3 lições que os líderes do Ranking Merco te ensinam sobre a gestão de reputação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Os líderes empresariais mais respeitados do mercado são eleitos anualmente pelo Ranking Merco. Com isso, passam a fazer parte do seleto grupo de executivos reconhecidos por esse importante monitor de reputação empresarial.

Você sabe como eles conseguem essa conquista? Já pensou em quais metodologias eles aplicam em suas empresas para conquistar destaque no ranking?

Para te ajudar nessa reflexão, trazemos, neste artigo, algumas dicas primorosas. Continue lendo para entender, por exemplo, por que passar por um media training é um passo importante.

O que é o Ranking Merco

Importante balizador do valor reputacional das marcas e das lideranças empresariais na América Latina, o Ranking Merco também abrange Espanha, Portugal e Itália. Ele é uma iniciativa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco) e vem sendo divulgado desde 2000, contemplando o Brasil desde 2013

Basicamente, o Ranking Merco lista anualmente as lideranças e as empresas com melhor imagem. Faz isso por meio de relatórios de cada nacionalidade e também por meio de comparativos regionais e globais. 

Também é interessante saber que o Merco é o primeiro monitor de reputação organizacional auditado no mundo. Sua confiabilidade se dá, em grande parte, porque os critérios de ponderação são públicos e podem ser consultados livremente no site da Merco — a supervisão de resultados é feita pela KPMG com base na norma ISAE 3000.

Em suma, o ranking é “um instrumento de avaliação reputacional baseado numa metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais de vinte fontes de informação”, como declara a própria Merco.

[PR] ABM - Descubra os segredos para se tornar líder de reputação no Ranking Merco

O que um líder deve fazer para se destacar no Ranking Merco

Olhando para a avaliação realizada pelo Ranking Merco, vale a pena pensar em como os gestores podem se preparar para serem listados como líderes em reputação. Confira, a seguir, o que é possível fazer.

1. Liderar projetos de gestão de reputação corporativa

Quando os executivos lideram iniciativas de gestão de reputação corporativa, eles tendem a entender melhor a importância de trabalhar continuamente a imagem da marca. E podem aproveitar esses conhecimentos para sua própria promoção positiva.

Se olharmos para os gestores listados no Ranking Merco, vemos que as empresas nas quais eles atuam também estão listadas ali. Isso demonstra que há uma estreita relação entre o que é feito em termos corporativos e também pessoalmente, na imagem dessas lideranças.

2. Trabalhar o personal branding

O personal branding nada mais é do que o processo de criação de uma identidade de marca pessoal. Um esforço de coordenar como o executivo projeta sua imagem e seus valores para o mundo, garantindo que a opinião pública saiba quem ele é e o que ele representa no mercado.

Em uma estratégia de personal branding trabalha-se para que o profissional se destaque da multidão. Isso passa por promover-se, colocar-se como fonte para a mídia, ter reconhecimento público, entre outros esforços.

Tudo, é claro, devidamente baseado em ativos reputacionais que são acumulados com o tempo e com os resultados obtidos ao longo da carreira. 

Para realizá-lo, vale a pena contratar os serviços de um especialista no tema, mas também obter ajuda dos times de Comunicação, Marketing e Relações Públicas da empresa.  

3. Estabelecer relações com a mídia

Não há nada mais poderoso para elevar a reputação de uma liderança empresarial do que colocá-la como fonte para a mídia profissional. Ou seja, obter exposição espontânea por meio de entrevistas, elaboração de artigos de opinião e colaboração com matérias jornalísticas.

Isso porque jornalistas estão entre os principais atores que movimentam a opinião pública e têm ampla confiança da sociedade. Logo, quando eles destacam as considerações de gestores empresariais, o público tende a ver esses profissionais como confiáveis — afinal, eles passaram pelo filtro jornalístico. 

Qual é a importância do media training nesse processo

Considerando o forte impacto dos meios de comunicação na reputação das empresas e de suas lideranças, é muito importante investir em media training. Com isso, garante-se que os executivos saibam lidar com jornalistas, bem como possam aproveitar as oportunidades de exposição midiática.

A saber, media training é uma preparação prévia dos porta-vozes para representarem a empresa em entrevistas e outros tipos de contato com a mídia e seu público-alvo. Um treinamento no qual os executivos entendem o funcionamento das empresas midiáticas, bem como o ofício dos jornalistas.

Entre os tópicos tratados nesse treinamento, destacam-se:

  • postura em entrevistas;
  • retórica e oratória;
  • conhecimento dos veículos jornalísticos importantes para a empresa e para o mercado no qual ela atua;
  • aproveitamento dos espaços de mídia para inserção das mensagens-chave da marca;
  • desenvoltura discursiva em temáticas espinhosas para a marca e/ou ou para o executivo;
  • estabelecimento de relações duradouras e proveitosas com repórteres, editores e produtores;
  • entre outros aspectos que podem ser abordados conforme necessidades específicas.

Ao fazer media training, os líderes interessados em elevar sua própria reputação — e figurar em rankings como o Merco — conseguem melhorar suas capacidades de ganhar a opinião pública através da exposição midiática. 

Dessa forma, podem aproveitar as oportunidades que surgem para reverberar as ações positivas da marca. Além disso, aprendem a colocar-se como fonte, sugerindo pautas para jornalistas com os quais se relacionam.

Os líderes do Ranking Merco trabalham suas próprias imagens em paralelo com a reputação corporativa

Talvez o maior trunfo dos executivos mais bem-vistos no mercado seja investir em gestão de reputação corporativa ao mesmo tempo em que refinam suas próprias imagens.

Eles entendem a importância de serem bem avaliados pelos stakeholders e pela opinião pública em geral, emprestando seu capital reputacional para os negócios nos quais atuam. O que os torna destacados da média e garante lugar de destaque no Ranking Merco e em outras premiações que reconhecem a confiança que conquistaram.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 


Artigos Relacionados