Comunicação Corporativa: como estruturar a área do zero

Comunicação Corporativa: como estruturar a área do zero

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A Comunicação Corporativa é o departamento que ajuda a empresa a construir e entregar a mensagem certa para seus públicos de interesse. Isso em um tom de voz ideal, nos momentos oportunos e por meio dos canais adequados.

Normalmente formados por comunicólogos, analistas de marketing, designers e especialistas em Relações Públicas, bons departamentos de Comunicação Corporativa influenciam inclusive na sustentabilidade dos negócios.

É sobre isso que vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para:

  • entender quais são as funções da Comunicação Corporativa;
  • saber por que essa área é essencial;
  • ter dicas de como começar essa estratégia em sua empresa;
  • e muito mais!

Quais são as funções da Comunicação Corporativa

O departamento de Comunicação Corporativa é responsável por planejar, executar e avaliar todas as iniciativas de diálogo da empresa, interna e externamente. 

Isso inclui desde comunicados aos funcionários até campanhas publicitárias (normalmente em conjunto com Marketing), relacionamento com a imprensa e monitoramento de mídias (em conjunto com Relações Públicas ou assessorias especializadas), produção de conteúdo e muito mais.

Na prática, a área de Comunicação Corporativa visa ajudar a construir uma imagem pública positiva para o negócio, alinhando-se aos objetivos estratégicos de ganho de mercado e crescimento da receita.

Frentes de atuação estratégica da Comunicação Corporativa

São diversas as funções que um departamento de Comunicação Corporativa pode assumir. Confira, a seguir, as mais comuns em todas as empresas que investem nessa área estratégica.

Diálogo interno

As comunicações internas incluem passar aos funcionários de todas as camadas hierárquicas mensagens relacionadas aos valores, missão e visão da empresa. 

Dentro disso, são comuns atividades como redigir e-mails e memorandos, alimentar a ferramenta interna de diálogo (como intranet e revista corporativa), auxiliar o departamento de Recursos Humanos em termos comunicacionais, entre outras.

Diálogo externo

As comunicações externas podem consistir em produzir materiais institucionais, apoiar Marketing, Vendas e outros departamentos na produção de conteúdos direcionados a clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Ao mesmo tempo, o diálogo com os públicos externos pode perpassar a interface com agências de marketing digital, relações públicas e de publicidade. Sempre defendendo o posicionamento da marca, sua reputação e seus objetivos estratégicos. 

Relações com investidores

Nas empresas de capital aberto, o diálogo com o mercado investidor deve ser constante. Logo, Comunicação, Marketing e Relações Públicas trabalham unidos para estabelecer comunicados e ouvir investidores e potenciais investidores. 

Dentro disso, são comuns tarefas como a preparação de relatórios para acionistas, o envio de pautas para a imprensa especializada e a alimentação de um portal direcionado a esse público específico. 

Relações com a mídia

Especificamente no que diz respeito ao relacionamento com editores e jornalistas, a Comunicação tem um papel fundamental. É dela a tarefa de fazer sugestões de pauta, organizar entrevistas coletivas, preparar os porta-vozes, além de monitorar e dimensionar as menções da marca na mídia

Gestão da identidade da marca (Brand Awareness): 

Também em parceria com Marketing e Relações Públicas, a Comunicação Corporativa tem papel determinante na construção e na manutenção da identidade da marca. Ou seja, na forma como a organização se posiciona no mercado, especialmente em termos comunicacionais. 

Por meio de suas ações, esse departamento contribui fortemente para que a empresa seja lembrada positivamente por seus potenciais clientes. 

Gestão da reputação

Construir e defender a credibilidade da marca também está entre os objetivos estratégicos da área de Comunicação Corporativa. Isso é feito por meio de todas as outras funções que listamos anteriormente, mas também a partir de um planejamento exclusivamente voltado para a gestão de reputação

eBook - Gestão de Reputação e crise

Por que a Comunicação Corporativa é tão importante atualmente

No mundo empresarial, a comunicação é mais relevante hoje do que nunca. Isso porque o ecossistema de conteúdo digital aumentou significativamente nos últimos anos, dando início ao que os especialistas chamam de “era dos dados”. 

Esse fenômeno está expandindo o número de canais de intercâmbio de informações usados ​​pelos clientes, funcionários, parceiros, acionistas, concorrentes, órgãos governamentais, entre outros públicos

Ao mesmo tempo, mudanças sociais significativas ampliam a necessidade de formular estratégias de comunicação milimetricamente estruturadas. 

Em suma, a mescla das tendências emergentes na sociedade com as novas demandas comunicacionais está fazendo com que os comunicadores corporativos se posicionem como líderes de desenvolvimento organizacional, como aponta estudo das universidades de Leipzig e Duisburg-Essen

5 passos para estruturar a Comunicação Corporativa na sua empresa

Agora, se sua empresa ainda não tem uma área de Comunicação Corporativa bem estabelecida, por onde começar? Veja a seguir um passo a passo básico!

1. Realize uma auditoria comunicacional

O primeiro passo é analisar o que está sendo feito em termos de comunicação atualmente na empresa. Para essa auditoria inicial, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Como estamos dialogando atualmente com nossos clientes?
  • Como nossos diferentes departamentos se comunicam entre si?
  • Quais são nossas principais falhas de diálogo interno e externo?
  • Nossos principais stakeholders estão satisfeitos com a maneira como nos dirigimos a eles?
  • Nós temos meios de medir a satisfação de clientes, funcionários e outros públicos de nosso interesse?
  • Os métodos de comunicação atuais estão atendendo aos objetivos estratégicos da nossa empresa?

Essa auditoria pode ser mais informal ou pode ser um processo formal conduzido por um auditor externo. Não importa qual seja o seu processo, o objetivo final é o mesmo. Você vai querer avaliar suas comunicações atuais e, em seguida, fazer um brainstorming sobre maneiras de melhorar o que pode não estar funcionando.

2. Desenvolva um planejamento de comunicação

Depois de ter sua pesquisa, é hora de partir para o planejamento

No topo desse projeto deve estar a declaração de missão comunicativa da sua empresa. Por quê? Ela define quem é a organização, para onde ela está caminhando e de que maneira quer ser vista pelo público-alvo.

Em seguida, delimite os públicos com os quais a empresa vai se comunicar, por quais canais e utilizando quais métodos. 

E não esqueça de traçar objetivos e metas claros e realistas. 

3. Crie métricas e indicadores para mensurar resultados

Quando o departamento de Comunicação Corporativa estiver em operação, você vai querer saber que retornos ele está trazendo para o negócio. Logo, é fundamental delimitar métricas e indicadores de desempenho a serem monitorados.

Em linhas gerais, os mais emergenciais são:

Reputação da marca

  • Índice de Promoção de Marca (IPM): é usado para verificar e reportar a reputação de uma marca nas mídias, também serve para embasar ações focadas na manutenção da boa imagem da companhia. 

Para um entendimento sem dúvidas, podemos colocar o IPM como análogo ao NPS (Net Promoter Score) que é uma métrica utilizada no Marketing para medir a satisfação e a lealdade dos clientes baseando-se nas recomendações — a pontuação é obtida através da subtração entre assuntos promotores e assuntos detratores, dividida pelo número total de assuntos, podendo variar de -100 a +100.

  • Valoração: métrica que dimensiona o quanto uma marca investiria em publicidade para impactar a mesma quantidade de pessoas que as mídias espontâneas estão atingindo. 

Análoga à equivalência comercial, a Valoração pode ser calculada de diferentes maneiras, sendo o Custo Por Mil Impactos (CPM) uma das mais precisas.

  • Share of Voice: indicador usado para mostrar a fatia correspondente às menções (nas mídias digitais, jornais, revistas, rádios e televisão) da marca (ou produtos e serviços específicos) em relação ao ambiente competitivo em que a empresa está inserida. 

Em outras palavras,  Share of Voice reflete a participação da comunicação da empresa no mercado ou em relação aos concorrentes.

Diálogo interno

  • Taxa de retenção de funcionários: indicador também conhecido como índice de avaliação de rotatividade (turnover).
  • Taxas de abertura/cliques dos e-mails com comunicados do RH, por exemplo — métrica usada para avaliar a adequação das mensagens e do canal aos propósitos da empresa.
  • Interação: métrica para dimensionar o volume de respostas em pesquisas de funcionários e formulários de feedback, entre outros.
  • Participação em eventos da empresa etc.

Relacionamento com fornecedores e parceiros de negócios

  • Engajamento: métrica que mede o envolvimento de clientes, fornecedores e parceiros com a marca. Por exemplo, nos ambientes digitais, medem-se curtidas, comentários, alcance, impressões e compartilhamentos.
  • Impacto: métrica para dimensionar os impactos das ações de comunicação entre clientes, fornecedores e parceiros — seja por meio de taxas de abertura e respostas de e-mails, acesso aos sites e redes sociais ou em pesquisas de opinião por amostragem.

Apoio à estratégia comercial

  • Leads qualificados: taxa de captação de leads qualificados por meio de ações de comunicação.
  • Conversões de vendas: métrica de mensuração do volume de leads que se transformam em clientes ou que se engajam nas ações determinadas em uma campanha de comunicação (baixar um material ou responder a uma pesquisa, por exemplo).

Nova call to action

4. Monte sua equipe

Tendo a realidade atual bem mapeada e um planejamento desenhado, é hora de contratar profissionais para compor o time de Comunicação Corporativa. Você vai precisar de um líder e alguns comunicólogos, analistas de ações digitais, designers, entre outros.

Obviamente, o tamanho da sua equipe vai depender do porte da empresa, mas também do nível de ambição em termos de comunicação.

Você também pode optar por terceirizar algumas funções, por exemplo, contratando agências especializadas em marketing digital, relações públicas e publicidade.

5. Eleve a inteligência de dados do time

Por fim, para garantir o sucesso da Comunicação Corporativa, é bastante indicado equipar o time com ferramentas tecnológicas e habilidades analíticas. Ou seja, é preciso elevar a inteligência de dados.

Com uma solução como a de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, os profissionais da área vão conseguir entregar ações propositivas, mensurar os retornos sobre os investimentos e colaborar para o desenvolvimento do negócio como um todo. 

Comunicação Corporativa: um departamento decisivo para o sucesso do seu negócio

As empresas mais bem-sucedidas na atualidade são aquelas que fazem da Comunicação Corporativa uma ponte estratégica para chegar a seus públicos de interesse. Elas buscam manter diálogos proveitosos com todos os stakeholders, além de construir e manter sua reputação em mais alta conta perante a opinião pública.

Obviamente, para isso, contam com profissionais altamente qualificados e investem em tecnologia e inteligência de dados. Dessa forma, atuam de maneira preventiva e em perfeito alinhamento com seus objetivos de ganho de mercado e aumento da lucratividade. 

Sua empresa já conta com um time de Comunicação Corporativa? O que você achou das dicas que trouxemos neste artigo?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 


Artigos Relacionados