Como utilizar a Cortex e a Hubspot para impulsionar suas vendas

Como utilizar a Cortex e a Hubspot para impulsionar suas vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O CRM da HubSpot é excelente para as organizações em expansão. Ele ajuda a entender o cliente em profundidade e, a partir disso, organizar processos de relacionamento de maneira centralizada e ágil. 

É, ao mesmo tempo, uma aplicação elaborada e que descomplica o dia a dia dos times comerciais, inclusive potencializando a colaboração. 

Atualmente, recomenda-se combinar a ferramenta da HubSpot com uma aplicação de Inteligência de Vendas B2B. Isso porque é necessário ampliar ainda mais o poder analítico dos profissionais envolvidos com o objetivo de expansão mercadológica.

Você já parou para pensar no poder dessa combinação? É sobre isso que vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Aqui, você vai ver:

  • quais são os diferenciais do CRM da HubSpot;
  • o que uma solução de Inteligência de Vendas B2B agrega a ele;
  • como funciona a plataforma de Inteligência de Vendas B2B da Cortex;
  • que vantagens o uso combinado dessas soluções oferece ao seu negócio;
  • e muito mais. 

Acompanhe!  

Ferramentas de Vendas: quais são as melhores para o mercado B2B

O consenso entre os especialistas é que o uso tático de soluções tecnológicas aliado a um alto poder analítico é o que vem fazendo a diferença no mercado B2B. Tanto é assim que mais de um terço das organizações dentro desse ecossistema projetam investir em ferramentas de amparo à decisão, de acordo com levantamento da Gartner.  

Em 2023, o sucesso comercial exigirá dados relevantes e confiáveis ​​do cliente para ajudar a aprimorar ações altamente segmentadas. É o que afirma Sharyn Leaver, pesquisadora da Forrester, em artigo na Forbes.

Estamos falando, portanto, de dotar o time de Vendas de inteligência de dados. Isso é mais do que automatizar processos, mas também planejar e agir a partir de insights obtidos com o cruzamento de informações internas e externas.

Agora, como formar um pool ideal de soluções se a cada dia surgem novidades que prometem "revolucionar", criar "máquinas de vendas"? A resposta mais apropriada a esse questionamento é: a combinação de CRM com Sales Intelligence que, quando bem aplicada, resolve os seguintes desafios:

  • os vendedores precisam ter uma atuação mais consultiva, menos operacional — ter condições de decifrar rapidamente o mercado, a concorrência e os anseios dos compradores;
  • a força de vendas tem que ter meios de encontrar respostas sem perder tempo fazendo longas pesquisas no Google;
  • a liderança da área não pode mais agir com base na intuição — deve contar com relatórios que facilitem a projeção de futuro, para traçar objetivos e metas realistas;
  • o alinhamento com o Marketing é fundamental — e ele só pode acontecer se o intercâmbio de informações e lições aprendidas for mediado por objetivos comuns de fácil dimensionamento;  
  • a mensuração de resultados tem que ser em tempo real, para que as correções de rota possam acontecer em tempo hábil — evitando perceber o não alcance do planejado somente ao final de uma campanha.

→ A seguir, confira um detalhamento de duas soluções que, combinadas, elevam a inteligência de dados do time comercial: o CRM da HubSpot, e a plataforma de Inteligência de Vendas B2B, da Cortex. 

O que é o CRM da HubSpot 

O CRM da HubSpot é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com clientes. Ele não apenas gerencia os contatos, mas também as vendas, o pipeline de maneira integrada com o marketing digital — o que eleva a nutrição de leads, por exemplo, a um patamar de alta agilidade e inteligência.

Com o CRM HubSpot, vendedores, LDRs, SDRs e BDRs acompanham leads e clientes em diferentes estágios de suas jornadas. Isso é feito de maneira automatizada e com o amparo de chat ao vivo, listas dinâmicas, formulários de captura de leads e e-mail marketing, entre outras funcionalidades.

Basicamente, o CRM da HubSpot dá uma visão única do cliente. Por exemplo, rastreando a associação dos compradores com a empresa na qual ele atua, seus colegas, atividades, correspondência… a lista continua.

Estamos falando, portanto, de uma aplicação que facilita a aplicação de Inbound Sales, além da abordagem tradicional de Outbound. Permitindo a captura de dados no CRM a partir do site da empresa, de landing pages e também das mídias sociais. 

Em síntese, com o CRM da HubSpot, os times de Vendas e Marketing conseguem:

  • gerenciar contatos, negócios e tarefas;
  • obter notificações de rastreamento de e-mail e engajamento;
  • usar templates e agendamento de e-mails;
  • compartilhar documentos para aumentar o nível de colaboração e intercâmbio de aprendizado;
  • agendar reuniões em poucos cliques;
  • usar chat ao vivo;
  • fazer e compartilhar orçamentos de vendas;
  • acompanhar e analisar atividades comerciais em tempo real;
  • poupar tempo e ter processos mais fluidos e orientados à ação.

O que é Inteligência de Vendas B2B, da Cortex 

Inteligência de Vendas B2B da Cortex é a solução mais robusta e completa da América Latina, ancorada em Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics.

Essa aplicação proporciona um salto significativo na capacidade analítica dos times e boards de gestão comercial. Isso porque proporciona: 

  • Dimensionamento de mercado: facilita a análise dos potenciais clientes de um mercado e seus mais variados nichos. Em relação aos concorrentes ou às lacunas ainda não cobertas por outros players, mas também no que diz respeito às próprias capacidades da empresa de expandir sua atuação.
  • Prospecção e negociação guiadas por dados: enriquece e completa os registros de prospects, clientes e até da concorrência — continuamente, acompanhando a mudança das informações ao longo do tempo. Além disso, fornece contexto para os contatos de vendas e, muitas vezes, um ponto de partida adequado para uma conversa. 

Eleva a qualificação de leads a um nível de detalhamento incrível, inclusive indicando as contas certas a serem trabalhadas, recomendando a oferta certa para cada lead e demonstrando a probabilidade de conversão e o valor de receita recorrente mensal (MRR)

  • Análise estratégica da carteira de clientes: leva ao entendimento aprofundado do perfil da base de clientes já conquistados por meio da análise de dados e mapeamento das principais características em comum entre eles.

Com isso, facilita segmentação, ações de upsell e cross-sell, fidelização de carteira, entre outras estratégias. Isso acontece por meio de painéis inteligentes que se mantêm sempre atualizados e completos, facilitando a interpretação das informações em poucos minutos.

  • Projeção e previsibilidade de vendas, faturamento e receita: com abordagem probabilística, permite o acompanhamento em tempo real da propensão de vendas e do atingimento das metas

Dessa forma, munido de informações precisas referentes a meta do time e a situação de cada vendedor, o gestor desenha estratégias e decide prioridades  conforme a previsão de fechamento de negócios, por exemplo.

  • Mensuração e monitoramento da performance: melhora a definição e o monitoramento de métricas e indicadores. De maneira ininterrupta, em tempo real. Ou seja, não é necessário esperar uma campanha ser finalizada para ver se as metas foram atingidas, se o retorno sobre os investimentos (ROI) planejado foi de fato alcançado.
  • e muito mais!

Como a Cortex pode contribuir para a sua empresa junto com o Hubspot

4 vantagens de contar com CRM da Hubspot e Inteligência de Vendas B2B da Cortex 

Agora, por que combinar o CRM da HubSpot com a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex? Confira, a seguir, as principais razões!

1. Inteligência de dados de ponta a ponta

Essas duas aplicações, quando utilizadas em conjunto, tornam as atividades, as estratégias e as decisões 100% orientadas por dados

Isso porque a plataforma da Cortex fornece grandes bases de dados externas a serem combinadas com os registros do CRM da HubSpot. Há, portanto, uma ampliação da visão do mercado em alinhamento com a carteira de clientes, resultando em precisão e agilidade para:

  • detectar novos nichos a serem explorados;
  • conhecer o perfil de cliente ideal com bastante profundidade;
  • desvendar as forças e os pontos fracos da concorrência;
  • ter previsibilidade de venda, faturamento e receita;
  • enriquecer as informações disponíveis no CRM sobre a carteira de clientes e/ou de prospects, 
  • entre outras frentes. 

2.  Benchmarking recorrente para a melhoria contínua da performance 

Na complexidade do universo B2B, a comparação propositiva da performance da empresa com a concorrência precisa ser frequente. No que diz respeito a atributos, funções ou valores criticamente importantes associados às ofertas e aos serviços prestados ao cliente. 

Neste sentido, a solução da Cortex agrega muito, pois ajuda a driblar a falta de informações mercadológicas que costuma dificultar o benchmarking competitivo. Ela rastreia continuamente milhões de sites disponíveis publicamente, reunindo dados relevantes e combinando-os com os registros do CRM da HubSpot. 

3. Marketing e Vendas em estreita sinergia

Combinar o CRM da HubSpot com a plataforma de Inteligência de Vendas B2B da Cortex também pavimenta o caminho para que Vendas e Marketing atuem de maneira conjunta no esforço de conquistar mercado. 

Essa integração aumenta a capacidade dos dois times de obter insights de informações internas e externas e, ao mesmo tempo, refina a mensuração de resultados. Ou seja, com mais dados sendo analisados de maneira sistematizada e precisa, é mais fácil e assertivo definir objetivos e agir conjuntamente.

O resultado? Faturamento e receita aumentando a uma média de 20% ao ano, segundo o Aberdeen Group.

4. Previsibilidade de vendas, faturamento e receita

Combinando registros do CRM da HubSpot com as bases de dados fornecidas pela solução da Cortex, os profissionais ganham capacidade preditiva. Eles deixam de usar a intuição para fazer projeções de vendas, faturamento e receita, obtendo:

  • confiança para tomar decisões acertadas sobre o futuro — e em tempo hábil;
  • redução do pipeline de vendas;
  • alinhamento de objetivos, cotas de vendas e expectativas de receita; 
  • redução do tempo gasto planejando a cobertura do território e definindo atribuições de metas;
  • facilitação de benchmarks que geram mais precisão na avaliação de tendências;
  • capacidade de focar esforços em oportunidades que trazem mais receita e lucratividade.      

Análise Preditiva: um guia para entender e aplicar o conceito

HubSpot e Cortex: a integração que potencializa a competitividade dos negócios B2B

Juntas, a plataforma de inteligência de vendas da Cortex e o CRM da HubSpot entregam o que as empresas B2B precisam para lidar com um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e instável. 

Essa combinação torna os times de Vendas, Marketing e Inteligência de Mercado ainda mais equipados para planejar e agir com alta acurácia. Ela proporciona o cruzamento dos registros internos com grandes bases de dados vindas do mercado, ampliando a visão e proporcionando melhor desempenho operacional, tático e estratégico.

Que tal, nós conseguimos te mostrar por que e como utilizar as aplicações da Cortex e da HubSpot em conjunto?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados