Como os clientes da Cortex usam o clipping

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Empresas que usam a solução de comunicação estratégica e reputação da Cortex já superaram o clipping tradicional. Elas usam essa ferramenta para monitorar tendências de mídia, fazer benchmarking competitivo, acompanhamento de bolhas de informação e muito mais. 

Dessa forma, a clipagem de notícias ganha um caráter bem mais contextual, favorecendo a gestão de reputação. Por exemplo, ampliando a mensuração qualitativa dos resultados obtidos com mídia espontânea e antevendo possíveis crises.

Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Aqui você vai ver:

  • por que a plataforma da Cortex é superior aos serviços tradicionais de clipping;
  • quais métricas essa solução proporciona;
  • que funcionalidades elevam o monitoramento de mídia a um novo patamar;
  • alguns cases de sucesso;
  • e muito mais.

Acompanhe!

Por que a plataforma da Cortex é melhor que os serviços tradicionais de clipping?

O serviço prestado pelas clipadoras tradicionais está um pouco defasado. Ele já não atende à complexidade da mídia convergente, das redes sociais e suas bolhas de informação, entre outras realidades da era dos dados.

Não é mais possível imaginar os times de Comunicação e Relações Públicas recebendo um arquivo com prints de textos, imagens e descrição de matérias veiculadas eletronicamente. Isso é pouco contextual, não dá conta de suprir o alto teor de análise esperado dos profissionais dessas áreas — 90% dos gestores de negócio esperam que eles tenham uma postura de analista de dados, de acordo com a Cision.

Agora é preciso contar com plataformas como a que a Cortex oferece ao mercado: com nível técnico mais aprofundado, permitindo automatização do acompanhamento das menções, inclusive com amparo da Inteligência Artificial.

A solução da Cortex fornece dinamicidade ao trabalho dos profissionais encarregados de estruturar e executar Comunicação e RP. Ela permite:

  • antever potenciais crises de imagem — assuntos sensíveis a marca ou a seu universo de negócios ganhando a imprensa ou as trends das redes;
  • encontrar oportunidades de diálogo com públicos específicos — produção de conteúdo em canais próprios ou como sugestão de pauta para repórteres;
  • analisar comportamentos de público-alvo, agentes midiáticos e influenciadores — para criar ações comunicacionais mais direcionadas;
  • diferenciar-se da concorrência — por ser mais ágil em perceber o que é relevante para o público-alvo e a sociedade em geral;
  • entre outras vantagens.

 

Quais são as métricas da Cortex?

O sistema da Cortex eleva o clipping a um patamar bem mais analítico, pois fornece métricas e indicadores que vão além da centimetragem. Com isso, a mensuração qualitativa de resultados se torna mais realista, inclusive dimensionando retornos financeiros (de ganho ou economia).

No esquema a seguir, entenda o antes e depois proporcionado pela solução: 

 

Basicamente, os profissionais passam a contar com grandes bases de dados frequentemente enriquecidas e higienizadas. Com isso, podem confiar 100% nos cálculos de índice de promoção de marca, share of voice, ROI, entre outras métricas.

Para fins de exemplificação, confira, a seguir, duas métricas que sao perfeitamente monitoradas na solução da Cortex. 

1. Classificação das publicações por sentimento e protagonismo

Facilita o entendimento se uma estratégia ou ação está sendo bem-sucedida. Além disso, revela os aspectos que mais promovem a marca e identifica se as mensagens-chave estão sendo abordadas e publicadas da maneira planejada.

No detalhe, a classificação acontece em duas frentes:

Classificação por sentimento

Esses são os insumos para classificar as publicações como:

Classificação por protagonismo

O protagonismo é determinado a partir da presença da marca em áreas-chave de uma publicação (título, lead, linha fina, olho da matéria, foto, vídeo, legenda da foto) e/ou do quanto a empresa recebe destaque na matéria, comparando a citação de outras companhias. Além disso, os porta-vozes também elevam o protagonismo da matéria.

2. Valoração

Parecida com a centimetragem, essa métrica ajuda a medir quanto uma marca gastaria em publicidade para atingir a mesma quantidade de pessoas que as matérias espontâneas atingem.

O que muda é a forma como o cálculo é realizado: usa-se o conceito de CPM (Custo Por Mil Impactos), dimensionando cada veículo com base em seu valor de CPM.

 

Quais as funcionalidades da solução da Cortex?

Quando olhamos para as funcionalidades da solução da Cortex, também notamos o quanto elas melhoram a prática do clipping. Em síntese, elas proporcionam: 

  • monitoramento integrado de mídias, inclusive das tendências midiáticas;
  • análises aprofundadas da contribuição da área para os objetivos estratégicos do negócio;
  • recursos, dados e insights para gestão de reputação e gerenciamento de crises de imagem;
  • dashboards completos para benchmarking competitivo — comparação realista/contextualizada com a concorrência;
  • mensuração de resultados globais e em nível granular, com dados quantitativos e qualitativos — rompendo com a tradição de demonstrar resultados de maneira subjetiva;
  • detecção, análise e acompanhamento de bolhas de informação;
  • e muito mais.

 

[Cartilha] Do clipping tradicional à inteligência de comunicação

Resumindo: clientes da Cortex fazem clipping contextual, inteligente e em tempo hábil

Os clientes da Cortex já entenderam que é preciso superar o clipping tradicional, monitorando mídias de maneira estratégica. Por isso, investem na solução de comunicação estratégica e reputação mais poderosa da América Latina.

Eles alcançam Inteligência de Comunicação, justamente porque fornecem a seus profissionais tecnologia e poder analítico. Para acompanhar as menções da marca em tempo real, de maneira contextualizada e em conexão com os esforços de elevação da reputação corporativa. 



Artigos Relacionados