Como diminuir menções inócuas para a sua marca na imprensa

Como diminuir menções inócuas para a sua marca na imprensa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Menções inócuas na imprensa são referências ou citações que não têm impacto significativo ou relevante na imagem ou reputação de uma marca.

Para os profissionais de Comunicação e Relações Públicas, a identificação dessas alusões é importante. Por diversas razões, mas especialmente porque elas fornecem informações valiosas sobre a percepção pública e a posição simbólica da empresa. 

Ao mesmo tempo, feita a identificação de um alto volume de citações sem impacto, eles devem trabalhar para reduzi-las. Ou seja, buscar que a companhia seja retratada na mídia de uma maneira efetivamente útil para seu legado reputacional.

Como fazer isso? É o que vamos te mostrar o longo deste artigo, a partir das seguintes questões:

  • qual a importância de reduzir as menções inócuas;
  • por que a análise desse tipo de retratação da marca é importante;
  • como realizá-la corretamente;
  • e muito mais.

Confira!

O que são menções inócuas? 

Uma marca pode ser citada, na mídia profissional e no debate coletivo "espontâneo", de diversas formas. Uma delas é a inócua, ou seja, sem impactos relevantes para sua imagem pública. 

Logo, menções inócuas são geralmente comentários sem profundidade ou emoção; referências casuais ou até mesmo positivas que não têm a intenção de promover ou prejudicar de forma substancial.

Em contraste, existem as alusões deliberadamente positivas ou negativas. Por exemplo, quando uma atitude da direção da companhia é o mote ou a ilustração de uma reportagem jornalística. Neste caso, a marca é apresentada favorável ou desfavoravelmente, de maneira contundente e explícita.

Por que fazer análise qualitativa das menções à marca na mídia?

Para os profissionais de Comunicação e RP, analisar qualitativamente a retratação midiática da companhia que representam é um exercício que fornece insights valiosos. 

Sobretudo quando há uma estratégia de gestão reputacional com parâmetros claros e objetivos, essa análise permite uma compreensão mais aprofundada da percepção pública. Ela ajuda a visualizar de maneira diagnóstica, mas também antever tendências e perceber contextos subjacentes. 

Voltemos ao caso específico das menções inócuas: embora não gerem um grande impacto imediato, elas são sintomáticas. Especialmente quando em grande volume e frequência — podem revelar, entre outras coisas, uma certa irrelevância da empresa no interesse da sociedade.  

Além disso, a recorrência desse tipo de menção costuma revelar indícios sobre:

  • o grau de satisfação dos clientes;
  • a eficácia de campanhas de diálogo com o mercado;
  • a qualidade das relações com os agentes midiáticos e os líderes de correntes opinativas;
  • entre outras nuances.

Em suma, a observação metodológica da forma como a marca é mencionada na imprensa ajuda a identificar oportunidades de melhoria, desenvolver estratégias mais eficientes e até a antecipar potenciais problemas. Invariavelmente, ela deve envolver o exame cuidadoso das menções inócuas.  

Como a tecnologia ajuda no monitoramento das menções inócuas?

Cada vez mais, a análise eficaz das menções à marca depende de recursos tecnológicos poderosos. Afinal, vivemos a era dos dados, da convergência midiática e das bolhas informacionais e ideológicas

É impossível para os profissionais de Comunicação e RP, sem ajuda técnica, dimensionar em tempo hábil todas citações. Trabalhando de maneira manual, eles têm dificuldades sobretudo para fazer investigações aprofundadas do teor das menções.

Em outras palavras, revelar intenções, inferir tendências, entre outros objetivos, só é possível com ferramentas e habilidades analíticas de alto nível. 

Comunicação e RP agora precisam contar com soluções que facilitem:

  • classificar as menções se são promotoras, detratoras, balanceadas ou inócuas.
  • mensurar o Índice de Promoção de Marca — pontuação a partir da subtração de menções promotoras e detratoras, seguida da divisão do resultado pelo número total de menções. 
  • dimensionar a Valoração de Marca — o quanto deveria ser investido em publicidade para impactar a mesma quantidade de pessoas que as mídias espontâneas estão atingindo. 
  • entender o Share of Voice (publicidade da marca) a fatia correspondente às menções da marca ou produto em relação ao ambiente competitivo analisado;
  • calcular o Retorno Sobre os Investimentos (ROI) — os resultados financeiros das ações — neste caso, relacionadas à imagem da marca na mídia;
  • entre outras medidas e parâmetros.

Um bom exemplo é a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, adotada pelas companhias de maior reputação no Brasil atualmente. Ela fornece:

  • dashboards dinâmicos para visualização dos dados e geração de relatórios que amparam decisões ágeis e acertadas nos âmbitos operacionais, táticos e estratégicos;
  • alertas e avisos automáticos nos momentos certos, acelerando o início de ações para reparação de crises ou aproveitamento de oportunidades;
  • parametrização de indicadores e métricas para análises comparativas dos resultados, inclusive em relação à concorrência;
  • bases de dados e funcionalidades que ajudam a traçar planos de ação e, caso necessário, readequar o curso deles com agilidade.

Posicionamento da Marca e Big Data Descubra como aliar dados à sua estratégia

O que fazer para diminuir menções inócuas na imprensa?

Entendido o que são menções inócuas, por que monitorá-las e que a tecnologia é indispensável neste processo, vamos agora a algumas dicas para reduzi-las. Confira, a seguir!

1. Lance luz sobre os diferenciais da companhia

A empresa deve fornecer produtos ou serviços de alta qualidade para que sua marca se destaque por si só. Quanto mais positiva for a experiência do cliente, menos necessidade haverá para menções irrelevantes na imprensa.

Paralelamente, Comunicação e RP devem ter uma estratégia para promover essa percepção. Afinal, nem sempre os agentes midiáticos conseguem identificar sozinhos os diferenciais competitivos de um negócio.

2. Construa relacionamento com jornalistas, influenciadores e líderes de opinião

No esforço de reduzir as menções inócuas é fundamental desenvolver relações sólidas com jornalistas, influenciadores e outros agentes opinativos de alta relevância. 

Eles devem ser atualizados sobre os desenvolvimentos e as novidades da marca, de modo que possam reverberar a imagem positiva sem precisar recorrer a citações genéricas.

eBook - Gestão de relacionamento com stakeholders

3. Forneça informações valiosas à imprensa

Olhando especificamente para a mídia profissional, colocar a empresa e suas lideranças como fontes ajuda muito. Com isso sendo feito com método, as citações inócuas não têm razão de existir; são gradativamente substituídas por alusões diretas e relevantes.

Para isso, vale a pena investir em media training para os porta-vozes. Além disso, deve-se desenhar uma estratégia de envios contínuos de releases aos veículos de comunicação com insights valiosos, estatísticas e análises úteis.

4. Promova o engajamento do público-alvo nas redes sociais

Como cada vez mais o público tem influenciado os movimentos da imprensa, é preciso engajá-lo positivamente com a marca. Sobretudo nas redes sociais, onde pessoas comuns movem o debate coletivo — e são ininterruptamente impactadas por ele.

Dentro disso, vale a pena inserir no planejamento de social media o objetivo de reduzir menções inócuas à empresa. E, obviamente, traçar planos de ação que facilitem esse alcance de maneira sustentável. 

5. Estabeleça parcerias estratégicas com outras marcas

Outra tática bastante efetiva é criar parcerias com outras organizações relevantes. A partir disso, pode-se aproveitar histórias conjuntas que são propensas a receber cobertura contundente da imprensa.

Podem ser feitas, por exemplo, colaborações em:

  • eventos de ativação de marca;
  • lançamentos de ofertas;
  • pesquisas de mercado;
  • patrocínios;
  • ações sociais;
  • entre outras.

6. Publique conteúdo relevante

Outra forma de trabalhar ativamente para reduzir as menções inócuas é a companhia incorporar a prática do Brand Publishing. Ou seja, criar seus próprios conteúdos para pautar a opinião pública em geral, e a imprensa especificamente. 

Nesta iniciativa, Comunicação, Marketing e RP se unem a outros departamentos para produzir materiais em texto, áudio e vídeo. Com isso, estabelecem trilhas de conteúdo voltadas para fortalecer as mensagens institucionais, mitigar dúvidas, promover ofertas, entre outros objetivos. 

Entre os muitos benefícios dessa estratégia, o posicionamento web é um dos mais evidentes. Afinal, a partir do momento em que a marca fortalece seus tópicos, os mecanismos de busca tendem a colocá-la em destaque — à frente de publicações irrelevantes ou detratoras.

7. Monitore sistematicamente as menções

Por fim, acompanhar sistematicamente as menções da marca na mídia e nas redes sociais é essencial. Para tal, utilize ferramentas tecnológicas, especialmente porque agora o volume de publicações é praticamente ininterrupto, e nem sempre é fácil detectar uma alusão com uma simples busca no Google. 

Com soluções de monitoramento em tempo real, é possível identificar tendências, responder a críticas e aproveitar oportunidades de engajamento. 

Comunicação e RP devem acompanhar as menções de forma contínua, ajustando estratégias e fortalecendo o relacionamento com o público. A partir disso, poderão demonstrar comprometimento em ouvir e responder às demandas, construindo uma imagem positiva e posicionando-se favoravelmente nos meios digitais e offline.

Nova call to action

As menções inócuas são reveladoras e é preciso trabalhar para diminuí-las

Citações que não têm impacto significativo ou relevante na reputação de uma marca podem parecer inofensivas à primeira vista. Contudo, contêm informações valiosas para os profissionais de Comunicação e Relações Públicas. 

Identificá-las permite uma compreensão mais aprofundada da percepção pública e do posicionamento da empresa, seus produtos ou serviços no imaginário coletivo.

Por isso, é fundamental contar com tecnologia e inteligência de dados. Sem isso, fica difícil entender quais alusões à marca de fato surtem efeitos positivos ou negativos.

A boa notícia é que já existem recursos tecnológicos poderosos que permitem classificar e mensurar as menções, calcular o índice de promoção de marca, dimensionar a valoração, entender o share of voice e calcular o retorno sobre os investimentos. 

São soluções como a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, cujas funcionalidades dotam os profissionais de capacidade para monitorar e analisar em tempo real.

Que tal, você já havia pensado nas menções inócuas pela perspectiva que trouxemos neste texto?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados