Brand Awareness: saiba o que é e como melhorá-lo com dados

Brand Awareness: saiba o que é e como melhorá-lo com dados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Brand Awareness é uma métrica que mede o quanto e como uma marca é reconhecida por seu público-alvo. Ao mesmo tempo, é o termo usado para designar o esforço de alcance da preferência espontânea dos stakeholders pela empresa e suas ofertas.

Para os times de Comunicação e Relações Públicas essa abordagem é fundamental. Inclusive porque, com ela, os profissionais dessas áreas conseguem visualizar se os esforços de suas iniciativas e ações estão, de fato, contribuindo com a reputação corporativa. 

Mas tem mais camadas de Brand Awareness sobre as quais podemos nos debruçar, e é justamente a isso que nos propomos neste artigo. Continue lendo para ver:

  • a definição detalhada desse parâmetro avaliativo;
  • por que é importante monitorá-lo continuamente;
  • o que fazer para elevá-lo de maneira sustentável em seu negócio;
  • e muito mais!

Brand Awareness: o que é e por que importa

O termo Brand Awareness pode ser livremente traduzido para “consciência de marca''. Ele se refere, primeiramente, à estratégia de levar consumidores a desenvolverem uma preferência instintiva por uma marca. Também é a métrica usada para medir continuamente se esse objetivo está sendo alcançado.

Na prática, uma empresa com bom Brand Awareness é aquela cuja marca é reconhecível e memorável para seus stakeholders. Ou seja, é sinônimo de confiança e está, ou tem potencial para estar, em constante expansão mercadológica.

Tecnicamente falando, o Brand Awareness é uma sub-área do Branding e pode ser visto com mais facilidade como a primeira etapa do funil de Marketing

Além disso, é um indicador qualitativo e quantitativo que interessa às áreas de Comunicação e Relações Públicas diretamente, mas também aos boards de negócios — uma vez que a reputação corporativa influencia nos resultados de vendas, por exemplo. 

Brand Awareness x Brand Equity: veja quais são as diferenças

Mas atenção, é importante não confundir Brand Awareness com Brand Equity, outra métrica que representa a força valorativa de uma marca. 

Entenda as diferenças entre elas no quadro a seguir:

Brand Awareness X Brand Equity

Fonte: Noupe/2020.

eBook - Brand equity

Como desenvolver o Brand Awareness da sua empresa com dados

Agora, como construir Brand Awareness na prática? Confira, a seguir, um passo a passo que vai te ajudar neste objetivo!

1- A primeira etapa é conhecer o público-alvo, entendendo seus pontos fracos, alegrias, medos, necessidades, frustrações, desejos e preferências.

2- Em seguida, é necessário definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o sucesso das atividades de brand awareness. Esses KPIs incluem visitas ao site, engajamento nas redes sociais, pesquisas de marca e menções, entre outros.

3- A terceira etapa é criar campanhas segmentadas, com o objetivo de criar o reconhecimento de sua marca, produtos, serviços e valores. 

Lembre-se: as campanhas de brand awareness não têm metas de conversão puras, mas giram em torno de contar uma história ou transmitir uma mensagem sobre a marca.

4- A quarta etapa é diversificar os canais de promoção da campanha, incluindo redes sociais e publicidade nativa.

5- Por fim, é importante monitorar e otimizar continuamente as campanhas de marketing para medir o ROI do brand awareness e garantir o sucesso da estratégia.

Ações de Brand Awareness: 6 exemplos práticos

Para finalizar, selecionamos alguns exemplos práticos de ações que podem elevar o Brand Awareness da sua empresa. Veja a seguir!

1. Hashtags 

A presença de uma marca na arena dos debates virtuais pode ser ampliada (para o bem e para o mal) quando hashtags se popularizam. Por isso, muitos profissionais de Marketing e Comunicação têm lançado mão desse artifício para manter as empresas que representam em alta.

Isso pode ser feito de maneira direta, citando a marca logo após o # ou indireta, referenciando assuntos do setor/segmento. 

Um case global bastante conhecido é o da rede de hotéis Hyatt, que emplacou a tag #WorldOfHyatt por meio da qual seus clientes publicam relatos, fotos e vídeos sempre que visitam uma unidade. 

2. Parcerias

Outra ação mais abrangente — e de médio a longo prazo — que vem sendo usada é firmar parcerias com empresas cuja reputação já está solidificada. Isso com o objetivo de elevar o Brand Awareness de uma marca menos conhecida. 

Por exemplo, os serviços locais de turismo complementam as ofertas das companhias aéreas, pois os turistas que desejam viajar precisam embarcar em uma aeronave (a menos que seja um cruzeiro ou uma viagem rodoviária, é claro). 

3. Conteúdo

Atualmente, é praticamente impossível uma empresa ter um bom Brand Awareness sem ser fornecedora de conteúdo online. E isso se deve às expectativas dos consumidores, que querem obter informação e diversão vindo de suas marcas preferidas (texto, imagem, vídeo, áudio, entre outros formatos).

Aplicar o Marketing de Conteúdo de maneira estratégica ajuda a posicionar a empresa nos mecanismos de buscas e também a responder a essa demanda. Do contrário, muito provavelmente a companhia vai perder relevância justamente por não ser lembrada como provedora de conhecimento.

--eBook Data Storytelling--

4. Programas de indicação

Na era da interatividade online, os compradores têm tanto prazer em divulgar as marcas que consomem quanto reclamar sobre as que os decepcionam.

Com isso em mente, muitas companhias criam programas de indicação nos quais dão vantagens a clientes que as indicam a conhecidos e amigos. Vão desde o oferecimento de upgrades nos produtos ou serviços até o provimento de valores (cashback, por exemplo).

5. Marketing de Influência

Campanhas inteiras ou ativações pontuais realizadas em parceria com influenciadores digitais também fazem parte dos esforços de potencializar Brand Awareness em muitos empreendimentos. 

Uma das fortes razões para adotar o Marketing de Influência é que esses profissionais têm especial facilidade para falar com as novas gerações — mais aderentes a uma comunicação informal e avessas à propaganda. Além disso, essa estratégia pode proporcionar um ROI médio de 5,2 dólares para cada 1 dólar gasto, segundo estudos recentes.

6. Rankings de reputação

Por fim, as companhias com melhor reconhecimento de marca costumam se submeter a avaliação de instituições que premiam o bom desempenho em reputação. 

Dessa forma, quando são bem classificadas, ganham ampla mídia espontânea — além de aprender com o mercado para realizar ações de melhoria contínua nesta área.

[PR] ABM - Descubra os segredos para se tornar líder de reputação no Ranking Merco

Brand Awareness: consciência e reconhecimento de marca para o crescimento sustentável

Quando falamos em Brand Awareness, estamos nos referindo tanto de uma métrica abrangente (um meio de quantificar e qualificar quanto uma marca é reconhecida e respeitada) como de uma estratégia. 

Isso porque uma série de ações devem ser colocadas em prática para elevar esse indicador, cujo sucesso é percebido de maneiras tanto subjetiva quanto objetiva. 

Obviamente, é algo que se deve realizar estrategicamente. Ou seja, com objetivos bem definidos e de maneira interdisciplinar entre Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Do contrário, em vez de Brand Awareness, se estará aplicando táticas fragmentadas e, portanto, não se alcançará resultados abrangentes. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados