Tipos de canais de comunicação: veja 5 dicas para acertar na escolha

Tipos de canais de comunicação: veja 5 dicas para acertar na escolha

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

 

Você sabe quais são os tipos de canais de comunicação e quais os mais apropriados para sua empresa? Existem vários fatores que devem ser levados em consideração para essa escolha, tais como o porte da sua companhia, seus objetivos e recursos disponíveis.

Além disso, uma diversidade de canais surgiu com a transformação digital, por exemplo, as redes sociais. Com a variedade de formatos e a complexidade do público que se formou, se fez necessário um planejamento mais estratégico para endereçá-los.

E isso passa pela definição dos canais certos para a organização se posicionar bem nessa nova dinâmica de mercado. Tanto para a difusão da marca, quanto para a prestação de um atendimento ao cliente adequado e que renda feedbacks.

Afinal, 90% dos compradores apontam que um bom serviço de atendimento ao consumidor é muito importante na hora de escolher uma marca, segundo o relatório 2020 State of Global Customer Service da Microsoft.

Dessa forma, selecionamos 5 pontos fundamentais para te ajudar a identificar quais são os tipos de canal de comunicação ideais para sua companhia. Acompanhe!

Para que servem os canais de comunicação?

Canais de comunicação são ferramentas ou espaços para que as empresas possam entrar em contato e construir um relacionamento com seu público-alvo. Sob a perspectiva teórica, tratam-se dos meios que transportam a mensagem do emissor ao receptor. 

Por isso, podem ser considerados tipos de canais de comunicação desde uma carta, passando por um email ou até mesmo os chatbots. No viés corporativo, devemos considerar todos aqueles que permitem a troca de informação entre organizações e seus públicos.

Por meio deles, as companhias podem: 

  • identificar novos prospects; 
  • desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes já existentes, que facilite a retenção;
  • fazer a gestão de reputação da marca.

Os canais de comunicação funcionam, portanto, como uma ponte entre a empresa e sua audiência. Além disso, também exercem o papel de termômetro do nível de satisfação dos clientes em relação à marca, por meio de indicadores de Customer Success.

Quais são os tipos de canais de comunicação?

Hoje em dia, são vários os tipos de canais de comunicação que as organizações têm à disposição para estreitar as relações com seu público, receber feedbacks e solucionar problemas ou dúvidas que possam surgir.

Para entender o papel de cada um deles na sua estratégia de Comunicação, podemos dividi-los entre canais diretos e de direcionamento. Confira no quadro abaixo:

img interna - Tipos de canais de comunicação_ veja 5 dicas para acertar na escolha

Sendo assim, você pode estar se perguntando: como fazer a escolha certa para o meu público diante de tantos tipos de canais de comunicação? É o que veremos a seguir!

Como identificar o melhor canal de comunicação para o meu negócio?

Para se determinar quais são os tipos de canal de comunicação apropriados para se relacionar com seu público, deve-se, prioritariamente:

  • identificar as pessoas com as quais se deseja comunicar;
  • pesquisar como e onde elas buscam informações;
  • considerar a complexidade da mensagem que deseja transmitir;
  • calcular o custo da comunicação exigido para tal esforço;
  • decidir se a comunicação pretendida deve ser interativa.

O centro dessa análise, porém, deve ser um só: escolher seus canais de comunicação a partir da realidade do seu segmento, público-alvo e solução.

Afinal, uma marca focada no público jovem pode, por exemplo, ter mais sucesso com canais digitais, mais tecnológicos. Por outro lado, uma empresa que atende clientes mais velhos deve manter o atendimento telefônico.

Em suma, o mais importante para acertar a mão é selecionar e integrar seus canais de comunicação. Assim, os clientes têm a mesma qualidade de experiência em todos eles. 

Essa é a lógica central da comunicação omnichannel, na qual todos os canais devem coexistir e convergir em perfeita sintonia.

Para trabalhar com os tipos de canais de comunicação certos para a sua empresa e seguir a mentalidade omnichannel, é importante observar algumas dicas para otimizar o uso dos diferentes tipos de canais de comunicação. Vamos a elas?

[PR] eBook - Comunicação Omnichannel: saiba como integrar canais na era digital

5 dicas para o melhor uso dos diferentes tipos de canais de comunicação

1. Identifique seu público-alvo

Como vimos, é de fundamental importância identificar seu público-alvo para escolher os tipos de canais de Comunicação que estarão presentes na sua estratégia para direcionar investimentos assertivos.

Assim, além de selecionar os principais meios de contato do público com a empresa, é importante identificar os canais de divulgação que garantam com eficiência a difusão da imagem da marca.  

Para isso, revise as informações disponibilizadas em diferentes tipos de mídias que confirmam o alcance da sua segmentação de mercado.

Por fim, elabore uma lista de publicações que você poderia usar para publicidade ou cobertura editorial.

2. Reflita sobre a mensagem que você deseja comunicar

Use canais como anúncios, e-mail ou mensagens curtas nas redes sociais, como o Twitter, para comunicar de forma simples. Por exemplo, uma alteração de preço ou o anúncio de um novo produto ou serviço.

Por outro lado, selecione também um espaço de comunicação que permita tratar um tópico com mais profundidade. Assim, isso permite que você explique os benefícios de uma campanha promocional ou uma mudança estratégica na sua empresa, por exemplo.

Dessa forma, considere as seguintes ferramentas para difundir sua mensagem: 

  • artigos de destaque em revistas lidas pelo seu público; 
  • documentos técnicos e detalhados em seu site; 
  • blogs posts educativos; 
  • espaço de atendimento direto para o esclarecimento de dúvidas;
  • assim como oportunidades de palestras em conferências do setor que conte com a participação de seu público-alvo.

3. Considere o custo de comunicação nos canais que você identificou

Avalie quais são os tipos de canais de comunicação mais rentáveis e eficazes para a sua estratégia.

Portanto, para a avaliação, obtenha taxas de publicidade dos editores de mídia, peça aos designers e às gráficas cotações para produzir documentos impressos (documentos técnicos, por exemplo) e calcule o custo das ligações diretas de vendas feitas com os tomadores de decisão. 

4. Escolha canais de comunicação interativos, se quiser obter feedback ou monitorar opiniões de sua empresa e produtos

Configure um fórum ou uma página de análise de produtos no seu site para incentivar os visitantes a compartilhar seus pontos de vista.

Dessa forma, também é de fundamental importância impulsionar o gerenciamento de redes sociais realizando um monitoramento de mídias em tempo real para encontrar referências à marca e conseguir gerir melhor a sua reputação.

Por fim, responda os comentários para construir estreitar laços com seu público e assim estabelecer uma relação mais próxima e contínua.

5. Trabalhe com profissionais especializados para desenvolver e implementar suas estratégias de comunicação

Finalmente, indique um profissional de relações públicas para se relacionar diretamente com a mídia. 

Dessa forma, a empresa assegura que os profissionais de imprensa apareçam nas publicações corretas e ganhem cobertura editorial nos meios de comunicação ou pelos melhores influenciadores digitais da sua marca.

Assim, também é indicado escolher uma empresa de marketing ou uma agência de publicidade para fazer recomendações sobre as estratégias e canais de comunicação mais apropriados.

Resumindo

Portanto, vimos neste conteúdo que não existe uma resposta simples e objetiva para quais são os tipos de canais de comunicação mais apropriados para uma empresa.

Entretanto, há, sim, comportamentos comuns que ajudam cada perfil a encontrar as formas mais apropriadas para conseguir atingir seus objetivos próprios.

Assim, as principais dicas oferecidas foram: 

  • identifique seu público; 
  • pense sobre a mensagem que deve ser transmitida; 
  • considere seus custos; 
  • reflita sobre escolher canais interativos; 
  • contrate profissionais especializados

Desta forma, seguindo esse passo a passo, você vai descobrir qual canal de comunicação é mais adequado para sua comunicação.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação e Marketing.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.




Artigos Relacionados