Sugestão de pauta jornalística: aprenda a desenvolvê-la com essas 4 dicas!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Em uma rotina de assessoria de imprensa ou de comunicação institucional, a sugestão de pauta jornalística é o documento com uma pauta relativa à empresa assessorada para convencer o jornalista da relevância da publicação de uma matéria.

Esse processo é importante para nutrir os principais veículos de comunicação com notícias que contribuem para a reputação da companhia. Entretanto, sua elaboração precisa seguir alguns critérios importantes para que cumprir seu propósito.

Primeiramente, ela precisa estar alinhada com estratégia de comunicação da marca . Em seguida, ela precisa trazer elementos de impacto social. Para se ter uma ideia, 48% dos jornalistas recebem mais de 5 pedidos de sugestão de pauta jornalística todos os dias, segundo a Muck Rack.

Então, se você quer saber sugerir um indicativo de pauta eficiente que vai chamar a atenção do jornalista e impulsionar a reputação da sua marca? Leia até o final para conhecer 4 dicas que separamos para você!

Como fazer uma sugestão de pauta jornalística?

O primeiro ponto a se atentar na elaboração de uma sugestão de pauta jornalística é o ponto de vista da comunicação estratégica. Por isso, antes de definir que tipo de matéria pretende-se publicar e quais veículos de comunicação escolher, é fundamental alinhar essas escolhas com branding e objetivos da organização.

Isso deve ser feito porque a motivação maior para emplacar uma publicação na imprensa é a difusão positiva da marca junto à audiência da empresa.

Nesse sentido, deve-se levantar alguns questionamentos: 

  • Essa sugestão de pauta jornalística está de acordo com a mensagem prevista no meu plano de comunicação?
  • Até que ponto essa matéria traz mais impactos positivos do que negativos para a organização?
  • Qual veículo de comunicação tem uma linha editorial condizente com o conteúdo a ser publicado?
  • Esse jornal ou programa tem repercussão junto ao público-alvo ou buyer persona da empresa?

A importância de convencer o jornalista da relevância da publicação

Outro fator essencial é saber como fisgar os jornalistas para convencê-los da divulgação do conteúdo. Nesse ponto, o trabalho de assessoria deve se lembrar que, apesar do objetivo de emplacar a matéria seja trazer benefícios ao cliente, a sugestão de pauta não precisa ser necessariamente autocentrada nele.

Al´ém disso, o pauteiro sempre deve se lembrar que um pré-requisito básico para publicação de um texto jornalístico é a relevância do fato. Dessa forma, a empresa deve valorizar sempre fatos de impacto positivo e relevante no meio social para, aí sim, associar esse fato a alguma ação da companhia.

Por exemplo, imagine que sua empresa desenvolveu um projeto educacional que oferece cursos de capacitação em programação e análise de dados para jovens vulneráveis. Esse é um fato de grande relevância social e que pode fisgar a atenção de um jornalista frente à grande quantidade de sugestões que ele recebe todos os dias.

Por fim, para um exemplo de pauta em termos de estrutura, é aconselhável usar o conceito de pirâmide invertida, tradicional em matérias de jornal que se baseia nas seguintes perguntas:

  • O que?
  • Quem?
  • Como?
  • Quando?

As respostas a elas devem vir bem claras na introdução, de modo que o resto das informações vão aparecendo no decorrer do conteúdo.

[eBook] 15 Hacks de Comunicação Corporativa na era digital

4 dicas incríveis para a sugestão de pauta jornalística

Abaixo, selecionamos 5 dicas para otimizar sua estratégia de comunicação junto à imprensa. Confira!

1- Mantenha-se informado

Manter-se por dentro de todas as novidades, notícias, tendências em redes sociais e tudo o que for relevante a reputação da marca é fundamental para o profissional de comunicação sugerir conteúdo para a imprensa.

Em tempos de transformação digital, por exemplo, é importante redobrar a atenção em plataformas como Twitter, Instagram e Facebook, pois são terrenos férteis de bom material jornalístico.

2- Descubra o timing ideal

Imagine um exemplo de pauta factual, como o anúncio de um evento importante. Nesse contexto, a empresa deve descobrir o timing certo para fazer a sugestão para o veículo de comunicação. 

Não pode ser com muita antecedência, a ponto do jornalista esquecer, tampouco em cima da hora, pois atrapalha a programação do repórter para produzir a matéria. Afinal, 31% dos profissionais de imprensa recusam releases e sugestões de pauta por causa do timing ruim de envio, segundo a Muck Rack.

O mais indicado nesses casos é que o assessor mande a sugestão com antecedência e emita alguns lembretes diários à medida que o evento se aproxima.

3- Aconselhe o uso de material audiovisual

A escolha certa de imagens, infográficos e outras intervenções gráficas podem tornar o seu conteúdo jornalístico ainda mais sedutor para o público. E não há nada de errado em assinalar essas instruções no documento de sugestão de pauta.

Afinal, quanto mais rico e condizente com um bom texto jornalístico for o material, mais os veículos ficarão interessados em publicá-lo.

4- Sugira artigos de opinião

Muitas vezes um artigo de opinião tem maior impacto do que uma matéria jornalística. Nesse caso, fazer um monitoramento de mídias em tempo real é importante para descobrir tendências que estão em alta e que sua empresa tenha o know-how necessário para falar do assunto.

Entre outros benefícios, a marca ganha autoridade no tema e, consequentemente, no seu segmento de mercado.

Inclusive, investir em uma ferramenta de inteligência de dados é fundamental não só para monitorar mídias e fatos jornalísticos estrategicamente valiosos para sua empresa, mas também obter feedbacks e insights relevantes sobre seu público-alvo, concorrentes e segmento de atuação.

Afinal, informações concretas sempre são a melhor bússola para que um gestor possa usar como guia de suas decisões.

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo com dicas de sugestão de pauta jornalística. Até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados