Cérebro e engrenagens representando a inteligência de dados e estrela representando a gestão da reputação

Gestão de reputação e dados: entenda por que essa combinação impulsiona resultados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Gestão de reputação e dados: uma combinação cada vez mais poderosa, à medida em que a maturidade comunicacional das empresas se amplia. Ao mesmo tempo, uma necessidade diante do intenso intercâmbio de informações nos ambientes virtuais.

Tanto é assim que 91% dos executivos de negócios esperam que os profissionais de Comunicação sejam "fortes analistas de dados", conforme levantamento da Cision.  

Agora, como essa realidade se dá na prática? Quais estratégias, métodos e atitudes os comunicadores precisam realizar para usar grandes volumes de informações em prol da imagem corporativa?

É o que vamos responder ao longo deste artigo, no qual você vai ver:

  • por que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não fazer gestão de reputação;
  • o que torna a inteligência de dados indispensável;
  • como realizá-la e qual tecnologia empregar nessa missão;
  • e muito mais!

Gestão de reputação: por que realizá-la é indispensável para a saúde da sua marca?

A reputação corporativa nunca foi tão frágil quanto neste momento de convergência midiática e uma sociedade opinativa e fragmentada pela algoritmização onde todos têm voz. Agora as empresas estão sob constante vigilância, pois há o entendimento geral de que elas são atores importantíssimos da realidade social.

Para se ter uma ideia, no último ano, a confiança das pessoas nas marcas caiu consideravelmente, de acordo com um levantamento global realizado pela The RepTrak Company™. Isso, conforme os pesquisadores envolvidos, se dá por diversas razões; tais como: 

  • os fatores ESG influenciando as decisões de compra e relações com fornecedores de bens e serviços;
  • a crise financeira acirrando os ânimos e colocando em pauta o comprometimento das organizações com o bem-estar social;
  • o aumento do desemprego em diversos setores do mercado dando a sensação de que, para salvar seus balanços, as companhias estão dispostas a "sacrificar trabalhadores";
  • a fragilidade das marcas diante da vertiginosa movimentação da opinião pública nos ambientes virtuais, incluindo a maneira como lidam com exposições e críticas;
  • entre outras.

Sendo assim, organizações conscientes da influência da reputação em sua sustentabilidade precisam assumir ativamente o controle da imagem que transmitem ao mercado. Do contrário, podem ver prejudicada sua competitividade geral, além de ter prejuízos financeiros.   

Gestão de reputação e dados: qual é a relação?

Já é consenso que o domínio de novas tecnologias que aliam, por exemplo, Big Data e Analytics, é o que garante diferencial competitivo para as estratégias de Comunicação e Relações Públicas modernas. 

Isso se torna ainda mais verdadeiro quando falamos em gestão de reputação: não é mais possível realizá-la sem inteligência de dados. Ou seja, sem ferramentas e capacidades analíticas para captar, processar e obter insights em grandes volumes de informações.

Neste sentido, gestão de reputação e dados é a combinação do momento. Isso porque o legado reputacional é um dos ativos mais valiosos de uma organização e a inteligência de dados é fundamental para entender como a imagem transmitida por uma marca está sendo percebida por seus stakeholders.

Em outras palavras, a gestão de reputação diz respeito ao controle e à influência da imagem ou marca perante seus públicos de interesse — inclui monitorar o que é dito sobre a empresa nos mais variados canais. 

E a inteligência de dados, por sua vez, é o que faz com que os profissionais encarregados dessa missão consigam entender a efetividade das iniciativas empreendidas, bem como dimensionar os resultados obtidos. 

7 maneiras de gerir a reputação corporativa usando uma solução de inteligência de dados

Agora, como se consegue unir gestão de reputação e dados? A resposta é uma só: capacitando o time para o alto desempenho analítico e fornecendo a ele uma solução de inteligência de dados. 

Tomemos como exemplo a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, que é usada por companhias como Azul Linhas Aéreas Brasileiras, BTG Pactual, Eletrobras, Itaú Unibanco, Mercado Livre, Nubank, Visa, Vivo (Telefônica Brasil) e XP Investimentos, entre outras.

Com ela, a gestão de reputação se torna 100% amparada por dados, proporcionando vantagens operacionais e estratégicas aos profissionais da área. 

Confira, a seguir, um detalhamento das principais maneiras de usar esse sistema para elevar a administração reputacional do seu negócio!

IMG INTERNA - Como gerir a reputação corporativa  usando inteligência de dados

1. Monitore todas as mídias em tempo real

Considerando a quantidade de novas mídias que surgiram nos últimos anos, acompanhar tudo o que é dito sobre uma marca ou seu segmento de atuação é algo bastante complexo. 

Agora, contando com uma solução de inteligência de dados como a que a Cortex fornece, isso deixa de ser um problema. O sistema automatiza esse monitoramento fornecendo alertas específicos e dashboards analíticos em tempo real.

2. Avalie de forma contínua e detalhadamente a exposição da marca

Também a análise valorativa da exposição da marca pode ser realizada por meio da solução de inteligência de dados. Isso num detalhamento surpreendente: medindo a qualidade das menções por sentimento gerado (promotor, detrator, balanceado e inócuo) e por protagonismo (onde e como a empresa é citada em matérias e postagens online, por exemplo).

Com isso, fica bem mais fácil entender os impactos que a exposição midiática gera na opinião pública e, consequentemente, na reputação corporativa. 

3. Conheça e acompanhe as tendências de mídia e opinião pública

Outra maneira de unir gestão de reputação e dados é tendo acesso a grandes bases informacionais que permitam acompanhar tendências de mídia e debate coletivo.

O sistema da Cortex faz esse rastreamento contínuo e fornece relatórios detalhados para que os comunicadores tenham insights realistas. A partir disso, cada iniciativa comunicacional é pensada e executada de maneira contextualizada.  

4. Decifre as bolhas de informação e ideologia para evitar crises

Os agrupamentos de indivíduos em torno de temas, ativismo e outras motivações acabam formando bolhas de informação e ideologia. Sobretudo no ambiente das redes sociais e dos apps de mensagens (WhatsApp, Telegram e outros).

Localizá-los e estudá-los é um trabalho árduo quando não se tem tecnologia. Mas isso é coisa do passado para as empresas que contam com uma plataforma de inteligência de dados como a que a Cortex oferece. 

5. Identifique e estabeleça relacionamento com influencers e líderes de opinião

Da mesma forma, conhecer e estabelecer relações proveitosas com influenciadores e líderes de opinião não pode ser uma tarefa manual. Deve-se contar com a automatização para reconhecer níveis de relevância e impactos de agentes midiáticos que estão fora da imprensa tradicional.

Com a solução inteligente da Cortex, esse monitoramento é contínuo e altamente contextual. O que permite estabelecer parcerias, neutralizar detrações e até evitar boatos e fake news

6. Faça benchmarking competitivo 

Também as avaliações comparativas com a concorrência se tornam mais ágeis e eficientes a partir de uma solução de inteligência de dados. E isso é fundamental na atualidade, uma vez que a disputa pela atenção dos públicos é cada vez mais acirrada.

Com o sistema da Cortex, os comunicadores conseguem avaliar os movimentos comunicacionais de concorrentes e pares do mercado. A partir disso, podem criar e executar campanhas e táticas de diferenciação para a marca. 

7. Mensure impactos e resultados com métricas e indicadores realistas

Por fim, a solução da Cortex entrega para Comunicação e Relações Públicas meios concretos de avaliar impactos e calcular resultados de suas ações. Dessa forma, essas deixam de ser vistas como fornecedoras de retornos "subjetivos", "simbólicos".

Com métricas e indicadores de desempenho, os profissionais envolvidos na gestão de reputação conseguem medir e demonstrar sua contribuição para a imagem da marca, bem como os impactos financeiros gerados ou economizados.

Gestão de reputação e dados: a combinação que diferencia as empresas bem-sucedidas na atualidade

Gestão de reputação e dados são indissociáveis, pois é impossível trabalhar para manter a boa imagem de uma empresa sem captar, processar e avaliar continuamente grandes volumes de informações.

A reputação é um ativo valioso para qualquer empresa e a inteligência de dados é crucial para, entre outras coisas, entender como a percepção do público afeta essa reputação.

Ao unir gestão de reputação e dados, as empresas podem criar estratégias mais precisas que levam em consideração não apenas a percepção do público sobre a marca, mas também as tendências do mercado e o comportamento do consumidor, entre outras frentes. 

Isso resulta em um melhor posicionamento de marca, maior engajamento do público e, consequentemente, melhores resultados para o negócio como um todo.

Você já havia pensado na dobradinha gestão de reputação e dados?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados