Microsoft Dynamics 365 e Cortex: entenda como combinar essas soluções

Microsoft Dynamics 365 e Cortex: entenda como combinar essas soluções

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabia que pode usar Microsoft Dynamics 365 e Cortex de maneira combinada? Juntas essas plataformas elevam significativamente o poder analítico de áreas como Vendas e Inteligência de Mercado, entre outras.

O grande trunfo dessa combinação é mesclar o portfólio de aplicações da Microsoft com o acesso a bases de dados gigantescas, além dos recursos da solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex.

Vamos entender isso em profundidade? Continue lendo para ver:

  • o que faz do Microsoft Dynamics 365 uma das plataformas de aplicativos mais usadas pelas empresas em nível global;
  • o que é a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex;
  • como usar essas ferramentas de maneira combinada e que resultados elas oferecem;
  • e muito mais!

 

O que é o Microsoft Dynamics 365 e para que serve?

Microsoft Dynamics 365 é uma plataforma de aplicativos de negócios em nuvem que combina componentes de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e planejamento de recursos empresariais (ERP). Além disso, inclui aplicações de controle de produtividade e ferramentas diversas de Inteligência Artificial.

Foi lançado em 2016, quando a Microsoft combinou o Dynamics AX — seu ERP – com o Dynamics CRM. Sendo uma das primeiras vezes que esses dois tipos de tecnologia foram juntados em um único ambiente.

A suíte Dynamics 365 está disponível em duas edições, Business ou Enterprise, cada uma com diferentes níveis de aplicabilidade. Dessa forma, as empresas podem escolher entre os seguintes recursos:

  • Insights do cliente: combina dados do Dynamics 365, Office 365 e fontes de informações de terceiros para ajudar os usuários a encontrar inferências válidas. Inclui Power BI para análise e visualização, além de Inteligência Artificial para identificar comportamentos e fornecer pontuação preditiva.
  • Atendimento ao cliente: ferramentas de engajamento do omnichannel, comunidades e autoatendimento e funcionalidades para agentes de suporte.
  • Serviço de campo: agendamento de recursos, gerenciamento de contratos e estoques, informações sobre produtos conectados à Internet das Coisas e recursos de comunicação.
  • Finanças e Operações: gestão financeira com relatórios e análises; ferramentas de fabricação para controle de projetos, produção, programação e custos; e ferramentas de administração de armazém para gestão da cadeia de suprimentos.
  • Marketing: conecta o Dynamics CRM ao Adobe Marketing Cloud para fornecer gerenciamento de campanhas altamente personalizadas e direcionadas.
  • Automação de serviços de projeto: facilita o planejamento de projetos, agendamento de recursos, gerenciamento de tempo e despesas e análise de serviços.
  • Varejo: ferramentas de comércio unificadas, gerenciamento de lojas e funcionários, gerenciamento de mercadorias e insights operacionais.
  • Vendas: análise de dados de prospects, recursos de personalização e envolvimento do cliente, produtividade comercial e métricas de desempenho.
  • Gestão de talentos: conexão com o LinkedIn para gerenciar todas as áreas de RH, desde a atração, contratação e integração de novos funcionários até o gerenciamento de programas específicos da área.

Basicamente, ao contar com o Dynamics 365 CRM e o ERP em conjunto com os aplicativos de produtividade da Microsoft, os usuários obtêm uma visão conectada da inteligência de dados. Eles ganham uma visão holística de registros, transações, comportamentos e preferências do cliente, juntamente com informações sobre pedidos, estoque e remessa, além de ferramentas de percepção preditiva para tomada de decisões.

Neste sentido, o maior benefício do Microsoft Dynamics 365 é a forte integração com outros aplicativos de negócios da companhia criada por Bill Gates. Além disso, a suíte proporciona uma interface do usuário comum em todo o conjunto de aplicativos de negócios da Microsoft, permitindo treinamento mais fácil e maior eficiência.

O que é a plataforma de Inteligência de Vendas B2B fornecida pela Cortex?

Inteligência de Vendas B2B é uma plataforma de Sales Intelligence fornecida pela Cortex. Totalmente brasileira, ela ostenta o título de mais robusta e completa da América Latina, pois está ancorada em Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics.

Essa solução, combinada a aplicações de ERP e CRM, proporciona um salto significativo na capacidade analítica dos times e boards de gestão comercial. 

Confira, a seguir, algumas das frentes que são melhoradas por ela:

  • Dimensionamento de mercado. Facilita a análise dos potenciais clientes de um mercado e seus mais variados nichos. Em relação aos concorrentes ou às lacunas ainda não cobertas por outros players, mas também no que diz respeito às próprias capacidades da empresa de expandir sua atuação.
  • Prospecção e negociação orientadas por dados. Enriquece e higieniza os registros de prospects, clientes e até da concorrência de maneira contínua.  Além disso, fornece contexto para os contatos de vendas e, muitas vezes, um ponto de partida adequado para uma conversa. 

Também facilita a qualificação de leads, inclusive indicando as contas certas a serem trabalhadas com detalhamento de produto recomendado para cada lead, probabilidade de conversão e valor de receita recorrente mensal (MRR)

  • Análise estratégica da carteira de clientes. Leva ao entendimento aprofundado do perfil da base de clientes já conquistada por meio da análise de dados e mapeamento das principais características em comum entre eles. Assim, facilita segmentação, ações de upsell e cross-sell, fidelização de carteira, entre outras estratégias.
  • Projeção e previsibilidade de vendas e receita. Permite o acompanhamento em tempo real da propensão de vendas e do atingimento das metas por meio da abordagem probabilística. Dessa forma, acelera e torna mais preciso o processo de tomada de decisão. 

Basicamente, a aplicação amplia a análise preditiva de vendas, ajudando os gestores a melhorar de forma sustentável o desempenho e os processos de seus times, bem como a prever os próximos negócios.

  • Mensuração e monitoramento da performance. Melhora a definição e o monitoramento de métricas e indicadores, tornando a quantificação e a qualificação dos resultados mais precisa e racional.

    DIFERENCIAIS DA PLATAFORMA DA CORTEX-2

Por que usar Microsoft Dynamics 365 e Cortex na sua empresa?

Microsoft Dynamics 365 e Cortex são absolutamente complementares — tanto quanto nossa solução pode ser usada em conjunto com HubSpot, SalesForce, Ploomes, RD Station CRM, Pipedrive, entre outras.

Na verdade, há uma série de razões para combinar essas soluções, incluindo:

  • Ganho de inteligência de dados. Juntas elas tornam atividades, estratégias e decisões 100% orientadas por dados. Inclusive, a Inteligência de Vendas B2B dá acesso a grandes bases de dados externas a serem combinadas com os registros de CRM e ERP. Resultando em alta acuracidade para:
    • descobrir novos nichos de mercado a serem explorados;
    • conhecer com mais profundidade o perfil de cliente ideal;
    • sondar as fortalezas e fraquezas da concorrência;
    • gerar previsibilidade de venda, faturamento e receita;
    • enriquecer as informações disponíveis no CRM sobre a carteira de clientes e/ou de prospects, 
    • entre outras frentes. 
  • Benchmarking contínuo. Diversos recursos ajudam a driblar a falta de informações que dificultam o benchmarking competitivo, pois fornecem rastreamento de milhões de sites disponíveis publicamente, reunindo dados relevantes e combinando-os com as bases internas. 
  • Aproximação estratégica de Marketing, Vendas e outros departamentos. A integração das duas soluções promove o alinhamento entre departamentos que costumam trabalhar de maneira separada. Sobretudo porque sistematizam e dão mais precisão à análise de dados possibilitando definir objetivos e agir conjuntamente.
  • Previsibilidade de vendas, faturamento e receita. Combinando registros de CRM e ERP com o Microsoft Dynamics 365 com as bases de dados fornecidas pela Cortex, os times ganham alta capacidade preditiva. 

Eles abandonam a intuição para fazer projeções de vendas, faturamento e receita de maneira racional. Com isso, obtêm:

    • melhorias na tomada de decisão sobre o futuro;
    • redução do pipeline de vendas;
    • alinhamento de cotas de vendas e expectativas de receita; 
    • redução do tempo gasto planejando a cobertura do território e definindo atribuições de metas;
    • facilitação de benchmarks que podem ser usados ​​para avaliar tendências;
    • aumento da capacidade de focar em oportunidades de alta receita e lucratividade.

7 passos para combinar Microsoft Dynamics 365 e Cortex

Confira, a seguir, um passo a passo para garantir que a integração entre Microsoft Dynamics 365 e Cortex seja efetiva em sua empresa.

1. Incentive a mentalidade data driven do time de vendas, pois essa combinação tecnológica exige bastante aptidão analítica.

2. Promova e recompense os processos decisórios amparados por dados, racionais e com contexto lógico.

3. Capacite vendedores e demais profissionais da área comercial a pensar e agir tendo os dados como horizonte — gerar e analisar dashboards, buscar insights acionáveis e assim por diante.

4. Crie um plano de gestão da mudança, pois, na maioria das vezes, a adoção de novas ferramentas tecnológicas encontra resistências.

5. Treine as pessoas para que a curva de aprendizado seja rápida e eles consigam explorar ao máximo essas soluções.

6. Estabeleça objetivos e metas que exijam poder de análise, sobretudo para que o potencial dessa combinação não seja desperdiçado. 

7. Faça contato conosco para entender em profundidade, inclusive tecnicamente, como usar Microsoft Dynamics 365 e Cortex. 

Microsoft Dynamics 365 e Cortex: a combinação perfeita para empresas altamente orientadas por dados

Dynamics 365 é uma plataforma de aplicativos de negócios baseada em nuvem que combina componentes de CRM ERP, além de ferramentas de controle de produtividade e funcionalidades de Inteligência Artificial. 

Por sua vez, a Cortex disponibiliza uma solução de Sales Intelligence que utiliza Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics para fornecer inteligência de dados. 

A combinação Microsoft Dynamics 365 e Cortex traz grandes benefícios, sobretudo elevando significativamente o poder analítico das áreas de Vendas, Inteligência de Mercado, entre outras. Juntas, elas possibilitam aos usuários uma análise mais completa do mercado, dos concorrentes e dos potenciais clientes, além de ferramentas de percepção preditiva para tomada de decisões. 

Em suma, a forte integração do Dynamics 365 com outros aplicativos de negócios da Microsoft e a robustez e completude da Cortex tornam essa combinação uma solução eficiente e confiável para as empresas que buscam se diferenciar no mercado.

Você já havia pensado na complementaridade das soluções Microsoft Dynamics 365 e Cortex?


Artigos Relacionados