Entenda a importância de uma gestão de comunicação data driven

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

“Desculpa, mas estou na luta para entregar uma demanda urgente que chegou aqui na área de Comunicação. Podemos falar noutro dia?”. Se esse tipo de fala é no cotidiano da gestão de comunicação da sua empresa, talvez você deva perguntar:

  • A área continua entregando valor para a empresa?
  • Meus processos de trabalho no departamento são guiados por dados?

Se a sua resposta para essas duas perguntas for não, saiba que sua empresa está na contramão da inovação no mercado digital. 

Afinal, 97,2% das companhias investem em inteligência de dados para embasar a gestão de comunicação nas organizações, segundo pesquisa feita pela New Vantage com mais de 1000 organizações de protagonismo mundial.

Nesse sentido, quer entender como mudar o mindset da área e ver como tecnologias de automação podem te ajudar no processo? Acompanhe o conteúdo até o fim!

Gestão da Comunicação: o uso de dados e os desafios das maiores empresas do Brasil.

Ao longo dos últimos anos, tenho dedicado minha carreira a entender como resolver desafios de Grandes Empresas — 500 Maiores Exame e 1000 Maiores do Valor — ligados à gestão da Comunicação, Marketing e Vendas.

E tenho observado que uma simples mudança na cultura organizacional tem feito alguns gestores decolarem em termos de resultados e reconhecimento. Entretanto, ao mesmo tempo, outros parecem estar ficando para trás.

A novidade por trás desse fenômeno é que entramos na era das decisões baseadas em dados, ou data driven

Essa mudança, por sua vez, não se dá somente no mundo corporativo e no dia-a-dia das empresas, mas também no cotidiano da nossa vida em sociedade. Vejamos dois exemplos.

  • Exemplo 1: Quem, praticando algum tipo de esporte, mesmo que num nível ainda bem iniciante ou amador, ou fazendo uma nova dieta ou reeducação alimentar, nunca se pegou baixando um app em seu celular para medir sua evolução? Então, dados.
  • Exemplo 2: Conhece alguém que tenha baixado um app para controlar gastos com finanças pessoais, como combustível, supermercado, etc? Olha aí. Isso é a cultura da decisão baseada em dados já incutida em nossa vida pessoal.

O uso de dados nas empresas

Enquanto isso, no contexto empresarial, o processo de transição para o digital e o surgimento de novos canais de comunicação, como as redes sociais, trouxeram uma nova realidade repleta de desafios.

Essa sucessão de eventos deu origem ao que conhecemos como mundo VUCA, no qual a informação circula em uma velocidade antes inimaginável e as tendências de mercado são extremamente voláteis e vulneráveis a mudanças bruscas.

Essa nova realidade, portanto, exige muito mais agilidade e precisão das empresas para monitorar os acontecimentos e tomar as decisões ideais no momento certo.

Ainda assim, por vezes, me vejo em conversas com profissionais de comunicação (todos de grandes empresas) que medem indicadores importantes da e monitoram a reputação da marca apenas uma vez por semana ou até mesmo uma vez por mês.

Dessa forma, por estarem em suas lutas diárias com demandas urgentes que surgem a todo momento, eles não conseguem dar conta do recado. Essa nova configuração originada pela transformação digital torna, assim, urgente uma virada de chave.

A importância da mudança de mindset da gestão de comunicação

Em resumo, a gestão da comunicação interna e externa precisa deixar de ser reativa para se tornar proativa e se antecipar às mudanças bruscas de cenário. A mudança de mindset não da área, assim, é o primeiro passo para alçar voos mais altos.

Nesse contexto, as grandes empresas estão implementando novos processos e tecnologias baseados em automação de dados para impulsionar a inteligência do setor.

Dessa forma, a principal missão é definir métricas mensuráveis para: 

  • orientar processos e ações; 
  • corrigir falhas;
  • mensurar o retorno estratégico;
  • monitorar as mídias em tempo real para avaliar a reputação;
  • fortalecer a imagem da marca junto ao público-alvo por meio dos canais mais estratégicos.

Dessa forma, para amparar a mentalidade data driven no departamento, novas métricas de comunicação surgiram tornar claro e objetivo os resultados e conquistas, além de demonstrar a eficiência da equipe para os executivos.  

Portanto, a partir da coleta, cruzamento, análise e interpretação de dado, é possível obter insights que esclarecem qual melhor decisão tomar em diversas frentes, por exemplo:

  • Qual mensagem deve ser transmitida?
  • Qual será a padronização da linguagem e o tom de voz utilizado?
  • Por que determinado tipo de interação impacta melhor?
  • Qual marca, produto ou mensagem deve ser trabalhada para melhorar uma imagem que não esteja boa? Ou para melhorar o índice de reputação em uma região específica?

Como implementar uma gestão de comunicação orientada por dados?

Portanto, a gestão de comunicação que deseja modernizar-se precisa aprender a monitorar, aprimorar e demonstrar seus resultados.

Sendo assim, é possível se antecipar e gerenciar crises, monitorar a reputação da marca nas principais mídias e desenvolver um branding assertivo que conquiste o respeito e a atenção do público-alvo, sejam clientes ou funcionários.

Nesse desafio, uma ferramenta de automação inteligente pode ajudar seu negócio a desenvolver uma comunicação inteligente e cumprir seus objetivos com agilidade e confiabilidade.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.


Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados