Como rankings de reputação corporativa ajudam a evoluir a reputação de uma marca?

Como rankings de reputação corporativa ajudam a evoluir a reputação de uma marca?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Um ranking de reputação é um importante balizador da imagem que segmentos de mercado, companhias e lideranças empresariais transmitem. Por isso, não se trata de uma questão meramente de status, mas também de um referencial.

Você já olhou por este ângulo?

Neste artigo, além de entender a importância do tema, você vai ver:

  • quais são os principais rankings de reputação atuais;
  • como usá-los para avaliar a confiabilidade transmitida por sua empresa;
  • de que maneira essa avaliação pode ser usada como impulso para a melhoria contínua;
  • e muito mais.

Confira! 

O que é um ranking de reputação

Um ranking de reputação é, basicamente, uma lista classificatória do desempenho de imagem e confiabilidade de organizações e lideranças empresariais. Além disso, é um importante termômetro de como segmentos, marcas e executivos estão sendo vistos pela sociedade. 

Ao publicar um ranking, a entidade organizadora demonstra quais companhias estão no topo da confiabilidade. Também estimula o desenvolvimento de ações estratégicas neste sentido.  

Geralmente, os rankings reputacionais são publicados a partir de uma extensa pesquisa feita por consultorias especializadas. Ou seja, são resultado de uma série de critérios que fazem com que os esforços de gestão de imagem sejam dimensionados de maneira clara e objetiva.

Também é correto afirmar que um ranking de reputação põe em evidência a competitividade das organizações quando se trata de confiabilidade. Afinal, para estar entre as mais bem-vistas, as empresas listadas se diferenciam de seus concorrentes ganhando uma posição privilegiada na opinião pública.

6 principais rankings de reputação

  • Merco. Iniciativa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), uma instituição sediada em Madrid, na Espanha, é divulgado desde 2000, e contempla o Brasil desde 2013. É construído com supervisão de resultados feita pela KPMG com base na norma ISAE 3000.
  • Top Mega Brasil. Criado pela Mega Brasil Comunicação, elege as agências e os executivos de Comunicação mais admirados no país. Tanto da iniciativa privada quanto da pública.
  • Global RepTrak. Empreendido pela empresa homônima — líder mundial em dados e insights de reputação —, é baseado em como as pessoas sentem, pensam e agem em relação às companhias
  • Statista. A consultoria alemã Statista é conhecida por publicar periodicamente as mais variadas listas classificatórias, entre elas a das empresas mais bem avaliadas em termos reputacionais.
  • Brand Finance. Sediada em Londres, a consultoria independente avalia marcas ao redor do mundo. Está presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil onde publica anualmente o ranking das 100 empresas com melhor imagem.
  • Interbrand. Classifica anualmente as marcas mais valiosas do mundo a partir de três indicadores: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços, o papel da marca no processo de decisão de compra e a força da marca.

[PR] ABM - Descubra os segredos para se tornar líder de reputação no Ranking Merco

Como figurar em um ranking de reputação ajuda a avaliar e melhorar a imagem da sua empresa

Vale a pena pensarmos em um ranking de reputação como um conjunto de parâmetros que ajudam as companhias a mensurar seu legado de confiabilidade. 

Além disso, a partir dos critérios considerados pelas entidades organizadoras, Comunicação e Relações Públicas podem trabalhar na melhoria contínua.

Agora, quais são as frentes que demonstram isso? Confira, a seguir! 

Critérios técnicos respeitados pela imprensa e mercado

Devido às avaliações minuciosas e também à credibilidade das entidades envolvidas, bons rankings de reputação recebem muita atenção. Isso vem da imprensa especializada — importante agente movimentador da opinião pública — e, como consequência, do mercado como um todo.

Logo, quando uma companhia se classifica em uma lista altamente confiável e/ou bem-vista, significa que ela foi investigada. Em contraste com os pares em seu segmento de atuação e também com outros players da economia. 

Benchmarking com concorrentes

A participação em um ranking de reputação também é uma oportunidade para visualizar o que a concorrência está fazendo em termos de posicionamento de marca. Afinal, há parâmetros claros de comparação validados pelas consultorias que organizam as listas classificatórias.

Neste sentido, ao conseguir uma boa classificação, a companhia está, indiretamente, se diferenciando da concorrência. Ao mesmo tempo, tem métricas e indicadores para seguir trabalhando por seu legado reputacional. 

Pilar para comparação do histórico da própria empresa

A autoavaliação também é um dos fatores relevantes levantados pelos rankings de reputação. Ela merece atenção, pois Comunicação e Relações Públicas precisam constantemente avaliar o processo evolutivo da imagem corporativa.

Basicamente, é preciso avançar sempre e, quando se chega no topo, as dificuldades para manutenção do status se intensificam. 

Avaliações por categoria 

Por fim, há diversas categorias classificatórias na maioria dos rankings de reputação, como companhias mais bem avaliadas, setores com melhor imagem e até lideranças destacadas.

Em todas essas frentes, os profissionais encarregados de fazer a gestão da reputação precisam trabalhar. Ao mesmo tempo, ganham expertise a partir dos critérios de pesquisa e avaliação utilizados pelos rankings de alta credibilidade.  

Nova call to action

Ranking de reputação: balizadores do legado de confiabilidade e também referências para a melhoria contínua

Um ranking de reputação é uma ferramenta essencial na era digital, onde a confiança e a credibilidade são valores cada vez mais relevantes. 

Normalmente, esse tipo de lista classificatória funciona como balizadora do legado de confiabilidade de empresas, instituições e até mesmo de indivíduos. Isso porque é baseado em critérios pré-estabelecidos, oferecendo uma visão clara sobre o que se estima em termos de confiabilidade.

No detalhe, os rankings reputacionais servem não apenas como indicativos para o público em geral, mas também como uma referência para a melhoria contínua das organizações. Ou seja, eles incentivam o aprimoramento de processos, operações, iniciativas de Comunicação e Relações Públicas, além de ética e transparência.

O que você achou da reflexão que trouxemos sobre a importância das iniciativas de ranking de  reputação?  


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados