Quais são os tipos de canal de comunicação ideais? Veja 5 dicas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe quais são os tipos de canal de comunicação e quais os mais apropriados para sua empresa? A verdade é que não existe resposta certa, nem única, para essa questão.

Existem vários fatores que devem ser levados em consideração para essa escolha, tais como o porte da sua companhia, seus objetivos e recursos disponíveis.

Além disso, uma diversidade de canais surgiram como fruto do advento da transformação digital, por exemplo, as redes sociais. Assim, a variedade de formatos e a complexidade do público que se formou obrigam uma análise profunda por parte da empresa para definir o seu planejamento.

A definição de uma estratégia de Comunicação clara por meio dos canais certos é fundamental para qualquer organização que deseja se posicionar bem nessa nova dinâmica de mercado. Tanto para a difusão da marca, quanto para prestar um serviço de atendimento ao cliente adequado e que renda feedbacks.

Afinal, 90% dos compradores apontam que um bom serviço de atendimento ao consumidor é muito importante na hora de escolher uma marca, segundo o relatório 2020 State of Global Customer Service da Microsoft.

Dessa forma, selecionamos 5 pontos fundamentais para te ajudar a identificar quais são os tipos de canal de comunicação mais apropriados para sua companhia. Leia até o fim para entender melhor!

Quais são os tipos de canal de comunicação?

Em resumo, os canais de comunicação são ferramentas ou espaços para que as empresas possam entrar em contato com seu público-alvo. 

Por meio deles, as corporações podem: 

  • identificar novos prospects; 
  • desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes já existentes, que facilite a retenção;
  • fazer a gestão de reputação da marca.

Os canais de comunicação funcionam, portanto, como uma ponte entre a empresa e sua audiência. Além disso, também exercem o papel de termômetro do nível de satisfação dos clientes em relação à marca, por meio de indicadores de Customer Success.

Hoje em dia, são vários os tipos de canal de comunicação que as organizações têm à disposição para estreitar as relações com seu público, receber feedbacks e solucionar problemas ou dúvidas que possam surgir.

Entre eles, os principais são:

  • o telefone;
  • o e-mail;
  • as plataformas de chat ao vivo;
  • as redes sociais;
  • o site oficial;
  • os conteúdos de blog;
  • além de meios tradicionais de divulgação, como mídia impressa, rádio e televisão.

Mas, então, como identificar os melhores canais de acordo com as especificidades da sua empresa e do seu público-alvo? Veremos a seguir!

Como identificar o melhor canal de comunicação para o meu negócio?

Para se determinar quais são os tipos de canal de comunicação apropriados para se relacionar com seu público, deve-se, prioritariamente:

  • identificar as pessoas com as quais se deseja comunicar;
  • pesquisar como e onde elas buscam informações;
  • considerar a complexidade da mensagem que deseja transmitir;
  • calcular o custo da comunicação exigido para tal esforço;
  • decidir se a comunicação pretendida deve ser interativa.

Dessa forma, para desenvolver um plano de comunicação complexo, talvez seja necessário unir profissionais de relações públicas e consultores de marketing.

No entanto, seja qual for o seu caso, é importante observar algumas dicas para otimizar o uso dos diferentes tipos de canais de comunicação.

Portanto, vamos a elas?

5 dicas para o melhor uso dos canais de comunicação

1. Identifique seu público-alvo

É de fundamental importância identificar seu público-alvo ao elaborar sua estratégia de Comunicação Empresarial para melhor direcionar os investimentos.

Assim, além de selecionar os principais meios de contato do público com a empresa, é importante identificar os canais de divulgação que garantam com eficiência a difusão da imagem da marca.  

Para isso, revise as informações disponibilizadas em diferentes tipos de mídias que confirmam o alcance da sua segmentação de mercado.

Por fim, elabore uma lista de publicações que você poderia usar para publicidade ou cobertura editorial.

2. Reflita sobre a mensagem que você deseja comunicar

Use canais como anúncios, e-mail ou mensagens curtas nas redes sociais, como o Twitter, para comunicar de forma simples. Por exemplo, uma alteração de preço ou o anúncio de um novo produto ou serviço.

Por outro lado, selecione também um espaço de comunicação que permita tratar um tópico com mais profundidade. Assim, isso permite que você explique os benefícios de uma campanha promocional ou uma mudança estratégica na sua empresa, por exemplo.

Dessa forma, considere as seguintes ferramentas para difundir sua mensagem: 

  • artigos de destaque em revistas lidas pelo seu público; 
  • documentos técnicos e detalhados em seu site; 
  • blogs posts educativos; 
  • espaço de atendimento direto para o esclarecimento de dúvidas;
  • assim como oportunidades de palestras em conferências do setor que conte com a participação de seu público-alvo.

3. Considere o custo de comunicação nos canais que você identificou

Avalie quais são os tipos de canal de comunicação mais rentáveis e eficazes para a sua estratégia.

Portanto, para a avaliação, obtenha taxas de publicidade dos editores de mídia, peça aos designers e às gráficas cotações para produzir documentos impressos (documentos técnicos, por exemplo) e calcule o custo das ligações diretas de vendas feitas com os tomadores de decisão. 

4. Escolha canais de comunicação interativos, se quiser obter feedback ou monitorar opiniões de sua empresa e produtos

Configure um fórum ou uma página de análise de produtos no seu site para incentivar os visitantes a compartilhar seus pontos de vista.

Dessa forma, também é de fundamental importância impulsionar o gerenciamento de redes sociais realizando um monitoramento de mídias em tempo real para encontrar referências à marca e conseguir gerir melhor a sua reputação.

Por fim, responda os comentários para construir estreitar laços com seu público e assim estabelecer uma relação mais próxima e contínua.

5. Trabalhe com profissionais especializados para desenvolver e implementar suas estratégias de comunicação

Finalmente, indique um profissional de relações públicas para se relacionar diretamente com a mídia. 

Dessa forma, a empresa assegura que os profissionais de imprensa apareçam nas publicações corretas e ganhem cobertura editorial nos meios de comunicação ou pelos melhores influenciadores digitais da sua marca.

Assim, ambém é indicado escolher uma empresa de marketing ou uma agência de publicidade para fazer recomendações sobre as estratégias e canais de comunicação mais apropriados.

Resumindo…

Portanto, vimos neste conteúdo que não existe uma resposta simples e objetiva para quais são os tipos de canal de comunicação mais apropriados para uma empresa.

Entretanto, há, sim, comportamentos comuns que ajudam cada perfil a encontrar as formas mais apropriadas para conseguir atingir seus objetivos próprios.

Assim, as principais dicas oferecidas foram: 

  • identifique seu público; 
  • pense sobre a mensagem que deve ser transmitida; 
  • considere seus custos; 
  • reflita sobre escolher canais interativos; 
  • contrate profissionais especializados

Portanto, seguindo esse passo a passo, você vai descobrir qual canal de comunicação é mais adequado para sua comunicação.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.


Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog