Media training: saiba como transformar líderes em porta-vozes

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O media training é uma prática muito usual na Comunicação Corporativa. Apenas para contextualizar, essa prática das Relações Públicas consiste em uma preparação prévia dos porta-vozes para representarem a empresa em entrevistas e outros tipos de contato com a mídia e seu público-alvo.

Porém, a ascensão das redes sociais e do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) mudaram a forma de realizar o media training. Devido ao novo cenário, o treinamento ganhou caráter ainda mais estratégico para a gestão da reputação de uma empresa.

Afinal, a todo momento usuários da internet falam sobre as marcas com as quais se relacionam. Essa prática aumenta as chances de se iniciar uma crise de imagem, já que os internautas usam as redes sociais tanto para expor uma insatisfação como para tecer comentários positivos sobre as empresas. 

Independente do caso, é necessário um posicionamento oficial por parte da organização. Por isso, os líderes precisaram desenvolver as habilidades necessárias para se comunicar com a imprensa e o público do jeito mais rápido, claro e empático possível. 

Mas como fazer isso? O uso de dados no media training pode ajudar. Isso porque com os insights gerados por eles, é possível entender temas que devem ser evitados em um pronunciamento oficial, por exemplo.

Da mesma forma, a inteligência aplicada à Comunicação também trará respostas sobre a aceitação das mensagens difundidas pelo representante da companhia

Para que você entenda de forma prática como deve ser feito um media training na era de dados, preparamos este infográfico. Confira!

Para saber ainda mais sobre media training na era dos dados, leia nosso ebook sobre o assunto!



Artigos Relacionados