10 dicas para vender suas pautas para a imprensa

10 dicas para vender suas pautas para a imprensa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Dicas para vender suas pautas para a imprensa são sempre bem vindas, não é mesmo? Afinal, a concorrência pela cobertura jornalística está cada dia mais acirrada, além das tendências de opinião pública mudarem com muita frequência.

Pensando nisso, trazemos, neste artigo, alguns caminhos pelos quais você poderá melhorar seus índices de mídia conquistada

Continue lendo para ver:

  • os maiores desafios na hora de sugerir pautas para jornalistas;
  • os erros que devem ser evitados, pois geram prejuízos de longo prazo;
  • o que fazer para emplacar publicações relevantes para sua marca;
  • e muito mais! 

As principais dificuldades na hora de vender pautas para a imprensa

Vender suas pautas para a imprensa é algo que, como profissional de Comunicação e/ou Relações Públicas, você já deve ter notado que ultimamente está bastante difícil. Logo, é preciso desenvolver algumas habilidades e lançar mão de novas estratégias.

Já falaremos mais sobre isso; por enquanto, olhemos para onde residem as principais dificuldades atuais:

  • Convergência midiática. Agora praticamente nenhum veículo de imprensa se encaixa em uma única modalidade — todos são multimídia. Diante disso, as empresas precisam entregar histórias em texto e audiovisual, para que possam ser aproveitados em diferentes suportes midiáticos. Sem isso, há grandes chances de um release "simples" ser encaminhado para a lixeira do e-mail.
  • Volatilidade do interesse público. A sociedade lida hoje com um fluxo praticamente infinito de estímulos comunicacionais, o que faz com que as redações precisem de muita agilidade para decifrar o interesse público. Neste cenário, muitas vezes, prioriza-se as "trends" do momento, deixando-se de lado muitas histórias.
  • Alta concorrência. Jornalistas são inundados com sugestões de pauta diariamente; logo, destacar-se requer histórias com ângulo único e cativante.
  • Exigência de exclusividade. Na "guerra" cada vez mais flagrante pela audiência, editores e repórteres estão cada vez mais interessados em notícias exclusivas. Dentro disso, instala-se um dilema: damos a pauta a apenas um veículo ou pulverizamos na esperança de um maior alcance?
  • Protagonismo dos dados. Há cada vez mais veículos primando por publicar notícias que contenham estatísticas, estimativas… Essa nova realidade é desafiadora para os comunicadores organizacionais, pois precisam de maior colaboração dos boards executivos para fornecimento de dados.
  • Redações mais enxutas. Nos últimos anos, jornais, TVs, rádios e portais de notícias reduziram significativamente suas equipes. Isso também dificulta a interlocução com os poucos editores e repórteres — sobrecarregados e estressados. 

→ Amplie sua visão dos novos desafios da Comunicação; dê o play no vídeo a seguir:

Erros que você deve evitar ao vender suas pautas para a imprensa

Além desses desafios que, muitas vezes, estão fora do alcance dos comunicadores e RPs, é preciso pensar nos equívocos a serem evitados. Tais como:

  • Falta de pesquisa prévia. Não pesquisar o veículo de comunicação e seus interesses antes de enviar uma sugestão pode levar a um desalinhamento entre a proposta e o que os repórteres cobrem.
  • Excesso de autopromoção. Esse é um clássico: focar excessivamente em elogiar a empresa, seus produtos e serviços em vez de oferecer uma história interessante e valiosa. Todos sabemos que resultado essa atitude costuma gerar, não é verdade?
  • Pitch genérico. Abordar os jornalistas de maneira ampla, não personalizada, normalmente gera uma impressão de falta de interesse real na parceria — diminuindo as chances de aceitação.
  • Falta de timing. Enviar uma proposta de pauta no momento errado, seja tarde demais ou muito cedo, normalmente acarreta em perda de oportunidades.
  • Falta de relevância. Propor uma história que não tenha valor para o público do veículo ou que não esteja alinhada com os tópicos abordados é o caminho ideal para a rejeição imediata.
  • Mensagem confusa. Uma comunicação pouco clara, com informações desorganizadas ou que causem duplas interpretações, pode levar o agente de mídia a não compreender a proposta. Logo, as chances de emplacar pautas no futuro também são reduzidas. 

PR - eBook - Como criar estratégias de Comunicação baseadas no sentimento da imprensa e de influenciadores

10 dicas para driblar as dificuldades ao vender suas pautas para a imprensa

Veja agora como vender suas pautas para a imprensa mesmo em meio aos desafios com os quais é preciso lidar atualmente. 

1. Estude a mídia que cobre temas do setor no qual sua empresa opera

Antes de vender suas pautas para a imprensa, certifique-se de fazer um mergulho na mídia que abrange assuntos relacionados ao seu negócio. 

Compreender quais veículos são relevantes, seus focos e estilos vai te ajudar a adaptar as sugestões. Isso também demonstra que você conhece o mercado e está comprometido em entregar informações de qualidade.

2. Estabeleça uma relação de confiança com os agentes midiáticos

Desenvolver relações sólidas com editores, repórteres e demais profissionais de imprensa é crucial para o sucesso. Isso vale especialmente para resultados de médio e longo prazo. 

Invista tempo em construir confiança, demonstre prestatividade e generosidade compartilhando insights relevantes. Dessa forma, a imprensa vai te ver como uma fonte confiável; suas pautas vão ganhar mais credibilidade e serão mais propensas a serem aceitas. 

Para isso, mantenha contato regular, mas sem exagerar, pois a intrusão é algo que jornalistas detestam.

3. Formate sugestões com narrativas baseadas em dados e estatísticas

Ao apresentar suas ideias para um jornalista, fortaleça-as com dados e estatísticas sólidas. Isso não apenas aumenta a credibilidade das propostas, mas também atrai a atenção dos melhores repórteres.

Faça isso incorporando números relevantes que enriquecem a narrativa (relatórios, resultados de pesquisas etc.). Ou seja, oferecendo contexto e embasamento para evitar que os editores deem uma olhada rápida nos releases e os descartem imediatamente.

[PR] Big Data em Jornalismo: a influência dos dados e da tecnologia no cotidiano dos profissionais da área

4. Sugira personagens a serem entrevistados para enriquecer a publicação

Um bônus sempre será encaminhar uma sugestão de pauta com sugestões de pessoas a serem entrevistadas pelo repórter. Sim, para driblar as dificuldades ao vender suas pautas para a imprensa, muitas vezes, você vai precisar fazer as vezes de profissional de produção. 

Demonstre claramente que as fontes sugeridas humanizam a história e fornecem perspectivas únicas. E, se possível, ofereça diversas opções: clientes, parceiros de negócios, especialistas, autoridades de entidades de classe, entre outros.

5. Forneça recursos gráficos e audiovisuais aos repórteres

Aprimore a atratividade da sua pauta fornecendo recursos visuais, como gráficos, imagens e vídeos — preferencialmente arquivos editáveis, que possam ser aproveitados pela redação da melhor forma possível. Isso torna a história mais envolvente e informativa. 

Ao facilitar o acesso a esses elementos, você agiliza o trabalho dos jornalistas e melhora a qualidade da matéria. Consequentemente, diminui as chances de sua pauta ser ignorada.

6. Crie abordagens específicas para diferentes veículos de comunicação

Evite a abordagem genérica e adapte suas sugestões para diferentes mídias e veículos.

Busque sempre personalizar sua proposta de acordo com as características de cada mídia. Com isso, vai demonstrar que valoriza a relevância e a abordagem exclusiva de cada plataforma.

7. Treine os porta-vozes e coloque-os à disposição dos repórteres como fontes confiáveis 

Certifique-se de que os porta-vozes da organização estão preparados para interagir com a mídia. Eles devem ser comunicativos, conhecer os detalhes das pautas que estão sendo trabalhadas e estar prontos para fornecer informações adicionais. 

Feito isso, comunique claramente aos repórteres que dispõe de executivos e especialistas do próprio negócio que podem ser entrevistados para maior aprofundamento da pauta. 

Nova call to action

 

8. Monitore tendências de mídia e opinião pública e procure acertar o timing

Esteja atento às tendências atuais e ao clima da opinião pública, pois isso vai te ajudar a alinhar suas pautas ao que é relevante para o momento.

Muitas vezes, isso significa apenas modificar a abordagem, inserir analogias condizentes com o que está em alta, entre outras iniciativas criativas. 

Basicamente, ao tornar suas pautas condizentes com questões em destaque, você aumenta a relevância e o interesse dos veículos — fortemente pautados pela audiência.

→ Veja também: Como uma mega indústria química passou a integrar dados e monitorar notícias com a Cortex.

9. Demonstre a densidade da pauta sugerida

Ao propor uma pauta, mostre claramente sua profundidade — obviamente, tenha certeza de que ela é, de fato, relevante e rica.

Destaque a complexidade, o contexto e possíveis desdobramentos, pois a imprensa gosta muito de histórias que possam render várias matérias.

Quanto mais densa e completa for a sua sugestão, maior será a probabilidade de atrair a atenção e obter aceitação. Logo, apresente detalhes que ilustram a relevância e importância do tema, destacando por que ele merece cobertura.

[PR] eBook - Sugestão de Pauta na era dos dados: como guiar jornalistas com práticas digitais

10. Melhore sua inteligência de dados 

Por fim, para garantir eficiência ao vender suas pautas para a imprensa, você e seu time precisam de inteligência de dados. Isso significa que é preciso adotar ferramentas tecnológicas inovadoras e, paralelamente, desenvolver habilidades analíticas superiores.

Esse é o grande diferencial dos times de Comunicação e RP que conseguem excelente exposição midiática para suas marcas. Especialmente porque têm capacidade de captar, processar e obter insights acionáveis de vastos volumes de informação. 

Vale a pena, por exemplo, investir em uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação como a que a Cortex oferece. Ela responde aos principais desafios comunicacionais das empresas, incluindo a exposição midiática.

Trata-se de uma plataforma que utiliza Big Data e Ciência de Dados para ajudar a aumentar (e comprovar) o retorno econômico das ações empreendidas pelos comunicadores corporativos. Fornecendo, por exemplo:

Em resumo, o sistema da Cortex aumenta a visibilidade da reputação da marca e da repercussão gerada por veículos e influenciadores em tempo real. E mais: permite acompanhar métricas modernas e acuradas para mensurar as ações da área e o retorno do investimento (ROI) gerado.

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

Vender suas pautas para a imprensa não precisa ser um trabalho tão difícil

Apesar das dificuldades, vender suas pautas para a imprensa não precisa ser um trabalho tão difícil que não param de surgir, comunicadores e analistas de Relações Públicas podem emplacar publicações na mídia. Especialmente aqueles que entenderam a necessidade de rever as práticas de relacionamento com a imprensa, adotar tecnologia e desenvolver inteligência de dados.

Os mais bem-sucedidos normalmente:

  • estudam a mídia a fundo;
  • primam por bons relacionamento com os agentes midiáticos;
  • desenham sugestões de pauta altamente relevantes;
  • facilitam a vida dos repórteres sugerindo fontes e fornecendo recursos multimídia;
  • treinam porta-vozes e os colocam à disposição dos repórteres;
  • estão sempre atentos às tendências do debate coletivo;
  • adotam tecnologia e desenvolvem fortes habilidades analíticas.

O que você achou das nossas dicas para te ajudar a vender suas pautas para a imprensa?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados