ponto importante é em relação ao ROI. Um bom press release enviado para o comunicador certo no momento oportuno com certeza vai gerar mais retorno do que disseminar esse conteúdo sem uma visão estratégica.

Mas o que é ROI? A sigla em inglês significa “return over investiment” (em tradução livre, “retorno sobre investimento”). Trata-se de um indicador financeiro básico, amplamente difundido nas empresas e utilizado para calcular o quanto se obteve de retorno a partir do investimento realizado.

O ROI pode ser mensurado por:

  • número de publicações; 
  • assunto;
  • produtos;
  • tipos de mídia;
  • veículos.

Sabendo disso, com a análise de dados, é possível entender quanto cada mídia para a qual você enviou seu press release gerou de visibilidade para sua marca, bem como o valor decorrente dela.

Essa técnica trará mais valor para a área de comunicação e pode aumentar a visibilidade perante o CEO, por exemplo.

Hoje, já é possível contar com ferramentas que permitem mensurar o retorno das suas ações em uma linguagem de negócios. O que, na prática, torna mais estratégico o trabalho dos profissionais de comunicação corporativa

A importância de uma ferramenta de comunicação com base em dados

Contar com soluções que permitam mapear tendências importantes de mercado, além de seus principais influenciadores, é um investimento eficaz para obter mais retorno com a divulgação de press releases.

E investimento bem feito resulta em melhor ROI, o que, consequentemente, contribui para a receita da companhia e o atingimento das metas da área de comunicação.

Com isso, a máxima de que os RPs não morreram, mas precisam enxergar a comunicação empresarial sob a ótica dos dados, é verdadeira. Afinal, não é mais lucrativo usar técnicas antigas sem se adaptar às tecnologias.

Portanto, é preciso cada vez mais investir seus esforços de maneira eficiente. E boa parte do trabalho de um relações públicas está em produzir e divulgar um bom press release.

Logo, ficar de fora desse movimento é perder espaço na mídia orgânica.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados

Logo Cortex Intelligence

Quer saber mais sobre as soluções da Cortex? Entre em contato com a gente via Whatsapp!

Logo whatsapp