Entenda o que é segmentação de público e como ela aumenta a eficiência das vendas!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A segmentação do público é a chave para o sucesso das estratégias de comunicação e marketing de um negócio, mas nem todo gestor entende como realizá-la eficientemente ou tem dimensão da sua real importância.

Nos dias de hoje, acompanhamos o desenvolvimento a passos largos da internet e da acessibilidade à informação. Nesse contexto, a transformação digital fez surgir mercados cada vez mais acessíveis e competitivos e, consequentemente, consumidores mais exigentes.

Para se ter uma ideia, já em 2021, 56% dos consumidores pararam de comprar com uma companhia por causa de atendimento aquém das expectativas, segundo pesquisa da Microsoft.

Aprender como segmentar seu público-alvo pode ser a solução para driblar esse problema, Afinal, a prática contribui para a obtenção de todos os insumos e informações necessárias para personalizar ações comerciais e aumentar a satisfação dos clientes.

Portanto, quer atrair cada vez mais consumidores para o seu negócios e aprender como implementar a segmentação de seus clientes em potencial? Continue a leitura para entender melhor!

O que é segmentação de público-alvo?

A segmentação de público é fundamental para o desenvolvimento de um plano de comunicação eficaz. Isso porque é a partir dela que são definidas as necessidades e características do perfil de cliente ideal da empresa.

Sem o auxílio desse quadro indicativo, as ações comerciais estão provavelmente fadadas ao fracasso por mais criativas que sejam. 

Afinal, para obter sucesso, toda missão precisa ter um objetivo claro e definido, e conhecer bem seus prospects e leads é parte incontornável desse processo.

Assim, de maneira geral, a segmentação do público-alvo tornou-se ainda mais importante nos dias de hoje em função de dois fatores:

  • do surgimento de um mercado consumidor cada vez mais complexo e diversificado;
  • e do aumento considerável da competitividade e da oferta nos meios digitais.

Abaixo, vamos falar um pouco sobre essas duas transformações.

A importância da segmentação para públicos cada vez mais heterogêneos

Como já mencionamos, o cenário digital nos levou a um aumento considerável no tamanho e complexidade do mercado consumidor, principalmente em função da derrubada dos limites geográficos e do acesso cada vez mais de pessoas à internet.

Sendo assim, é preciso identificar nessa grande massa de consumidores quem são seus clientes em potencial e, portanto, quem possui características que dão match com os benefícios oferecidos pelos seus serviços.

Realizada a segmentação do público, a companhia agora possui os insumos necessários para:

  • desenvolver o branding, a reputação corporativa e fortalecer a marca no segmento de atuação;
  • evitar ruídos de comunicação e transmitir mensagens e campanhas da empresa de forma clara e direcionada;
  • Investigar e monitorar os principais canais de comunicação utilizados pelos prospects, leads e clientes.

Portanto, aprender como segmentar o público-alvo permite à companhia estreitar relações com seus clientes, garantindo assim ótimos resultados para os indicadores de customer success (satisfação do cliente). 

A segmentação de público e o aumento da competitividade

A transformação digital, por sua vez, também impulsionou a competitividade empresarial, pois há cada vez mais empresas oferecendo serviços similares no meio digital. 

Além do aumento da oferta, cresceu também a capacidade de discernimento e acesso à informação dos usuários. A apenas alguns toques no computador ou smartphone, o consumidor consegue avaliar diversas soluções para o seu problema oferecidas por diferentes concorrentes.

Sendo assim, não há outra saída para as empresas a não ser criar diferenciais no serviço prestado e métodos únicos e criativos de marketing e atendimento personalizado para entregar a melhor jornada de compra possível para seu cliente.

A segmentação do público, por sua vez, tem um papel relevante nesse processo. Afinal, quanto melhor você define quem é sua buyer persona, descobre suas necessidade e padrões de comportamento, mais assertivas serão suas estratégias de vendas e marketing.

As companhias poderão, por exemplo:

  • antecipar-se às necessidades e problemas que os clientes venham a ter;
  • prestar um atendimento personalizado e exclusivo;
  • monitorar continuamente o que é falado da empresa nos principais canais de comunicação. 

Como segmentar o público-alvo?

Separamos 5 dicas de como segmentar o público-alvo do seu negócio. Continue a leitura para conhecê-lo! 

1. Pesquise os dados mais atualizados sobre o segmento de mercado

O estudo detalhado do mercado de atuação pode apontar quais são as carências e nichos não explorados. Se bem investigadas, essas lacunas podem se tornar os diferenciais para a sua empresa.

Nesse contexto, é importante: 

  • avaliar o desempenho dos concorrentes, além de suas soluções estratégicas e serviços prestados; 
  • quais as áreas ou espaços digitais com maior concentração de possíveis consumidores; 
  • quais variações econômicas podem sensibilizar o público e afetar o setor, etc.

2. Converse com seu público e busque feedbacks

Fazer consultas públicas, como pesquisas NPS (Net Promoter Score), que avaliem a qualidade do atendimento ou dos serviços, é fundamental para conhecer as necessidades do seu público-alvo e aprimorar sua estratégia de negócios.

Esse feedback pode ser consultado por diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone ou monitoramento de mídias. Nesse caso, identifique quais desses espaços podem ser mais proveitosos para identificar o que é dito sobre seu serviço.

3. Crie grupos dentro da segmentação 

A criação de subgrupos dentro da sua segmentação do público é uma ideia interessante para otimizar ainda mais sua estratégia de Comunicação. 

Por exemplo, é possível fazer subdivisões a partir das etapas do funil de vendas que o cliente ocupa. 

Pois enquanto alguns já sabem exatamente o que querem comprar, já estão em fases avançadas da jornada de compra ou já são compradores da empresa, outros ainda estão indecisos e precisam ser educados sobre qual serviço pode resolver suas demandas.

Dessa forma, é possível personalizar diferentes comunicações e abordagens, ofertar conhecimento de acordo com o nível de maturação de cada consumidor, e, assim, garantir maior efetividade nas ações realizadas.

4. Defina uma persona 

A definição de uma buyer persona — representação semi-fictícia de um potencial comprador —  também contribuirá para o sucesso da segmentação do público. 

Isso porque ela é mais detalhada e tem hábitos e comportamentos similares aos demais potenciais clientes. A persona é descrita a partir de características precisas e comuns de um eventual comprador.

Idade, cargo que ocupa, hobbies, possível, hábitos de consumo, quais redes sociais frequenta: enfim, são particularidades que buscam amparo no mundo real para tornar ainda mais específico o perfil de cliente da companhia.

Portanto,enquanto o público-alvo, ainda que segmentado, é algo mais abrangente e genérico, a persona traz elementos de veracidade e mais detalhes reais do comprador.

5. Invista em uma comunicação inteligente

Por fim, o investimento em uma comunicação inteligente amparada em análise e automação de dados, mais do que um diferencial de mercado, virou uma necessidade para as empresas na era dos dados. 

Com uma boa ferramenta inteligência de dados, é possível coletar informações relevantes sobre seu público e mercado, além de obter insights valiosos para orientar processos de tomada de decisão e ter uma uma relação cada vez mais assertiva e positiva com seus stakeholders.

Portanto, utilizando as cinco soluções de segmentação do público-alvo apresentadas nesse conteúdo, sua organização terá todos os ingredientes necessários para reforçar uma posição de destaque no seu segmento de mercado.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados