Sugestão de pauta com dados: transforme números e estatísticas em narrativas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A sugestão de pauta à imprensa é uma estratégia muito útil para ampliar o reconhecimento da marca e trabalhar sua reputação no mercado. Ela é bastante desafiadora, é verdade, mas se bem realizada pode trazer excelentes resultados.

Por isso, neste artigo, vamos refletir sobre o uso estratégicos dos dados para enriquecer sugestões de pauta e potencializar os retornos.

Vamos ver, também, como é possível transformar números e estatísticas em narrativas cativantes e quais ferramentas utilizar para a prática. Confira! 

Como inserir dados em uma sugestão de pauta? 

O esforço de incorporar dados nas sugestões à imprensa normalmente visa contextualizar o que se quer comunicar, incrementar e elevar o valor da pauta. A seguir, selecionamos algumas dicas para fazer isso de maneira fácil e inteligente. 

Reúna dados internos e externos

Comece reunindo informações nos sistemas da sua empresa (CRM, ERP, Analytics, Business Intelligence e outros). Elas podem revelar comportamentos do consumidor, tendências, mudanças de hábitos, entre outros fatores.

Da mesma forma, ilustre as informações do release com estatísticas de mercado (pesquisas recentes feitas por entidades de classe, por exemplo).

Informações vindas de órgãos públicos também costumam ter grande apelo para o público e, consequentemente, interessam aos jornalistas. 

Lembre-se que você pode usar a Lei de Acesso à Informação para ter acesso a estatísticas oficiais e, com isso, enriquecer suas sugestões de pauta.

Transforme números em histórias

A imprensa sempre vai valorizar histórias inusitadas, curiosas e que sejam de interesse público. Logo, busque inserir personagens que ilustrem e humanizem os números e estatísticas citadas na sua sugestão de pauta.

Dessa forma, você evita que seu press release tenha um tom muito técnico, priorizando uma “tradução” dos dados brutos para o cotidiano das pessoas ou organizações impactadas pela notícia. 

Apresente os dados de maneira agradável

Use os dados para reforçar o valor da sugestão de pauta, contextualizando e tornando a narrativa mais rica em estatísticas. Procure apresentá-los de uma maneira fácil de entender — ao longo do texto, mas também em formato de gráficos, tabelas, etc. 

Obviamente que o veículo de comunicação vai fazer sua própria arte, mas a ideia inicial é causar uma boa impressão no editor que vai decidir se acata ou não sua sugestão. Se for fácil para ele captar a mensagem, as chances de sucesso aumentam significativamente.

Como conectar dados para sugerir pautas?

É certo que nem sempre o time de Comunicação Corporativa tem acesso aos dados produzidos por outras áreas da empresa, mas isso precisa mudar. Confira, a seguir, algumas dicas para vencer este desafio na hora de fazer uma sugestão de pauta!

Aproxime a Comunicação das outras áreas

Os boards executivos das empresas fazem análises variadas de grandes volumes de informações (Big Data) para elevar a assertividade de suas decisões estratégicas. Por isso, são excelentes fontes para o time de Comunicação.

Logo, a aproximação dos profissionais de Comunicação com as áreas de Inteligência deve ser uma prioridade. Para isso, eles precisam ter acesso a ferramentas que usam dados a favor das Vendas e da análise de mercado, ao mesmo tempo em que o diálogo com os executivos da alta hierarquia é estimulado. 

Só assim, eles conseguirão descobrir estatísticas, padrões e outras inferências de dados relevantes para a imprensa e para a reputação da marca.

Eleve a inteligência de dados da Comunicação 

Em paralelo ao acesso aos dados, o time de Comunicação precisa melhorar suas habilidades de análise de dados

Neste esforço, é recomendado que os profissionais sejam treinados para operar plataformas de processamento e visualização de dados. Eles também precisam saber como transformar os insights obtidos nas análises em narrativas interessantes.

Monitore o público-alvo online

A busca do interesse público também pode ser realizada por meio do monitoramento do comportamento dos stakeholders. Isso atualmente é bastante viável, sobretudo no ambiente online. 

Basicamente, a Comunicação deve colocar o social listening em prática. Ou seja, ouvir ativamente o que o público-alvo está debatendo nas mídias sociais e entender a conexão desses diálogos com o universo no qual a empresa está inserida.  

Essa é uma forma de, por meio dos dados, melhorar a capacidade de pautar a imprensa em temas que as pessoas estão pesquisando e debatendo. 

[eBook] Monitoramento integrado de mídias na comunicação

Como pautar influencers e jornalistas?

Veja, agora, algumas iniciativas para melhorar a capacidade de fazer sugestões de pauta para jornalistas e influenciadores digitais. 

Pesquise veículos, jornalistas e influencers que falam com seu público-alvo

Levante quais meios de comunicação têm sua linha editorial alinhada com os temas que orbitam o universo do seu negócio. Em seguida, pesquise quem são os repórteres que publicam nestes veículos e por qual meio é possível fazer contato com eles. 

Esse mesmo levantamento deve ser feito com os influenciadores cujo interesse temático dialoga com seu negócio. 

Estabeleça um relacionamento com a mídia

O passo seguinte diz respeito a uma aproximação desses jornalistas e influencers. Obviamente, faça isso com bastante cautela, pois esses profissionais estão sempre sob assédio e tendem a ser seletivos com seus contatos.

Comece com uma conexão no LinkedIn, por exemplo. Em seguida, faça contato telefônico e se apresente. Se sentir abertura, marque um café ou convide para um evento da empresa ou um petit comité de apresentação da marca.

Também é fundamental não esquecer de nutrir o relacionamento enviando informações exclusivas, parabenizando em datas comemorativas, entre outras ações. 

Treine os porta-vozes para entrevistas 

Também é bastante recomendável preparar os porta-vozes da empresa para eles se colocarem como fontes para a imprensa. Para isso, vale a pena investir em media training e capacitação de oratória e retórica. 

Esses porta-vozes também devem estar alinhados com a estratégia de inserir dados no diálogo com a mídia. Logo, devem estar por dentro dos números da empresa e também do segmento do qual ela faz parte. 

Em suma, essa iniciativa visa preparar os executivos para que quando jornalistas precisarem falar com especialistas em determinados temas, eles consigam inserir as mensagens da empresa no diálogo. 

3 ferramentas para realizar sugestões de pauta

Para finalizar, vamos agora a uma lista de soluções tecnológicas que vão facilitar sua estratégia de sugestão de pautas com dados.  

1. Google Trends

O Google Trends é um serviço grátis e fácil de usar. Ele ajuda a comparar palavras-chave e frases que as pessoas mais pesquisaram no Google e, dessa forma, identificar os temas mais quentes. 

Com essa ferramenta, ao produzir um press release, você pode calcular instantaneamente o nível de interesse no assunto ao longo do tempo em cidades, regiões e países específicos. A partir disso, pode usar estes termos no texto, distribuindo-o em consonância com as regras de SEO.

2. Mindmeister 

O Mindmeister é um aplicativo de mapa mental que organiza suas ideias dentro de uma única interface. Ele é útil especialmente para profissionais que precisam desenvolver novas ideias de pautas e projetos com frequência. 

Além disso, o mapeamento mental na nuvem facilita o compartilhamento de ideias entre times, o que pode funcionar muito bem especialmente para os que trabalham de forma remota.

3. Evernote

Quem trabalha com Comunicação costuma ter que fazer anotações a todo momento. Seja no escritório, a caminho de um encontro com jornalista ou mesmo no trajeto para a casa, novas ideias, lembretes e mensagens não param de surgir. 

Assim, o Evernote é a solução ideal para reunir notas, anexos, fotos e lembretes – tanto celular quanto dos aplicativos móveis —  em um só lugar, disponível digitalmente.

Outra importante função da ferramenta é a digitalização de papéis. Isso permite, por exemplo, abandonar os cartões de visita impressos por versões digitais, enviar virtualmente dados encontrados em publicações impressas etc. 

[PR] eBook - Sugestão de Pauta na era dos dados: como guiar jornalistas com práticas digitais

Resumindo

A estratégia da sugestão de pauta com dados basicamente visa transformar números e estatísticas em narrativas, incrementar relatos e contextualizá-los, justificar decisões executivas que agregam conhecimento ao público, entre outros objetivos.

Cada vez mais, ela é demandada pelos jornalistas, pois o próprio público está mais exigente ao consumir notícias. Portanto, os profissionais responsáveis pela Comunicação nas empresas devem ter isso em mente ao buscar a exposição da marca via mídia espontânea. 

Para isso, precisam elevar sua inteligência de dados, preparar os porta-vozes, fazer bom uso de ferramentas tecnológicas. Dessa forma, conseguem chegar a sugestões de pauta mais assertivas e elevar os retornos da empresa.  


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados