Como escolher os veículos de imprensa certos

Como escolher os veículos de imprensa certos para suas notícias

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A questão de como escolher os veículos de imprensa certos para enviar sugestões de pautas está mais em alta do que nunca. Afinal, com a convergência midiática, as opções são praticamente infinitas; é preciso fazer um direcionamento criterioso.

Trata-se, portanto, de uma estratégia que, como tal, merece planejamento e análise. Do contrário, corre-se o risco de não alcançar resultados satisfatórios para a reputação da marca

Vamos refletir em profundidade sobre isso? Continue lendo para ver:

  • por que a escolha dos veículos precisa ser finamente pensada;
  • o que observar ao analisar potenciais mídias para veicular notícias da sua empresa;
  • e muito mais!

Por que escolher os veículos de imprensa para enviar releases é uma atividade tão complexa

No mundo da Comunicação e das Relações Públicas, o envio de releases para veículos de imprensa desempenha um papel fundamental na divulgação de informações relevantes sobre a empresa, suas ações, produtos ou serviços. 

No entanto, essa atividade é frequentemente complexa devido a uma série de fatores. Entre eles, um dos principais é a escolha dos veículos de imprensa adequados. 

A mídia é cada vez mais múltipla e está em constante convergência

A multiplicidade de canais de comunicação disponíveis atualmente, desde jornais impressos e revistas até portais de notícias e influenciadores digitais, dificulta identificar quais veículos são os mais relevantes. 

Isso é especialmente verdade se observarmos que, com a conectividade digital, veículos dos mais variados formatos chegam a diferentes públicos. Por exemplo, um jornal de uma pequena cidade pode, com facilidade, fazer com que suas publicações viralizem na web, alcançando repercussão internacional. 

O público está cada dia mais pulverizado 

Neste movimento, não é mais tão simples detectar para qual perfil de consumidor cada veículo se dirige. Sobretudo as versões digitais das publicações estão cada vez mais tentando abarcar amplos públicos, aproveitando a transversalidade proporcionada pela era dos dados

Por outro lado, há a necessidade de segmentar ao máximo os esforços de diálogo. Seja para manter custos operacionais sob controle ou para garantir que os stakeholders certos sejam impactados na medida certa. 

As sugestões de pauta precisam ser muito bem direcionadas

Outro aspecto complexo é a necessidade de adaptar o conteúdo dos releases para cada veículo selecionado. Logo, é preciso entender o formato editorial, o estilo de escrita, as inclinações ideológicas, entre outros aspectos, das diversas redações.

Sem isso, incorre-se no erro de enviar releases indiscriminadamente para todos os veículos, "queimando" possibilidades de aderência naqueles que realmente importam. 

Acontece que sem conhecer profundamente as diferentes mídias, não é possível fazer a customização adequada dos materiais — em termos de linguagem e editoriais e linguagem, por exemplo.

A concorrência por espaço na mídia nunca foi tão intensa

Com mais empresas investindo em Comunicação e RP, os agentes de imprensa recebem diariamente inúmeros releases, o que torna difícil destacar-se em meio a esse volume de informações. 

Neste sentido, escolher os veículos de imprensa certos é fundamental. Especialmente quando se pensa em relacionamentos de longo prazo com editores e repórteres — o que só vai ocorrer se eles sentirem que há relevancia nas contribuições da empresa. 

O que considerar ao avaliar mídias para sugerir pautas

Confira agora uma série de critérios que podem te ajudar a escolher os veículos de imprensa certos para difundir notícias sobre a sua empresa. 

1. Identifique os veículos que cobrem temas relacionados ao setor do seu negócio

Tudo começa por identificar os veículos de comunicação que abordam assuntos relacionados ao setor do seu negócio. 

Procure por jornais, revistas, sites e blogs que tenham uma cobertura consistente e aprofundada sobre os tópicos relevantes para a sua empresa. Dessa forma, você terá certeza que as pautas sugeridas se alinham ao público-alvo e os interesses da companhia.

2. Investigue a credibilidade e a confiabilidade de cada mídia analisada

A credibilidade e a confiabilidade são aspectos essenciais ao avaliar mídias. 

Por isso, faça uma pesquisa sobre a reputação de cada veículo de comunicação considerado. Verifique, por exemplo, se há um histórico de precisão e imparcialidade nas reportagens. 

Também vale a pena consultar a opinião de outras fontes confiáveis — associações de imprensa, entre outras entidades, que atestem se os padrões éticos de jornalismo norteiam as publicações. 

Em suma, dê preferência a mídias que apresentem uma postura responsável e comprometida com a transmissão de informações de interesse público.

3. Conheça os editores, repórteres e colunistas que publicam nos veículos

Também é importante conhecer os editores, repórteres e colunistas que atuam nos veículos de comunicação analisados. 

Pesquise sobre a experiência e a reputação desses profissionais, verificando se eles realmente gozam de credibilidade perante a sociedade. 

Neste exercício, considere que a familiaridade com os nomes por trás das reportagens permite avaliar a expertise e a abordagem de cada pessoa. Isso auxilia na seleção de agentes midiáticos que agregam valor e credibilidade às pautas sugeridas.

4. Observe o alcance das publicações listadas

Outro critério avaliativo ao escolher os veículos de imprensa certos é o alcance das publicações. 

Analise a circulação, a tiragem ou a audiência das empresas de comunicação, buscando informações sobre o tamanho e o perfil do público que eles alcançam.

Com esses dados, será possível dimensionar o impacto potencial das pautas sugeridas e a determinar se a exposição será relevante para o seu negócio. Lembre-se: muitas vezes, é preferível ter um alcance menor, porém mais segmentado e engajado com o tema.

5. Identifique o grau de influência das mídias avaliadas

Vale a pena também examinar o quanto os veículos selecionados influenciam o próprio meio jornalístico. Afinal, jornalistas acompanham seus pares e podem ter suas percepções sobre sua empresa alteradas conforme a cobertura que ela recebe.

Na prática, verifique como cada veículo é visto pelos profissionais de imprensa. Dessa forma, será possível identificar aqueles que geram influência em mídias menores — que podem reverberar as mensagens da sua empresa. 

6. Crie uma matriz de classificação dos veículos de interesse

Também é interessante montar uma matriz para classificar os veículos mapeados a partir dos critérios que mencionamos até aqui.

Veja um exemplo a seguir:

MATRIZ DE CLASSIFICAÇÃO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA

Veículo

Critérios e pesos de avaliação

Credibilidade/

Confiabilidade (1 a 5)

Alcance/

Audiência 

(1 a 5)

Impacto na opinião pública (1 a 5)

Influência no 

meio jornalístico 

(1 a 5)

Jornal "A"

4

5

4

3

Revista "B"

5

4

3

4

Site "C"

3

3

2

2

Blog "D"

2

2

1

1

Rádio "E"

5

4

4

3

Emissora de TV "F"

4

3

5

3

 

7. Invista em tecnologia e inteligência de dados

Por fim, para agilizar a escolha dos veículos e, posteriormente, monitorá-los de maneira eficiente, vale a pena investir em uma plataforma especializada. 

A solução de Comunicação Estratégica e Reputação, da Cortex, é um exemplo. Com ela, é possível:

  • levantar as mídias mais relevantes;
  • entender seus impactos;
  • acompanhar tendências de temas e da movimentação da opinião pública;
  • automatizar a detecção das menções à marca, quantitativa e qualitativamente;
  • entre outros benefícios.

Paralelamente, capacite os profissionais de Comunicação e RP para que eles possam captar, processar e analisar grandes volumes de dados. Isso os ajudará a tornar as iniciativas de ganho de mídia ainda mais estratégicas e eficientes. 

Como escolher os veículos de imprensa: critérios que facilitam a resolução desse desafio

A profusão de veículos de comunicação na atualidade torna a escolha dos comunicadores e analistas de Relações Públicas mais complexa. Isso porque eles não podem perder tempo e recursos se relacionando com publicações que não contribuem para o legado reputacional da marca. 

Logo, quando pensamos na escolha dos veículos de imprensa certos, alguns conselhos são bastante úteis:

  • identificar publicações que cobrem temas do universo do negócio;
  • averiguar a credibilidade dos veículos;
  • conhecer editores, repórteres e colunistas;
  • observar o alcance das mídias e seus graus de influencia no próprio meio jornalístico;
  • e investir em tecnologia e inteligência de dados.

Que tal, nós conseguimos te responder como escolher os veículos de imprensa certos para publicar suas notícias da sua empresa?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados