Entenda o papel da Comunicação na relação com investidores

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O papel da Comunicação é muito decisivo nas relações com investidores, que necessitam de insumos informacionais que orientem suas decisões. Ao mesmo tempo, a reputação das companhias listadas em bolsas de valores está intimamente ligada à maneira como elas são vistas pelo mercado em geral. 

Desta forma, as mensagens emitidas são o fio invisível que constrói e mantém a imagem de um negócio. Para refletirmos sobre isso, é interessante começarmos por alguns questionamentos:

  • Por que a Comunicação deve envolver-se nas relações com investidores?
  • Como a área pode ajudar na atração de investimentos? 

Sobre esse assunto vamos te ajudar a pensar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!

Qual o papel da Comunicação na relação com investidores?

Corporações em todo o mundo trabalham diariamente para aumentar o valor de suas ações para o público investidor. Para que isso seja feito de maneira eficiente, entre outras coisas, devem ser empregadas estratégias e ações de diálogo, devidamente coordenadas pelos departamentos de Comunicação Corporativa.

Para se ter uma dimensão disso, basta olharmos para os movimentos bruscos nas bolsas sempre que um CEO faz declarações. Um exemplo? Nos últimos meses vimos como Elon Musk fez as ações da Tesla oscilarem a cada declaração sua no Twitter — e sobre a compra ou não compra do microblog mais famoso do mundo.   

Logo, não é exagerado dizer que a área de Comunicação desempenha um papel estratégico quando se trata das relações com investidores. Afinal, cabe a ela planejar e executar o diálogo com as pessoas que negociam ações das empresas e precisam estar a par dos movimentos do negócio.

Perceba que estamos falando de uma comunicação proativa, ou seja, voltada para atrair investidores e mantê-los informados. Além disso, trata-se de um diálogo devidamente planejado e executado para criar, manter e elevar a confiança nos investidores.

Como se dá a comunicação com investidores nas empresas mais bem-sucedidas?

Normalmente, a comunicação com investidores se dá a partir de diretrizes previamente pensadas e muito bem documentadas. Isso inclui questões como:

  • treinamento dos porta-vozes autorizados a falar pelo negócio com a comunidade de investidores;
  • planejamento da emissão de comunicados e notas de esclarecimento ao mercado em geral, e aos investidores especificamente;
  • determinação dos períodos de silêncio, quando há o encerramento do trimestre e os resultados estão sendo compilados para serem divulgados;
  • preparação, convite e auxílio na execução de reuniões/conferências com acionistas, analistas e corretores;
  • produção e emissão de comunicados à imprensa (de resultados do período, por exemplo);
  • convocação e coordenação de conferências com jornalistas, eventualmente para comunicar resultados;
  • manejo das relações com a mídia especializada no mercado de ações, inclusive para esclarecimento de boatos, detrações, fake news ou qualquer tema que possa gerar ou alimentar crises de imagem.

Na prática, o papel da Comunicação é, juntamente com Relações Públicas e o comitê de relações com investidores, esquadrinhar as melhores táticas para manter esses stakeholders bem-informados e confiantes no negócio

eBook - Gestão de relacionamento com stakeholders

O que a Comunicação pode fazer para atrair investimentos?

Quando pensamos no papel da Comunicação nos esforços de atração de investimentos, a reflexão toma um rumo ainda mais delicado. Por um lado, a área não deve ser 100% responsabilizada pelo alcance deste tipo de resultado; por outro, ela pode contribuir muito. 

Seja como for, aqui estão algumas maneiras pelas quais a Comunicação pode ajudar a atrair mais investidores:

  • propondo e colocando no ar canais de comunicação específicos;
  • elaborando versões concisas e agradáveis dos relatórios de resultados;
  • emitindo regularmente mensagens que reforcem a importância dos investidores para o negócio;
  • agindo rapidamente quando há um risco iminente de abalo à imagem da marca;
  • estabelecendo relações de proximidade e confiança com a mídia especializada;
  • preparando porta-vozes para entrevistas com jornalistas, conferências e diálogos com a comunidade de investimento;
  • comunicando positivamente novos movimentos do negócio (lançamentos de produtos/serviços, fusões, aquisições, entre outros).

Como levar a comunicação com investidores ao estado da arte?

Confira agora algumas ações que podem ser colocadas em prática para ampliar o papel da Comunicação na relação com investidores.

1. Insira a relação com investidores no planejamento da área

Para que a Comunicação consiga fazer um bom trabalho no diálogo com investidores, é importante que sejam definidos objetivos e planos de ação a serem executados.

Isso inclui desde a criação de canais de comunicação até o auxílio aos porta-vozes da empresa, passando pela definição de indicadores e métricas para mensurar resultados. 

Nova call to action

2. Crie um canal específico para a comunidade de investidores

Uma página dedicada é agora a fonte de informação mais confiável e mais usada pelos investidores, segundo o Brunswick Group. Nela podem constar as mensagens-chave para este público, bem como o acesso a relatórios de resultados, entre outros dados importantes.

Para tal, vale a pena conversar com alguns investidores para entender o que eles mais consideram importante neste tipo de canal. Ou, fazer um teste A/B para entender qual versão oferece a melhor experiência a eles. 

3. Aproxime-se da mídia especializada

Também é aconselhável mapear meios de comunicação, editores e jornalistas que cobrem o mercado de ações. 

A partir disso, estabelecer uma relação de proximidade com eles, para garantir que as notícias do negócio sejam divulgadas e, eventualmente, quando alguma crise se estabeleça, esses gatekeepers estejam abertos para esclarecimentos. 

Nova call to action

4. Eleve a inteligência de dados da área

Por fim, é indicado que o time de Comunicação eleve suas capacidades para lidar com dados, especialmente aqueles ligados aos resultados a serem apresentados aos investidores. 

Para tal, é preciso ampliar a capacidade de análise de grandes volumes de informações, captadas internamente, mas também de fontes externas. Logicamente, isso também requer a adoção de ferramentas tecnológicas para captar, processar e extrair insights dos dados.

Com a inteligência de dados melhorada, vai ficar mais fácil interpretar relatórios gerenciais e financeiros e transformá-los em materiais informativos — aplicando o Data Storytelling, entre outros métodos. 

img interna - O que é análise de dados_ Saiba tudo sobre o tema!-1

O papel da Comunicação na relação com investidores: uma nova perspectiva

Ao longo dos anos, as relações com investidores tornaram-se mais estratégicas e complexas, deixando os profissionais responsáveis cada vez mais sobrecarregados. Entre eles, os comunicadores corporativos, que agora precisam atender as demandas de um fluxo constante de informações vindo de todas as direções. 

Novas questões regulatórias, legais, de conformidade, entre outras, fazem com que o time de Comunicação precise aumentar sua interlocução com Relações Públicas e a alta hierarquia dos negócios para agir proativamente. 

Em suma, o papel da Comunicação na relação com a comunidade de investidores é cada vez mais importante. Requerendo planejamentos mais refinados e ações ágeis e eficientes, especialmente amparadas em insights obtidos em dados de fontes internas e externas. 


Sobre a Cortex


Artigos Relacionados